RADAR POLÍTICO (05/12) – O silêncio de Raquel Lyra

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Raquel Lyra
ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

O posicionamento de silêncio adotado pela governadora eleita Raquel Lyra quanto a montagem do seu secretariado tem provocado um clima de ansiedade e apreensão entre aliados. Concorrendo no 1º turno com o apoio apenas do PSDB e Cidadania, um deputado federal, um deputado estadual, alem de um pequeno grupo de 8 prefeitos e um número reduzido de lideranças, Raquel Lyra viu este palanque ampliar de forma considerável no 2º turno com a adesão de várias siglas, 30 deputados e mais de 130 prefeitos, políticos que em grande parte esperam de forma direta ou indireta serem contemplados com espaços no Governo do Estado.

Priorizando neste primeiro momento o processo de transição com nomes exclusivamente técnicos, Raquel tem utilizado o tempo ao seu favor e com um silêncio ensurdecedor testa a paciência dos políticos. O certo até o momento é que ex-prefeita de Caruaru não abrirá mão de colocar em postos estratégicos quadros oriundos da época em que administrou a Capital do Forró e isto surge como uma grande ameaça à classe política que teme não apenas ser subrepresentada no 1º escalão, mas ter que engolir receber secretarias sem porteira fechada.

Nado Coutinho Nazaré da Mata Raquel LyraPRESTÍGIO EM ALTA – Aliado de primeira hora de Raquel Lyra, a quem manteve apoio mesmo no momento em que muitos chegaram a desacreditar na competitividade da ex-prefeita de Caruaru, o ex-prefeito de Nazaré da Mata, Nado Coutinho, é só alegria. Tamanha a sua lealdade e empenho dedicados à Raquel, ele deve ser prestigiado com algum posto de relevância na estrutura do Governo do Estado.

CANDIDATÍSSIMO – A caminho do seu quarto mandato de deputado estadual, Francismar Pontes (PSB) confirmou em longa conversa com este blogueiro que a sua candidatura para a Primeira-secretaria da ALEPE é pra valer. O parlamentar afirmou que já iniciou as articulações junto aos colegas e que tem recebido apoio de deputados dos mais diversos partidos.

CONGESTIONAMENTO – Por falar na disputa pela Primeira-secretaria, a concorrência pelo posto está muito grande. Além de Francismar Pontes, nomes como Simone Santana, Aglailson Victor, Dannilo Godoy e Rodrigo Novaes, todos do PSB, além de Claudiano Martins Filho (PP), já caíram em campo na conquista de apoios.

SUBSTITUIÇÃO – Nesta segunda a Câmara de Vereadores do Recife empossa Gilberto Alves (Republicanos) e Victor André Gomes (União Brasil) em substituição a Dilson Batista e Fabiano Ferraz, ambos do Avante. A troca surge após o TRE-PE cassar a chapa proporcional do Avante sob a acusação de fraude na cota de gênero.

VEM FORTE – Filha de ex-prefeito Osvaldinho Rabelo (in memorian), Aninha Rabelo vai concorrer à prefeitura de Goiana em 2024, foi o que confidenciou uma fonte ao blog. A sua entrada no processo de sucessão do prefeito Eduardo Honório, que foi vice do seu pai, apresenta potencial competitivo gigante.

ALGUÉM REPONDE ? – Quem será escolhido para cumprir a missão de interlocução política do Governo Raquel Lyra?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS