RADAR POLÍTICO (01/11) – Qual o espaço do PT na chapa da Frente Popular?

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link


Escrito por Wellington Ribeiro
A aliança entre PSB e PT aqui em Pernambuco está mais que resolvida. A presença do senador Humberto Costa e do deputado federal Carlos Veras nas agendas promovidas pelo governador Paulo Câmara nos municípios e até mesmo no Palácio do Campos das Princesas só confirma este caminho. A única dúvida que ainda persiste não é só sobre qual o espaço que será ocupado pelo PT na chapa majoritária da Frente Popular, mas também por quem será ocupado.

Como a possibilidade do PSB abrir mão de encabeçar a chapa para o Governo é nula, restam as vagas de vice-governador, senador e as duas suplências para o Senado. Já que fortalecer a bancada no Senado faz parte de uma estratégia nacional do PT, disputar esta vaga é o objetivo número um do partido aqui em Pernambuco, no entanto a concorrência dentro do grupo de forças que compõem a Frente Popular é grande, já que a vaga também está na mira do PP, Republicanos e PSD. Por sua vez, não custa lembrar que existe também a possibilidade do governador Paulo Câmara concorrer ao Senado, o que, acontecendo, restaria para os partidos aliados os postos de vice-governador e as duas suplências. Neste cenário o PT não só tem interesse na vice, mas também na primeira suplência do Senado. Nesta equação está a aposta na eleição de Paulo para a Câmara Alta e de Lula para a presidência, com um convite de Paulo para um Ministério e assim o PT pernambucano emplacar o suplente no Senado.

Não resta dúvida da estratégia e interesse do PT quanto aos espaços que está mirando na chapa majoritária nos diferentes cenários. Em uma indicação direta para o Senado o nome que desponta dentro do partido é o do deputado federal Carlos Veras. Já em relação ao posto de vice, se a exigência for de indicar uma mulher o nome da deputada estadual Teresa Leitão surge com força. Na hipótese de Paulo Câmara disputar o Senado, o nome para a primeira suplência é o de Dilson Peixoto, fiel aliado do senador Humberto Costa.

RESISTÊNCIA – Em recente entrevista ao Programa Teor Político da Rádio Litoral FM, a deputada federal Marilia Arraes afirmou ver com naturalidade a aproximação entre PT e PSB em Pernambuco, mas foi taxativa ao defender uma candidatura própria do partido. “Eu continuo defendendo e sei que é extremamente viável, mais viável do que 2018, inclusive, que a gente tenha uma candidatura ao Governo do Estado e não é novidade pra ninguém que o meu nome tá posto. O presidente Lula mesmo já sabe que eu estou disposta a esta missão”.

ATUANTE – Principal representante de Lajedo no Legislativo Estadual, o deputado Marcantonio Dourado Filho (PP) tem garantido muitas conquistas para o município. Uma delas é a ampliação do abastecimento de água no Loteamento Fernandes. A sua atuação por Lajedo deve garantir a ele uma grande partida para a sua reeleição.

VISITA – O secretário de Desenvolvimento Agrário e deputado estadual  Claudiano Martins Filho e o deputado federal Eduardo da Fonte cumpriram agenda no município de Lagoa do Ouro. Por lá a dupla conta com o apoio do prefeito Quebra Santo (PP), liderança política responsável por encerrar um ciclo de hegemonia que durava décadas de poder nas mãos do ex-prefeito Marquidoves.

FORÇA – A ex-prefeita e pré-candidata estadual Débora Almeida (PP) preparou uma grande recepção para Raquel Lyra (PSDB) em São Bento do Una no último sábado (30). Em um evento bastante prestigiado, Débora exibiu a força política que a coloca como liderança com um projeto competitivo para abocanhar uma cadeira no Legislativo Estadual na eleição do próximo ano.

ALTO NÍVEL – A secretária estadual de Infraestrutura Fernandha Batista é o tipo de quadro que jamais poderia deixar o serviço público. Inteligente, de fino trato, proativa, preparada, atenciosa, e, sobretudo, competente.

ALTO NÍVEL 2 – O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, é um verdadeiro apaixonado pelo que faz. Carrega um conhecimento incrível da sua área de atuação, o que faz dele um dos mais concorridos quadros sobre o assunto no Brasil.

ALTO NÍVEL 3 – Por falar em secretários de alto nível, José Neto (Casa Civil) e Alexandre Gabriel (Assessoria Especial ao Governador) têm suas digitais no sucesso que anda sendo a agenda do Plano de Retomada Econômica comandada pelo governador Paulo Câmara. O primeiro escalão ainda possui outros excelentes quadros que em breve trataremos aqui na coluna.

GANHANDO TERRENO – O vereador recifense Hélio Guabiraba (PSB) anda anunciando quase que diariamente a adesão de lideranças à sua pré-candidatura para deputado estadual. Hélio tem montado um time bastante representativo não apenas no Recife, mas também em municípios da Região Metropolitana e Agreste.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS