RADAR POLÍTICO (02/02) – PT de Humberto pressiona Paulo pelo Senado

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO 

O novo encontro do senador Humberto Costa com o governador Paulo Câmara, ontem, em Palácio, não serviu apenas para o petista oficializar que não vai mesmo concorrer ao governo, como todo mundo na classe política já sabia. A reunião quis passar uma mensagem, a de que o PT de Pernambuco, leia-se o grupo de Humberto, vai esticar a corda para ficar com a vaga do Senado.

Com o movimento, Humberto quer duas coisas. Primeiro, assegurar para seu grupo um lugar importante na majoritária. Depois, garantir que a vaga ao Senado não fique com a deputada federal Marília Arraes, seu desafeto dentro da legenda, mas preferida pela nacional da sigla. Uma vez senadora, a neta de Arraes, avaliam os humbertistas, tomaria a hegemonia no PT concorrendo ao governo daqui a quatro anos.

Fontes ligadas ao governador informaram que Paulo não deve anunciar a chapa esta semana, como o prefeito do Recife, João Campos, havia dito. Em decorrência dessa disputa, Câmara ainda não conseguiu chegar a um denominador comum em relação a chapa. E essa questão do Senado  só engrossa o caldo. O que vai fazê-lo protelar a definição.

Além do PT de Humberto, o PSD do deputado federal André de Paula quer a vaga de senador da Frente Popular. O que parecia estar definido com a indicação de André para o posto, voltou à fase das negociações com essa ofensiva do PT. Agora, Humberto e André vão travar uma briga pela indicação.

Um trunfo para André de Paula é o cenário nacional. Se o PSD declarar apoio ao ex-presidente Lula já no primeiro turno, como quer o petista, a indicação do deputado federal aqui em Pernambuco poderia entrar como moeda de troca. Há quem diga que, mesmo se isso não ocorrer, André poderia vir a ser o escolhido caso Lula acerte com o presidente nacional do PSB, Gilberto Kassab, um apoio do PSD no segundo turno. As costuras seguem…

FORTALECIDO – Pré-candidato a deputado federal, Guilherme Uchôa Júnior recebeu a adesão do presidente da Câmara de Vereadores de Paulista, Edinho (PSB), à sua base. Uchôa, que deve anunciar já nos próximos dias mais apoios ao seu projeto, segue pavimentando com muita competência o caminho para a Câmara Federal alicerçado com uma base que conta com um grande número de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças espalhadas pela Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

MOBILIZAÇÃO – A deputada estadual Delegada Gleide Ângelo (PSB) partiu para o município de Glória do Goitá assim que soube do assassinato de duas jovens e tentativa de estupro de outras duas. A parlamentar, que se destaca por sua atuação em defesa das mulheres, acompanha uma grande mobilização policial para prender o suspeito dos crimes.

JUNTOS DE NOVO – O ex-prefeito de São José da Coroa Grande, José Barbosa (PSD), fechou com a deputada estadual Simone Santana (PSB). Em 2014 Barbosa já havia votado em Simone, garantindo a ela naquela ocasião o posto de mais votada no município.

MUDANÇA – Por sua vez, o ex-prefeito João Baleia (Barreiros) e a sua esposa a ex-prefeita Elianai (São José da Coroa Grande), que haviam votado em Simone Santana em 2018, irão caminhar com o pré-candidato a deputado estadual Franz Hacker (PSB).

VAI PRA CIMA – Já o prefeito Pel Lages (Cidadania) anda bastante convicto que vai fazer de Daniel Coelho (Federal) e Eriberto Medeiros (Estadual) os mais votados em São José da Coroa Grande. A disputa na “Terra das Piscinas Naturais” vai ser boa.

AVANTE – O suplente de vereador do Recife, Fábio Gomes, vai disputar uma vaga na Câmara Federal pelo Avante. Bastante articulado, Fábio tem se mobilizando e já reúne um significativo grupo de suplentes e várias lideranças comunitárias do Recife.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS