Radar Político (05/06) – 14 candidatos deverão superar os 60 mil votos para deputado estadual

Radar Político (05/06) – 14 candidatos deverão superar os 60 mil votos para deputado estadual

Lista é amparada na análise do potencial de voto de cada um dos 14 que deverão superar a barreira dos 60 mil votos

Nas vésperas das eleições gerais não são poucas as apostas voltadas a acertar não apenas quais candidatos se elegerão, mas também quais deles sairão das urnas com votações consagradoras. No caso específico de disputas proporcionais, as atenções se voltam aos cálculos de cociente partidário, no entanto dificilmente um candidato deixa de ser eleito caso esteja entre os mais votados, com exceção se sua coligação não alcançar o cociente eleitoral, porém os exemplos das últimas eleições confirmam que candidatos que obtiveram votação superior a 50 mi votos conseguiram garantir a sua cadeira no Legislativo Estadual.

Na eleição de 2014 exatos 20 candidatos conseguiram o feito de superar a casa dos 50 mil votos. Deste grupo apenas 12 alcançaram a façanha de superar a barreira dos 60 mil votos, algo que nesta eleição pode facilmente chegar a 14 postulantes, são eles: Cleiton Collins, Adalto Santos, Manoel Ferreira, Nilton Mota, Simone Santana, Guilherme Uchôa, Rodrigo Novaes, Álvaro Porto, Antônio Coelho, Fabíola Cabral, Alberto Feitosa, Clodoaldo Magalhães, Diogo Moraes e Aglailson Victor.

Quanto aos nomes que figurarão no topo da lista não há dúvida de que serão os candidatos evangélicos. A predominância da pauta conservadora na política fará com que novamente os eleitores do seguimento evangélico concentre os votos em candidatos que defendem as bandeiras das igrejas, por esta razão a situação da primeira colocação não deverá modificar em nada em relação às últimas três eleições, quando o Pr. Cleiton Collins figurou no topo da lista com 89 mil votos em 2006, 137 mil em 2010 e surpreendentes 217 mil votos em 2014. Já a segunda colocação deve ficar novamente com evangelista Adalto Santos, representante da maior denominação evangélica no estado, a Assembleia de Deus. Já a terceira colocação ficará sem dúvida com Manoel Ferreira, líder da família Ferreira que hoje possui o comando da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

Em relação à eleição de 2014 apenas dois nomes que superaram a casa dos 60 mil votos devem cair a votação, são eles: Odacir Amorim e Joaquim Lira. O primeiro porque o voto em Petrolina, seu principal colégio eleitoral, será mais disputado. Já o segundo porque perdeu o comando de sua principal base, Vitória de Santo Antão. Quanto aos novos integrantes da lista se destacam Antônio Coelho, Fabíola Cabral, Clodoaldo Magalhães, Álvaro Porto, Aglailson Victor e Diogo Moraes.

Amparado na força da família Coelho, que hoje detém o comando da Prefeitura de Petrolina, o jovem Antônio Coelho deverá multiplicar com facilidade os 55 mil votos que o seu irmão Miguel obteve na eleição de 2014. Mesma situação de Fabíola Cabral, filha de Lula Cabral, prefeito de Cabo de Santo Agostinho. A liderança que o seu pai exerce sobre o 7º maior colégio eleitoral do estado fará com que Fabíola supere com facilidade os 60 mil votos. Quanto a Clodoaldo Magalhães, os 9 prefeitos que hoje apoiam a sua reeleição, aliada a uma sólida base de apoio em vários municípios da Mata Sul e Brejo pernambucano, o farão que ascenda novamente ao seleto grupo do qual já participou na eleição de 2010 quando naquela ocasião alcançou quase 62 mil votos.

Em relação a Álvaro Porto, Diogo Moraes e Aglailson Victor o que certifica a grande possibilidade da ampliação de suas votações é o fato de que os dois primeiros ampliaram de forma significativa as suas bases, já o último estará amparado na liderança do seu pai Aglailson Júnior, prefeito de Vitória de Santo Antão, maior colégio eleitoral da Mata Sul.

