RADAR POLÍTICO (01/02) – Costura nacional entre PT e PSD pode garantir André de Paula como candidato ao Senado na Frente Popular

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Embora já haja uma preferência por parte de setores do PSB pelo nome de André de Paula (PSD) para a vaga do Senado na chapa da Frente Popular, um imbróglio envolvendo não apenas o Republicanos, PP, PDT e PC do B, mas, sobretudo, o PT, que mira este espaço, pode tirar André de Paula do páreo. No entanto, uma negociação nacional entre o PT e PSD, que compreende o apoio do partido de Gilberto Kassab à candidatura presidencial de Lula logo no primeiro turno, pode garantir de vez a vaga de senador para André de Paula.

O PT, que estava trabalhando para filiar Geraldo Alkimin no PSB para ser o vice de Lula, anda convencido da importância da atração de mais um partido para a aliança já que o apoio dos socialistas já estaria consolidado. Nesta negociação que evolve o PSD, a vaga de André de Paula como candidato ao Senado estaria no pacote.

O que resta saber agora é como os deputados federais Eduardo da Fonte (PP), Sílvio Costa Filho (Republicanos) e Wolney Queiroz (PDT), todos com interesse no Senado, irão reagir a isto.

PRESSÃO – O PT segue impondo pressão ao PSB em Pernambuco. Não custa lembrar que o Partido dos Trabalhadores chegou a colocar a candidatura de Humberto Costa ao Governo e divulgou pesquisa em que o próprio Humberto estava bem posicionado em uma disputa para governador e que quadros do partido também apresentavam competitividade na disputa para o Senado. A pressão não estaria apenas relacionada a questão local, mas, sobretudo, à disputa que o partido trava com o PSB em São Paulo para tentar retirar a candidatura do socialista Márcio França ao Governo naquele estudo.

LIBEROU – Apesar de compor a base de Bolsonaro, inclusive tendo o seu presidente nacional licenciado Ciro Nogueira no comando da Casa Civil, o Diretório Nacional do Progressistas não vai exigir que o horário eleitoral destinado aos diretórios estaduais vincule seus materiais a Bolsonaro. Em Pernambuco, por exemplo, Eduardo da Fonte poderá pedir votos para Lula livremente no rádio e TV. Por sua vez, o tempo do partido nas veiculações nacionais reforçará a candidatura de Bolsonaro.

DOBRADINHA – O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) e o pré-candidato  a deputado estadual Franz Hacker estão juntos, ao lado da liderança do Doutor Camilo, para o fortalecimento do município de São José da Coroa Grande. Os três se reuniram, na tarde desta última segunda-feira (31), na sede do partido Republicanos, onde o Doutor Camilo reiterou seu apoio a Silvio e a Franz.

REVÉS – O Procurador Regional Eleitoral, Dr. Roberto Moreira de Almeida, opinou pelo não provimento  do recurso do prefeito Pel Lages (São José da Coroa Grande) em uma ação onde um juíz de 1ª instância decidiu pela cassação do seu mandato sob a acusação de abuso no oferecimento de benesses políticas em troca de apoio politico-eleitoral. Agora o caso será decidido pelos desembargadores do TRE-PE.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS