RADAR POLÍTICO (08/11) – Os desafios de Miguel Coelho diante de Raquel Lyra e Anderson Ferreira

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
O prefeito petrolinense e pré-candidato a governador Miguel Coelho tem pela frente não apenas o desafio de fazer com que o trabalho que anda desenvolvendo em Petrolina seja conhecido por um número maior de pernambucanos, mas também de garantir uma musculatura política superior a de Raquel Lyra e Anderson Ferreira, seus adversários no campo político oposicionista que se uniram e estão percorrendo o estado com o apoio de outras lideranças de expressão como Daniel Coelho, André Ferreira, Armando Monteiro, entre outros.

Miguel, que em um passado recente ganhou um fôlego e tanto na disputa com o anúncio da fusão entre DEM e PSL, que resultou no União Brasil, o que lhe assegurou abrigo em um partido que reunirá o maior tempo de televisão entres as siglas e um caixa volumoso do fundo eleitoral, tem na união do PSDB, PL, PSC e Cidadania entorno de Raquel e Anderson uma concorrência de peso. Quando o assunto é equação política, esse conjunto de forças não é apenas a soma de partidos, mas a representatividade que que cada uma dessas lideranças simbolizam no tabuleiro político pernambucano.

Enquanto Miguel traduz a força e liderança inconteste do Sertão do São Francisco, Raquel comanda Caruaru, maior colégio eleitoral não apenas do Agreste, mas de todo o interior do estado; Anderson está a frente de Jaboatão, segundo maior eleitorado pernambucano; Daniel possui forte liderança no Recife; André Ferreira tem liga com o segmento evangélico e Armando Monteiro carrega o currículo de ter sido o candidato a governador da oposição nas últimas duas eleições. Enquanto eles já têm à disposição nomes para montar uma chapa majoritária competitiva, Miguel não dispõe no momento de quadros para a vice e o Senado.

Do ponto de vista não apenas partidário, mas de representatividade política, Miguel precisa sair do isolamento. Necessita urgentemente atrair lideranças de peso. Corre a informação de que Wolney e Zé Queiroz do PDT, com a possibilidade de um dos dois ocupar a vice na chapa encabeçada por Miguel, estariam no radar. Outro nome comentado é o do ministro do Turismo Gilson Machado Neto para o Senado. O problema desta equação é que a chapa ficaria sem representatividade feminina, indo de encontro a uma tendência apontada por pesquisas qualitativas.

A tarefa para Miguel Coelho não é fácil. Ele, que tem se mostrado como um quadro político bastante promissor, precisa urgentemente avançar nas costuras. Caso contrário, corre o risco de ser atropelado por Raquel e Anderson pelo menos quando o assunto é a construção de uma forte coalizão de lideranças políticas.

PAU NA MOLEIRA – Em entrevista ao Programa Teor Político na rádio Litoral FM 96,1, o vice-prefeito de Tamandaré Mundinho (PTB) e mais três vereadores, anunciaram o rompimento com Carrapicho. Mundinho afirmou que Carrapicho não tem palavra, o poder subiu à cabeça, que Tamandaré estaria crescendo feito rabo de cavalo (para baixo), e disparou que o prefeito é uma pessoa dominada pelos outros. O vice-prefeito prometeu ainda encaminhar uma série de denúncias ao Ministério Público.

VAI TER TROCO? – Carrapicho promete responder a Mundinho e vereadores. O gestor já confirmou presença no programa desta terça-feira (09). Vai acompanhado de vereadores e advogados. O Teor Político vai ao ar a partir das 8hs.

DEFINIÇÃO – Os dois principais grupos políticos de Barra de Guabiraba já definiram os seus deputados. Enquanto o ex-prefeito Wilson Madero vai de Eriberto Medeiros (estadual) e Sílvio Costa Filho (federal), o prefeito Diogo Carlos caminhará com Simone Santana (estadual) e Clodoaldo Magalhães (federal).

MUDANÇA DE PLANOS – Marcada para acontecer nesta segunda-feira (08) a posse da Comissão Provisória do PSB de Goiana foi adiada. A atitude faz parte da estratégia de atrair mais lideranças para o ninho socialista municipal. Por lá a sigla é comandada por Bruno Salsa, vereador que tem se destacado como competente articulador e conquistado significativa projeção politica.

ESCADA – Embora ainda enfrente grandes desafios para colocar o município no eixo após a gestão desastrosa de Lucrécio Gomes, a prefeita Mary Gouveia tem apresentado grande capacidade de trabalho. A melhoria dos serviços públicos, sobretudo nas áreas de saúde, infraestrutura e educação, são evidentes.

PRIMAVERA –  A prefeita Dayse Juliana (PSB) vai concentrar no mês de dezembro uma série de eventos. Na programação estão a festa de aniversário do município, realização do sorteio de prêmios referentes ao IPTU, além de várias inaugurações. A frente do segundo mandato Dayse imprimido um grande ritmo de trabalho, o que tem resultado em uma alta aprovação.

ALGUÉM RESPONDE? – Não falta quem acredite na possibilidade de Daniel Coelho (Cidadania) figurar como integrante da chapa majoritária de Raquel e Anderson. Caso isto aconteça quem será o federal dos prefeitos Pel Lages (São José da Coroa Grande), Guiga Nunes (Vicência) e Dona Graça (Catende), hoje eleitores de Daniel?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE –

COMENTÁRIOS