Por sua vez, Simone Santana, Guilherme Uchôa, Nilton Mota, Alberto Feitosa e Rodrigo Novaes são nomes certos para se permanecerem no topo da lista dos mais votados. Simone, embora tenha perdido a Prefeitura de Ipojuca, conseguiu ampliar de forma consistente a sua base na Mata Sul e Região Metropolitana, além disso, deve manter uma votação elevada na sua principal base. Já Guilherme Uchôa dispensa comentários, uma vez que a sua atenção às bases e a liderança que exerce no estado o torna um verdadeiro ímã em relação a votos. Quanto a Nilton Mota, a sua atuação a frente da Secretaria de Agricultura e depois da Casa Civil o ajudou a expandir as bases em todo o estado.

Com relação a Rodrigo Novaes, conta a seu favor a sua experiência em multiplicar a votação e o fato de correr solto no sertão de Itaparica. Já Alberto Feitosa, a sua reconhecida passagem pela secretaria de Saneamento do Recife o fará ampliar de forma considerável a sua votação no Recife, que se somando a sua base de apoio espalhada no estado o ajudará a manter-se acima da casa dos 60 mil votos.

Um Surpresa 1 – O youtuber e humorista Ni do Badoque se despediu na semana passada do Programa Interativo, da TV Jornal. O principal motivo do afastamento de Ni da TV é porque ele deverá concorrer ao cargo de deputado estadual nas eleições deste ano.

Surpresa 2 – Fenômeno nas redes sociais com mais de 306 mil inscritos no seu canal do Youtube e 426 mil seguidores no Instagran, Ni do Badoque se notabilizou devido aos vídeos gravava nos bairros do Recife e Região Metropolitana cobrando do Poder Público a solução para os problemas apresentados. Com um carisma sem igual e detentor de uma quantidade expressiva de fãs o humorista não pode ter o potencial eleitoral subestimado. O partido pelo qual disputará será o PP de Eduardo da Fonte.

Alívio – O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) voltou a respirar aliviado com a decisão do prefeito de Bonito Gustavo Albuquerque e do ex-prefeito Ruy Barbosa decidirem fechar questão com a sua reeleição. A expectativa era que a dupla votasse João Campos. Caso a troca se concretizasse Patriota perderia nada menos que 7 mil votos, quantitativo que conquistou nas eleições de 2014 com o apoio do grupo.

Escada 1 – A ex-deputada Mary Gouveia decidiu que não concorrerá mais a uma cadeira na ALEPE, no entanto isso não impedirá que participe ativamente das eleições deste ano. Juntamente com o seu esposo, Jandelson Gouveia, Mary buscará fazer de Manoel Ferreira o deputado estadual mais votado de Escada. Para federal a dupla apoiará Fred Ferreira, já para o Senado vai de André Ferreira.

Escada 2 – Por sua vez, o prefeito Lucrécio Gomes (PSB) avalia se lançará sua esposa Edna Gomes como candidata a deputada estadual. A primeira dama está filiada ao PRP, partido que é comandado por Ernesto de Paula, político expert em montar chapinha que não exige dos candidatos uma quantidade grande de votos para ser eleito. Com 45 mil eleitores Escada é o segundo maior colégio eleitoral da Mata Sul, só perde na região para Vitória de Santo Antão que possui quase 93 mil eleitores na região.

Vergonha! – Construído para suprir a demanda de pacientes oriundos da Mata Sul e assim evitar a superlotação nas grandes emergências localizadas no Recife, o Hospital Dom Hélder, no Cabo de Santo Agostinho, apresenta emergências superlotadas tudo porque o quinto andar da Emergência está fechado há quase dois anos. Caso o espaço não estivesse ocioso o Hospital teria condições de ampliar a sua capacidade de atendimento para a população. Atenção Secretaria de Saúde do Estado!

Reforçando as bases – Votado por mais de 18 mil jaboatonenses em 2014, o deputado federal João Fernando Coutinho tem tudo para ampliar a sua votação no município. No final de semana ele se reuniu com o ex-vereador Nivaldo do Gás, no Jordão, com irmão Dé, em Vila Rica, e com Gilmar da Igreja, em Cajueiro Seco, todos pré-candidatos a deputado estadual com grande inserção em bairros populosos de Jaboatão. Os três irão dobrar com ele para federal.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS