ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Começa a ganhar corpo a possibilidade da agora deputada federal Michele Collins (PP) concorrer à Prefeitura do Recife. Ao menos três fatores são estariam influenciando neste cenário. O primeiro deles diz respeito ao fortalecimento da chapa proporcional do Progressistas no Recife com uma candidatura majoritária; o segundo remete ao fato de que tem sido visto como interessante para o partido comandado por Eduardo da Fonte, que possui um grande número de candidatos a prefeito na Região Metropolitana, ter o seu número veiculado no horário eleitoral gratuito da TV; e por fim, a falta de reciprocidade do PSD ao projeto de Clarissa Técio em Jaboatão dos Guararapes também tem pesado neste processo. Vale lembrar que o PP chegou a declarar apoio a Daniel Coelho, candidato pelo PSD no Recife, porém não recebeu semelhante gesto do partido na cidade vizinha de Jaboatão.
Caso uma candidatura de Michele Collins à Prefeitura do Recife se confirme, o grande prejudicado do processo é Daniel Coelho, que não só perderia robusto tempo de rádio e televisão do PP, mas também o exército de vereadores e pré-candidatos a vereador pelo Progressistas, além disso, teria ampliada a concorrência no campo de oposição. Outro também afetado com Michele no páreo seria o bolsonarista Gilson Machado Neto, uma vez que Michele tem potencial de arrebatar para si boa parte do voto de conservadores.
POLARIZAÇÃO – A decisão tomada pelo PSB em torno do apoio à pré-candidatura de Diego Cabral (Republicanos) em Camaragibe, leva a disputa local a uma polarização. Com o movimento Diego amplia seu palanque e tem pela frente o desafio de quebra do favoritismo do ex-prefeito Jorge Alexandre (Podemos), que conta com o apoio de uma ampla coalizão de lideranças e partidos.
PULE DE DEZ – O deputado federal Guilherme Uchôa Júnior (PSB) já coloca como líquida e certa a reeleição da prefeita de Amaraji Aline Gouveia e a eleição do pré-candidato a prefeito de Primavera Jeyson Falcão. Recentemente o parlamentar esteve nos dois municípios e conferiu de perto o favoritismo de ambos.
CAVADOR – O prefeito de João Alfredo Alfredo, Zé Martins (PSB), inicia a semana em Brasília. Articulado e conhecedor dos caminhos das pedras nos Ministérios e outros órgãos federais, Zé nunca retorna de mãos abanando.
BASTIDORES FERVENDO – Vários advogados já caíram em campo para figurar na lista sêxtupla de olho na vaga aberta para a categoria no TJPE. A disputa promete ser bastante acirrada.
AMEAÇA – Uma boa parte dos pré-candidatos a vereador do Recife pelo PL seguem incomodados com a postulação de Gilson Filho. Em contato com este blogueiro, um insatisfeito chegou a firmar que Gilson estava mais preocupado em eleger o filho, que de fato disputar a Prefeitura do Recife.
FOGO AMIGO – Por falar no PL recifense, o vereador Paulo Muniz tem sido alvo de uma espécie de ‘gabinete do ódio’. Na última semana foram espalhadas vários vídeos com montagem detonando o vereador na tentativa de indispor ele com o eleitorado bolsonarista.
ALGUÉM RESPONDE ? – Qual será a estratégia da oposição no Recife para conter o favoritismo do prefeito João Campos?