RADAR POLÍTICO (01/11) – Raquel Lyra já conta com o apoio de 27 dos 49 deputados estaduais da próxima Legislatura

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Raquel Lyra Priscila Krause

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

O Legislativo Estadual não deverá ser obstáculo para que a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) possa aprovar projetos, uma vez se levarmos em consideração os deputados eleitos e reeleitos que a apoiaram neste segundo turno e o campo de possibilidades de novas adesões ao seu Governo.

Diferente do 1º turno, quando Raquel contava apenas com os apoios dos deputados estaduais Álvaro Porto e Priscila Krause, esta última na condição de sua vice, no 2º turno a ex-prefeita de Caruaru conseguiu eleger uma bancada de três parlamentares que incluíam o próprio Álvaro que foi reeleito, além dos novatos Izaías Régis e Débora Almeida. Mas esse apoio não se restringiu a apenas estes quadros nesta nova etapa eleitoral. Ao longo do 2º turno Raquel garantiu a adesão de mais 24 deputados(as) que farão parte da próxima Legislatura, totalizando 27, o que já representa mais da metade das 49 cadeiras da ALEPE. São eles: Pastor Júnior Tercio, Coronel Alberto Feitosa, Antônio Coelho, Rodrigo Novaes, Chaparral, Romero Sales Filho, Dannilo Godoy, William Brígido, Antônio Moraes, Claudiano Filho, Franz Hacker, Adalto Santos, Jeferson Timóteo, Pastor Cleiton Collins, Mário Ricardo, Joaquim Lira, Renato Antunes, Kaio Maniçoba, Jarbas Filho, Henrique Queiroz Filho, Abimael Santos, Joel da Harpa, Joãozinho Tenório e Nino de Enoque.

Por sua vez, 22 deputados estaduais reeleitos e eleitos para a próxima Legislatura decidiram pelo apoio à Marília Arraes(SD). Foram eles: Delegada Gleide Ângelo, Eriberto Filho, João Paulo, Gilmar Júnior, Francismar Pontes, Gustavo Gouveia, Doriel Barros, Aglailson Victor, Luciano Duque, Simone Santana, Fabrízio Ferraz, Romero Albuquerque, Rodrigo Farias, Waldemar Borges, José Patriota, Sileno Guedes, Diogo Moraes, Rosa Amorim, João Paulo Costa, Dani Portela, Socorro Pimentel e João de Nadegi. Apesar do número expressivos daquele que optaram por apoiar a adversária de Raquel, é certo que boa parte desses quadros também passem a integrar em breve a base de apoio da nova governadora na ALEPE.

COTADOS – Apesar de Raquel Lyra ainda não ter dado nenhum sinal quanto a montagem do seu secretariado, no meio politico nomes como o de Daniel Coelho e Guilherme Coelho são dados como certos na composição do 1º escalão. A vice-governadora Priscila Krause também é vista como potencial ocupante do comando de uma secretaria. No caso de Krause já há quem aposte que ela pode ficar à frente da Secretaria de Educação.

EFEITO DOMINÓ – Na possibilidade do senador Humberto Costa ser alçado à condição de ministro do Governo Lula, o deputado federal eleito Waldemar Oliveira (Avante) assumiria como Senador. Por sua vez a 1ª suplente de deputada federal do Avante, Cristiane Moneta, que obteve pouco mais de 12 mil votos, ficaria no lugar de Waldemar na Câmara.

MUNDO DE POSSIBILIDADES 1  Por falar em Ministério, a senadora eleita Teresa Leitão (PT) também tem chances de despachar na Explanada dos Ministérios. Neste caso o seu primeiro suplente Silvio Costa assumiria o mandato no Senado.

MUNDO DE POSSIBILIDADES 2 – Finalizando o mandato no dia 31 de dezembro, o governador Paulo Câmara (PSB) também tem seu nome ventilado para a Explanada dos Ministérios. Ele entraria pela cota do PSB. Já a vice-governadora Luciana Santos, presidente nacional do PC do B, também possui amplas chances de ser prestigiada no Governo Lula.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS