Radar Mata Norte – De olho nas eleições de 2018 lideranças da região se movimentam em busca de uma vaga na ALEPE

Radar Mata Norte – De olho nas eleições de 2018 lideranças da região se movimentam em busca de uma vaga na ALEPE

Com vistas às eleições do próximo ano, como é próprio dos bastidores políticos, muitos partidos têm se movimentado no sentido de incentivar nas mais d

Radar Político (18/09) – Fernando Bezerra pauta política estadual
Em reunião com Keko, André Ferreira anuncia R$ 2 milhões para hospital do Cabo
Anderson Ferreira defende fortalecimento da economia do Agreste Setentrional em visita à região

Com vistas às eleições do próximo ano, como é próprio dos bastidores políticos, muitos partidos têm se movimentado no sentido de incentivar nas mais diversas regiões do Estado candidaturas para disputar uma cadeira na ALEPE. Embora possa parecer cedo para especulações de cenários em relação a 2018, levando em consideração a turbulência política que o nosso país está atravessando, é natural que haja este movimento dos partidos.

Entre os maiores colégios eleitorais da região da Mata Norte, com exceção do município de Timbaúba, ventilam-se candidaturas em Goiana, Carpina, Paudalho e Itambé. Alguns dos nomes que se apresentam já são bastante conhecidos na cena política regional.

Políticos Goiana-PE

Beto Gadelha, Carlos Viegas, Tenente Menezes e Pauluca

Em Goiana, por exemplo, quatro nomes são colocados nas rodas de aposta como possíveis candidatos a deputado estadual, são eles: O ex-deputado e ex-prefeito Beto Gadelha (PTC), que também foi vereador entre os anos de 2013-2016, não tem escondido de ninguém o seu interessem em participar ativamente do processo eleitoral no próximo. Outro também que sonha em entrar na disputa é o atual presidente do Poder Legislativo Municipal, o vereador Carlos Viegas Júnior (PSB), para isto, o parlamentar tem dialogado bastante com os “Ferreiras”. Com uma atuação política de destaque na cidade, o vereador tem refletido bastante sobre este projeto.

Já o Tenente Menezes (sem partido), que disputou a cadeira do Executivo Municipal no último pleito, também tem sido cogitado para entrar na disputa. Por sua vez, o empresário Pauluca (PSD), que é ligado politicamente ao deputado federal André de Paula, é de todos o que tem se colocado de forma mais consistente no processo, por esta razão já vem recebendo a sinalização de várias lideranças em apoio ao seu nome.

Políticos Carpina

Joaquim Lapa, Carla Lapa, Diogo Prado e Delegado Antônio Resende

Em Carpina, município de embates históricos, o cenário para 18 tem revelado alguns nomes, entre eles o do veterano Joaquim Lapa (PTB), ex-prefeito por três ocasiões e protagonista de uma disputa bastante acirrada contra Botafogo (PSDB) pelo comando da prefeitura no ano passado. Aliás, o seu nome já consta na relação do senador Armando Monteiro como pré-candidato a deputado estadual.

Também quem aspira disputar uma cadeira na ALEPE é a ex-deputada Carla Lapa (PSC), esta, por sua vez, possui uma relação política muito próxima à família Ferreira, por quem é incentivada e deverá receber apoio. Os outros nomes da “Capital da Mata Norte” que também deverão disputar um mandato no próximo ano são os vereadores Diogo Prado (PC do B) e o delegado Antônio Resende (PP). Vale lembrar que ambos fazem oposição ao prefeito Botafogo.

Bruno Ribeiro Itambé

Bruno Ribeiro

Em Itambé, o nome do ex-prefeito Bruno Ribeiro (PSB) também tem sido cogitado para a disputa. Fontes indicam que o mesmo tem dialogado com as forças políticas do Estado e anda bastante animado quanto a possibilidade de colocar o seu nome para avaliação do eleitorado.

Gustavo Gouveia, Pereira e Léo Coutinho

Gustavo Gouveia, Pereira e Léo Coutinho

Por sua vez, em Paudalho, município também conhecido pelos seus embates históricos, há a possibilidade de três políticos enfrentarem uma disputa para deputado estadual. Um deles é o ex-prefeito Pereira (PSB), que inclusive já disputou eleições para deputado. Devido a sua dimensão política na região Pereira tem sido cortejado por várias lideranças no Estado, entre elas o deputado estadual André Ferreira (PSC) que no próximo ano estará concorrendo à Câmara Federal e já fez o convite para que ele saia candidato por seu partido em uma chapinha bastante atraente para aqueles que desejam alcançar uma vaga na ALEPE pelo caminho mais curto.

Outro nome em Paudalho que já tem se movimentado é Gustavo Gouveia, irmão do atual prefeito Marcelo Gouveia (PSD), inclusive há informações de que ele já estaria consultando as bases para se colocar no processo.

Por fim, o ex-vereador Leonardo Coutinho (PDT) não esconde de ninguém o seu desejo de dar um salto na sua carreira política. Ligado politicamente a Pereira e empresário bem sucedido da região, tendo inclusive negócios até fora do Estado, Léo Coutinho, como comumente é conhecido, já externou que só sairá candidato se contar com o apoio do ex-prefeito.

É bom destacar que o atual cenário pode sofrer alterações, dando até margem para desistências e/ou o surgimento de outros nomes que poderão ampliar esta lista de prováveis candidatos para a eleição do próximo ano com o objetivo de alcançar o sucesso eleitoral e assim representar a Mata Norte na Casa Joaquim Nabuco. Como dizia o ex-governador Magalhães Pinto: “Política é como as nuvens. Uma vez a gente olha e está de um jeito, depois olha de novo e tudo muda”.

Por Drailton Costa – Articulador político e colunista semanal do Blog Ponto de Vista

COMMENTS