conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

PROFISSIONALIZAÇÃO

Prefeitura do Recife capacita mulheres em gestão de desastres climáticos

Prefeitura do Recife

Em uma iniciativa conjunta entre o programa ProMorar, a Defesa Civil do Recife e a Secretaria da Mulher, a Prefeitura do Recife realizará uma capacitação voltada especialmente para mulheres, com foco na gestão de situações de desastres climáticos. A abertura do evento ocorrerá na próxima quarta-feira (21), às 14h, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com a participação de 30 mulheres de 16 Comunidades de Interesse Social (CIS) contempladas pelo ProMorar. Na pauta, serão abordados temas como segurança, primeiros socorros, evacuação de áreas de riscos e outros aspectos relacionados. O encontro visa reunir lideranças femininas que desempenham papéis de destaque em áreas vulneráveis.

Essa ação é promovida pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), uma iniciativa da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife, que tem como objetivo capacitar indivíduos para lidar eficazmente com desastres climáticos. Beatriz Menezes, secretária executiva do ProMorar Recife, destaca: “Essa capacitação reconhece a importância do papel feminino na gestão de crises dentro das comunidades, empoderando as mulheres para garantir mais segurança e liderança, sendo um elo crucial entre a comunidade e a Defesa Civil. A formação contará com a presença de técnicos, professores e moradoras de áreas de risco”.

Após a abertura, as oficinas serão realizadas na Comunidade de Dancing Days, no galpão da Capela São Francisco de Assis, no bairro da Imbiribeira, entre os dias 22 de fevereiro e 2 de março, das 13h às 17h.

Participarão representantes das comunidades de Dancing Days, Sítio das Mangueiras, Airton Senna, Beira do Rio, Pocotó, Joca, Curral, Fazendinha, Bom Jesus, Areinha, Vila do Papel, Vila Brasil, Irmã Doroty, Aritana, Beira da Maré e Nova Esperança.

As oficinas abordarão temas como perspectiva de gênero em situações de desastres, Estratégias de Redução de Riscos e Desastres (ERRD), o papel da Defesa Civil e a promoção da resiliência em comunidades vulneráveis, além de questões como suporte psicológico em emergências, segurança doméstica e primeiros socorros, e estratégias eficientes de evacuação de área.

A capacitação incluirá também um simulado prático de preparação para emergências e desastres na comunidade, visando fortalecer a capacidade das participantes para lidar proativamente com situações desafiadoras, contribuindo para a resiliência comunitária. “A participação ativa das mulheres é essencial para garantir uma resposta eficaz e inclusiva diante de situações de crise”, afirma Giselle Vieira, gerente geral de Atenção Social da Defesa Civil do Recife.

O simulado em campo com as participantes da capacitação ocorrerá no dia 2 de março, na comunidade de Dancing Days, com início às 8h. Este ano também serão estabelecidos dois NUPDECs comunitários, um na Zona Norte e outro na Zona Sul do Recife.

Leticia Lima

Jornalista diplomada pela Uninassau

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

ALERTA

A Sensatus Pesquisa e Consultoria Ltda divulgará na próxima quinta-feira (7) uma pesquisa realizada sobre o pleito em Carpina para a prefeitura da cidade....

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.