Nesta sexta-feira (1º/12), em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), está promovendo uma série de atividades de prevenção e conscientização sobre a doença ao longo do mês. O Dezembro Vermelho inclui iluminação especial em prédios públicos, postos de testagem e distribuição e orientação do PrEP – profilaxia com comprimidos antes da relação sexual, permitindo ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV – também nos finais de semana e fora do horário convencional. Além disso, estão programados momentos de conscientização e desmistificação acerca do HIV, visando combater a discriminação e a desinformação.
O foco principal da campanha este ano é nos jovens, considerando que cerca de 40% dos novos casos de infecções por HIV e pouco mais de 20% das novas ocorrências da doença Aids na capital pernambucana estão na faixa etária de 14 a 29 anos. A Sesau tem elaborado projetos de prevenção principalmente para esse público, enfatizando a importância do preservativo e da prevenção desde cedo.
Sob o tema ‘‘Vamos Combinar? + Prevenção – Preconceito no Enfrentamento ao HIV’’, as ações também visam a diminuir o estigma contra quem vive com o vírus. Apesar de ainda não haver cura, o SUS oferece diversos tratamentos para pessoas soropositivas, como a medicação antirretroviral. A discriminação, no entanto, é um dos principais obstáculos para a prevenção e tratamento do HIV.
Os testes rápidos para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde do município. No entanto, durante o Dezembro Vermelho, o “Vamos Testar” será ampliado, com postos em diferentes pontos da cidade, oferecendo testagem, orientações e insumos como preservativos e lubrificantes. Diversos eventos estão agendados em vários locais da cidade, visando alcançar diferentes públicos, desde a população negra e povo de terreiro até adolescentes e jovens em situação de rua.