Prefeitura do Recife e Smartlet levam inclusão digital e social a alunos da rede municipal

Saiba mais informações clicando no link

Prefeito João Campos Recife

Prefeito João Campos – Recife – Imagem/arquivo


Para garantir educação de qualidade é preciso trabalhar a inclusão dentro e fora da sala de aula. Para marcar o Dia Nacional da Educação, celebrado no dia 28 de abril, a Prefeitura do Recife, em parceria com a empresa Smartlet, vai realizar a palestra “Inclusão Digital, Social e ESG” na unidade Smartlet do
bairro do Recife, localizada no Gramado do Museu Cais do Sertão, na Avenida Alfredo Lisboa. O encontro será mediado pelo educador e sócio do FabLab Recife, Michel Souza, nesta quinta-feira (27), às 16h, para alunos da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, do bairro da Mustardinha, na Zona Norte.

“Levar nossos jovens e crianças para conhecer espaços inovadores e que se destacam tanto na área ambiental, como digital, é uma forma de incluí-los na realidade da nossa cidade. O Recife tem se transformado num polo tecnológico riquíssimo e queremos cada vez mais levar essa tecnologia para dentro da sala de aula e também criar uma relação dos estudantes com a cidade, através de ferramentas como o Smartlet”, ressalta Fred Amâncio, secretário municipal de Educação.

“O Smartlet representa um modelo disruptivo com relação à universalização do acesso à internet e também quando se fala em sustentabilidade. Levar os jovens para ocupar esse espaço é fazê-los entender que internet gratuita é um direito de todos e é o caminho para garantir não só inclusão digital, mas, também, social”, destaca a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.

Além do apoio do FabLab Recife, a ação também contará com a participação da Treloso, que distribuirá biscoitos para os alunos durante a palestra.

“Será um dia especial para todos e para a educação, pois como disse o educador Paulo Freire, numa de suas melhores frases: ‘se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda’. Somos muito gratos pelo apoio da Prefeitura do Recife, que sempre nos enxergou como uma ferramenta essencial na promoção de inclusão digital e socioambiental. E fico mais feliz ainda em saber que contaremos com o FabLab Recife, através do Michel Souza, e a Treloso, que vai fazer a alegria dos alunos. Queremos trazer muito mais estudantes para conhecerem esse mobiliário tão potente na oferta de serviços públicos de qualidade”, enfatiza Nando Carvalho, sócio do Smartlet.

SOBRE O SMARTLET – Criado para servir de mobiliário urbano inteligente, o Smartlet é um mix de soluções criativas e sustentáveis que nasceu do encontro de ideias das empresas VideoPorto e HephaEnergy. O equipamento dispõe de wi-fi gratuito, acessibilidade, tomadas para notebook, carregador por aproximação, bicicletário, além de utilizar energia solar, que é gerada por meio de placas fotovoltaicas fixadas no teto.

COMENTÁRIOS