RADAR POLÍTICO (09/02) – O desafio de Lupércio

Saiba esta e outras informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link


Apesar de ter sido reeleito no primeiro turno com mais de 63% dos votos válidos para comandar Olinda, o terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco, o prefeito Professor Lupércio (Solidariedade) apresenta grande dificuldade de figurar na lista de protagonistas para as eleições de 2022.

Diferente dos prefeitos Anderson Ferreira (Jaboatão), Raquel Lyra (Caruaru) e Miguel Coelho (Petrolina), que já despontam como peças chaves do campo oposicionista para a eleição do próximo ano, Lupércio, mesmo a frente de um município que agrega mais de 280 mil eleitores, não consegue se posicionar no jogo e corre sério risco de atuar como um mero figurante como foi em 2018, ano em que sequer conseguiu eleger a esposa deputada estadual.

Diferente do trio Anderson/Raquel/Miguel, que conseguem ser identificados por gestões de grandes entregas, Lupércio se comunica muito mal para além das fronteiras da Marim dos Caetés, e o campo da articulação verdadeiramente não é o seu forte.

Caso realmente o prefeito olindense tenha a intenção de assumir um papel de protagonismo em 2022 como recentemente anunciou o desejo de disputar o Governo do Estado, ele tem pela frente o desafio de se desfazer do traje de político provinciano, aumentar o ritmo de trabalho e investir na comunicação, caso contrário não servirá para outra coisa senão de apêndice dos interesses da Frente Popular, ou até mesmo um personagem de pouca expressão no grupo da oposição.

GANHOU TERRENODeputado estadual eleito com a menor votação em 2018, Fabrizio Ferraz (PP) não só obteve um bom resultado em 2020 com a eleição de vários prefeitos aliados, como também ampliou a base com lideranças em vários municípios nos sertões de Itaparica, Moxotó e Pajeú, além do Agreste e Região Metropolitana. Para 2022 Ferraz tem tudo para mais que dobrar a votação e manter a cadeira na ALEPE.

PORTAS ABERTAS De todos os que compõem a Explanada dos Ministérios, o ministro do Turismo Gilson Machado Neto é de longe o que mais recebe em seu gabinete deputados, prefeitos e outras lideranças pernambucanas. Dada a sua proximidade com o presidente Jair Bolsonaro e a forma como tem atendido as demandas de Pernambuco, Gilson é lembrado como figura de grande potencial político para 2022.

DE MENTIRINHA – Apesar de se autodeclararem “independentes”, as Juntas do PSOL e deputados estaduais do PT seguem dependentes do PSB para conseguirem espaços nas Comissões da ALEPE. Tanto as Juntas quanto Tereza Leitão, Dulcicleide Amorim e Doriel Barros, entraram em vagas de titulares e suplentes nas Comissões por meio da cota da base governista. Isaltino Nascimento (PSB), líder do Governo, foi o responsável pelas indicações.

VIRADA DE CHAVE – Outro que pegou “bigu” com o Governo foi o deputado Marco Aurélio, ex-líder da Oposição. Para ele foi reservada uma vaga de titular na Comissão de Segurança Pública e Defesa Social, e uma suplência na Comissão de Redação Final. Marcos passou dois anos pegando pesado nas gestões do PSB, mas agora mudou o discurso.

DA COZINHA Assim como fez o ex-governador Eduardo Campos, que estimulou e ajudou na eleição de pessoas próximas, há suspeita de que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, candidato da Frente Popular ao Governo no próximo ano, possa fazer o mesmo com pessoas da sua cozinha. Dois nomes disparam nas bolsas de apostas: Rodrigo Farias e João Guilherme Ferraz. O primeiro pode ser alternativa para estadual, já o segundo para federal.

VACINAÇÃO  – Uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a empresa UBER vai garantir 10 mil viagens para realizar a imunização dos grupos prioritários, principalmente idosos, que têm mais dificuldades de mobilidade. A iniciativa foi apresentada pelo governador Paulo Câmara e o secretário Geraldo Júlio.

VACINAÇÃO 2 – O acompanhante do idoso com vacinação agendada em um posto na sua cidade poderá solicitar o Uber inserindo o cupom VACINAPE. O código só permite rotas com destino aos locais de vacinação autorizados pela empresa, e as viagens de ida e volta devem ser realizadas no mesmo dia. Os municípios contemplados são Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Camaragibe.

COBRANÇA – Conhecido pelas constantes cobranças voltadas à melhoria do transporte público, o deputado estadual Romero Sales Filho (PRB) marcou presença ontem em Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Escada para discutir o assunto.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS