RADAR POLÍTICO (07/04) – Surge mais um grande desafio para o Governo Raquel Lyra

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Governadora Raquel Lyra

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Os episódios de ataque de tubarão em Pernambuco há muito deveriam receber a atenção necessária, pois as suas consequências vão muito além dos prejuízos econômicos causados ao turismo, mas, sobretudo, o perigo à vida daqueles que buscam nossas praias. Desde o ano de 1992 já ocorreram 77 casos, dos quais 26 vítimas foram a óbito. Neste final de semana dois casos ocorreram na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, onde dois banhistas tiveram membros amputados dada a gravidade dos ferimentos, no entanto no último dia 20 de fevereiro um sufista também foi vítima de  um tubarão, desta vez na Praia Del Chifre, em Olinda, e felizmente escapou com vida.

Com pesquisas voltadas para o assunto por meio do CEMIT – Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão interrompidas pelo Governo do Estado desde o ano de 2015. Não resta dúvidas de que se precisa urgentemente retomar os estudos com os investimentos necessários para encontrar uma solução para o problema. É bem verdade que a negligência de banhistas e sufistas que não respeitam as sinalizações têm ajudado para que as estatísticas de ataques só cresçam, no entanto ataques também têm ocorrido em locais liberados para o banho.

Ainda no domingo a governadora Raquel Lyra anunciou que a gestão do CEMIT passará para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, saindo da subordinação a SDS. “O que muda é que a gente vai atuar mais preventivamente. Entender o que está acontecendo na natureza, com os tubarões aqui em Pernambuco. E para isso precisa estudo, pesquisa e atuação mais larga do governo, do que agir no socorro às vítimas, que não é suficiente para evitar novos casos”, destacou a governadora.

Já se vão 31 anos com ataques de tubarão em Pernambuco, tempo mais que suficiente para encontrar uma solução para o problema. A população já está cansada de esperar. As esperanças agora recaem sob o Governo Raquel Lyra, mais um grande desafio para a conta da nova governadora.

REUNIÃO – A governadora Raquel Lyra (PSDB) volta a se reunir com os prefeitos da Região Metropolitana. O novo encontro, que ocorre nesta terça, no Palácio do Campo das Princesas, tem por objetivo discutir as soluções integradas de demandas para a gestão da região.

DEFINIÇÕES – O prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero (PSB) já decidiu quem apoiará para disputar a sua sucessão. Trata-se do empresário Allyson Dias. Por sua vez, o vice-prefeito Gena Lins também está decidido a concorrer à Prefeitura. Vale destacar que Gena se filiou ao PP e firmou parceria com o deputado federal Eduardo da Fonte, parlamentar que possui forte liderança na região.

CENÁRIO EMBOLADO – Não faltam adversários dispostos a enfrentar na urnas o prefeito o prefeito de Machados Juarez da Banana (PSB). Despontam como pré-candidatos competitivos Gustavo Plácido, irmão do ex-prefeito Cido Plácido; o ex-prefeito Argemiro Pimentel, além de Jessica, esposa de Janjão, prefeito de Bom Jardim.

RECONHECIMENTO – Principal partido da base de sustentação do Governo Raquel Lyra no Legislativo Estadual, o Progressistas teve dois de seus quadros nomeados no último sábado para espaços do 2º escalão divulgados em primeirão mão por este Blog. Henrique Queiroz foi confirmado no ITERPE e Ary Morais no IPEM. O PP também comanda a Ceasa e Lafepe. Existe a expectativa que a sigla garanta ainda outros espaços no Governo.

SINAIS – O deputado estadual Mário Ricardo e o deputado federal Guilherme Uchôa Júnior voltaram a cumprir agendas lado a lado no município de Igarassu, no Litoral Norte. Desta vez a dupla esteve junta neste domingo (05) no Tradicional Bloco Azulão, no bairro de Cruz de Rebouças. Mário Ricardo e Guilherme Uchôa Júnior irão lançar um candidato(a) a prefeito(a) de Igarassu contra a prefeita Professora Elcione.

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS