
Foto: Sol Puquério/PCR
A Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), está implementando uma alça de retorno no viaduto do Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, no sentido Marco Zero.
A iniciativa faz parte do Novo Plano de Circulação Viária do Centro, que integra um dos compromissos essenciais da gestão municipal: a requalificação estrutural da área central da cidade. A construção da alça no viaduto está sob responsabilidade da Emlurb e visa aprimorar a conexão entre o Centro e a Avenida Dantas Barreto. Os trabalhos estão sendo executados durante o recesso escolar, período de menor fluxo de veículos nas ruas.
A intervenção na descida do viaduto (giro à direita) envolve a demolição do pavimento em concreto e sua recomposição. Essa medida se faz necessária para conectar o novo trecho ao viaduto. Inicialmente, o serviço será realizado em uma faixa, sendo liberada para o tráfego, e posteriormente será executada a segunda e última faixa, com previsão de conclusão até o final de janeiro. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 150 mil.
Após a conclusão da nova alça do Viaduto das Cinco Pontas, os motoristas provenientes da Zona Sul da cidade, pelo Cais José Estelita, terão a opção de acessar a Avenida Dantas Barreto diretamente pela nova alça. Isso possibilitará também a opção de retorno à região Sul, que ocorre no Cais de Santa Rita.
O principal objetivo do novo plano de circulação viária é revitalizar as vias do centro do Recife, promovendo a ocupação de pessoas. A mobilidade de diversos meios de transporte, com a garantia de mais segurança viária no centro, visa atrair as pessoas a uma vivência diferenciada do espaço urbano, seja utilizando mobilidade ativa, carro ou transporte público. Para alcançar esse objetivo, uma série de intervenções está sendo realizada, incluindo obras físicas e mudanças de sentido em algumas vias, com o intuito de dinamizar o fluxo de veículos (pedestres, transporte público e automóveis) na região.
