
Foto: Carol Bezerra/PCR
por Leticia Lima
A Prefeitura do Recife, através da coordenação do gabinete da vice-prefeita Isabella de Roldão, iniciou na manhã desta sexta-feira (20) a transferência dos animais do zoológico localizado no Parque Treze de Maio, no centro do Recife.
A operação está sendo realizada em colaboração com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), responsável pela administração do parque, e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que passará a cuidar dos animais. O local do zoológico será transformado em uma Praça da Infância temática.
Para Isabella de Roldão, é “indispensável zelar pelo bem-estar dos animais que, apesar de bem cuidados pelos agentes da Prefeitura, estão fora do seu habitat natural e sempre expostos aos contatos e incidências externas indevidas”, explica a vice-prefeita, que continua. “É preciso garantir um ambiente com menor nível possível de estresse, iluminação intensa, barulhos excessivos e poluição que perturba a vida animal.” A expectativa é que a retirada seja finalizada até o dia 15 de novembro.
A transferência dos animais para o CETAS acontecerá por grupos distintos e obedecendo ao cronograma estipulado entre os órgãos competentes.
Após a retirada dos animais, serão iniciadas as análises e estudos para a criação do novo equipamento de lazer que ficará localizado dentro do parque.
O conceito da Praça da Infância, que está sendo gradualmente introduzido na cidade do Recife, combina elementos da natureza, atividades lúdicas e tradições culturais, proporcionando às crianças a oportunidade de se envolverem com a cultura local. Essas praças unem elementos arquitetônicos com o ambiente natural, incentivando o brincar livre, a diversão e o aprendizado. As intervenções incluem a construção de calçadas e pavimentos, rampas de asfalto para acessibilidade, sistemas de drenagem, paisagismo, estruturas para abrigar brinquedos, mobiliário urbano e elementos de comunicação visual no local.
