RADAR POLÍTICO (10/02) – O fenômeno Gleide Ângelo

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


Eleita em 2018 com mais de 412 mil votos, o que a fez entra para a história como a deputada estadual mais votada de todos os tempos em Pernambuco, a Delegada Gleide Ângelo tem tudo para manter-se no topo em 2022.

Identificada pela sua aguerrida defesa em favor e proteção aos direitos das mulheres, Gleide Ângelo é vista pelo público feminino como exemplo de empoderamento e voz ativa daquelas que são covardemente agredidas, violentadas e mortas diariamente neste mundo de cultura machista.

Eleita com espetacular votação, talvez fosse esperado da Delegada Gleide Ângelo um certo comodismo no que se refere a sua atuação parlamentar, no entanto não só na tribuna da ALEPE e comissões, como também nas ruas, a delegada tem demonstrado uma performance admirável, o que sem dúvida deve refletir no seu desempenho nas urnas em 2022. Se na eleição passada Gleide era lembrada como a delegada que aparecia quase que diariamente na televisão, agora ela é conhecida pela política que não se afastou das suas raízes, mas sim que estreitou ainda mais os laços promovendo uma intensa agenda de visitas nos municípios e que possui uma interação invejável nas redes sociais.

Talvez alguém que não esteja acompanhado o trabalho dela possa acreditar que o fenômeno ocorrido em 2018 dificilmente possa se repetir, porém os mais atentos e sensíveis às tendências políticas não titubeará em afirmar que o fenômeno Gleide Ângelo deve se repetir no próximo ano e até com mais força.

EXÉRCITO – Feliz da vida após um excelente resultado nas eleições do ano passado, quando ficou entre os deputados federais de Pernambuco que mais elegeu prefeitos, André Ferreira (PSC) agora está dando assistência aos aliados em Brasília. Ontem passaram em seu gabinete os prefeitos Duguinha Lins (São Joaquim do Monte), Dr. Leandro (Gameleira) e Gildo Dias (Sairé), entre outros.

PRIORIDADE – Único deputado federal do PL em Pernambuco, Fernando Rodolfo tem a sua reeleição tratada como prioridade pelo partido cujo presidente estadual é o prefeito de Jaboatão e pré-candidato a governador Anderson Ferreira.

CAMINHO DAS PEDRAS – O prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha (PSL), desembarcou na capital federal no início desta semana e já cumpriu agendas com o ministro Gilson Machado Neto (Turismo) e o secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães. Com a experiência de três mandatos de prefeito, Flávio sabe como conseguir recursos e parcerias em Brasília.

MISSÃO – Estreante na Câmara de Vereadores do Recife, Joselito Ferreira já assumiu a missão de ser o vice-líder do PSB na Casa de José Mariano, além de ser designado para a vaga de titular nas Comissões de Direitos Humanos e Cidadania; e de Ética e Decoro Parlamentar. Na de Finanças e Orçamento ele será suplente. Metroviário por profissão e líder comunitário do bairro do Barro por 20 anos, Joselito mostrou força na última eleição quando conquistou 7.429 votos. O novo vereador também exerce forte liderança nos bairros de Jardim São Paulo, Estância, Areias e Tejipió.

RESPOSTA – A deputada estadual Teresa Leitão não gostou nem um pouco de ver que o Blog colocou na coluna de ontem que o PT não era tão independente assim na ALEPE em relação ao PSB. Para a parlamentar, o fato do partido ter sido indicado para Comissões na lista do líder do Governo Isaltino Nascimento fez parte de um entendimento com a presidência. Teresa reafirmou a postura de independência da sigla no Legislativo Estadual e informou que o Regimento Interno da ALEPE está em processo de mudança para abrir espaço para que os independentes possam indicar membros para as Comissões sem o intermédio de líderes da Oposição ou Governo.

AFINADOS – É grande a proximidade entre o ex-prefeito de Serra Talhada e pré-candidato a deputado estadual Luciano Duque e o deputado federal Fernando Monteiro. Ambos estavam ontem em Brasília com a prefeita Márcia Conrado garimpando recursos para a Capital do Xaxado.

PRESTÍGIO EM ALTA – Por falar em Fernando Monteiro, o deputado está entre os que mais conseguem destravar recursos para prefeitos, isso antes mesmo da eleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara, com quem Monteiro possui estreita relação. Agora a tendência é ele ampliar ainda mais o seu raio de influência na capital federal.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS