Radar Político (12/12) – PP, PT e PSD terão um peso maior na Reforma do Secretariado

Radar Político (12/12) – PP, PT e PSD terão um peso maior na Reforma do Secretariado

Coluna do Blog Ponto de Vista

Imagem: Ed Machado

Nas vésperas do período em que o governador Paulo Câmara deve anunciar a reforma no secretariado, cresce nos partidos da base a expectativa sobre quanto e qual o espaço que o chefe do Executivo Estadual disponibilizará para cada um.

Composto atualmente pelo PSB, PP, MDB, PSD, PR, PSD e PC do B, o primeiro escalão contará com a integração do PT e possivelmente do Solidariedade. Com a integração de novos partidos neste ambiente, começa a surgir rumores de que alguns partidos poderiam perder espaços para a entrada dos novatos. Entre algumas figuras, que parece não entender nada de política, há um movimento de que um desses partidos que deveria ter o seu tamanho reduzido no Governo seria o PP.

Em conversa com uma fonte do PSB, que prefere manter o nome sob reserva, fui informado que na reforma do secretariado o governador levará em consideração não apenas a valorização de aspectos técnicos para a montagem do próximo secretariado, mas também questões voltadas à governabilidade e manutenção do PSB no Governo do Estado e Prefeitura do Recife. Nestes dois últimos quesitos, revela a fonte, o PP será essencial para ajudar o PSB na eleição de 2020 na capital, uma vez que em 2019 o comando de dois grandes partidos que hoje compõem a Frente Popular passarão para as mãos de lideranças da oposição.

O primeiro será o PR, que sairá de Sebastião Oliveira para os braços de Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos Guararapes. O outro será o MDB, que em julho de 2019, com o término da vigência do mandato de Raul Henry a frente do Diretório Estadual, será entregue ao senador Fernando Bezerra Coelho. Por esta razão, visando garantir tempo de televisão e apoio para a eleição do Recife, tida como prioridade pelo PSB, é bem provável que na reforma do secretariado o governador contemple os partidos na proporção de sua importância não apenas para a governabilidade, mas também no que estas siglas podem lhe garantir no futuro visando à manutenção da hegemonia do PSB no estado. Neste contexto se encaixam não só o PP, mas também o PT, PSD e Solidariedade.

Vale lembrar que apesar de está preste a perder o comando do partido, Sebastião Oliveira não deixará de ter o seu espaço Governo, no entanto, apesar de ter saído fortalecido do processo eleitoral ao ampliar a sua votação, ao perder o PR ele terá a sua dimensão reduzida no que concerne à sua importância em relação à eleição do Recife, já que não terá o mesmo peso daqueles que possuem o comando de partidos, mesma situação de Raul Henry.

Com muita coisa a ser levada em consideração para fechar o novo secretariado, não será surpresa alguma, para aqueles que se debruçam em estudar a política estadual, ver que a nova equipe montada pelo governador Paulo Câmara será de um time que refletirá muito bem o tamanho equivalente à importância do que cada partido e liderança representam para perpetuação da Frente Popular, e, consequentemente, manutenção do PSB no poder.

Na política, as decisões inteligentes não pensam apenas no hoje, mas também no futuro.

Prioridade máxima – A manutenção da Prefeitura do Recife nas mãos do PSB é o objetivo nº 1 da sigla, para isto já escalou João Campos para a disputa. Felipe Carreiras, outro quadro com tamanho político significativo na capital, desponta como possibilidade para substituir o filho de Eduardo Campos. Entre João Campos e Felipe Carreiras, há quem afirme que este último leva ligeira vantagem de competitividade porque carrega consigo a marca da experiência devido a sua grande bagagem de serviços prestados ao município.

Prosa política – O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, e o secretário estadual do JSB, Thyago Bianchi, comandam neste quarta-feira 13/12 a 9ª edição do PROSA POLÍTICA. O encontro será às 17 horas, no Empresarial Burle Marx, no bairro da Boa Vista, e debaterá o “Protagonismo jovem nos espaços de poder”, que terá João Campos como debatedor, e “Escola sem Partido: as influências na juventude”, cujo palestrante será o deputado federal Danilo Cabral.

Excelente quadro – Na restruturação que fará no primeiro escalão e demais órgãos, o governador pode até tirar o PP do comando de SUAPE tendo como justificativa realizar um rodízio nas pastas e postos, mas a desculpa para isso jamais poderá ser baseada na alegação de que esta mudança se deu por problemas relacionados à corrupção ou incapacidade do atual diretor-presidente Carlos Vilar, que é de longe a maior autoridade em questão portuária no estado e possui bom trânsito com todas as autoridades e órgãos anuentes da área. A sua gestão é marcada pelo aumento no interesse de empresas nacionais e internacionais em investir no Complexo de Suape.

De olho na Capital – O recém-eleito deputado federal André Ferreira (PSC) está sendo estimulado a disputar a Prefeitura do Recife em 2020. Conta a favor do social cristão o bom desempenho que alcançou nas urnas do Recife nesta eleição, mais de 46 mil votos. Embora não revele se irá encarar o desafio, a verdade é que André já iniciou conversas para arregimentar interessados em disputar a Câmara Municipal e assim montar no mínimo uma chapinha forte para ampliar o número de vereadores do PSC na capital. Para os mais atentos, esta movimentação já é apontada como indícios de que ele já estaria pavimentando o caminho para uma candidatura majoritária. Atualmente o PSC conta com 3 vereadores na Casa de José Mariano.

Vai encarar? – Embora haja quem acredite que dificilmente a família Ferreira terá disposição e estrutura para encarar simultaneamente campanhas no Recife e Jaboatão, maiores colégios eleitorais do estado, o fato é que vindo dos Ferreiras não se pode subestimar nada. “Os meninos” dão nó em pingo d’água!

Chapinha 1 – Quem também está trabalhando para ampliar a participação no Legislativo do Recife é o PP. O partido elegeu 3 vereadores em 2016, entre eles a campeã de votos Michele Collins, e trabalha para ampliar este número para ao menos 6 em 2020.

Chapinha 2 – O Yotuber e digital influencer Ni do Badoque, que foi candidato a deputado estadual pela sigla, é um dos nomes que devem constar na chapinha. Testado nas urnas nesta eleição, Badoque teve quase 4 mil votos somente na capital. No meio político ele é apontado como nome bastante competitivo para conquistar uma das 39 vagas da Câmara do Recife na próxima eleição.

Exemplo a ser seguido 1 – O prefeito de Joaquim Nabuco, Neto Barreto (PTB), bem que poderia ensinar a muitos gestores a fórmula  para manter as finanças no verde. Desde que assumiu em 2017 ele nunca atrasou o salário dos servidores municipais, efetivos, contratados, comissionados, aposentados e pensionistas, ao contrário, tem por rotina sempre pagar aos colaboradores com antecedência. Inclusive já pagou até o 13º terceiro no início do mês. Para completar, já anunciou para o dia 24 um evento para animar os festejos natalinos na cidade.

Exemplo a ser seguido 2 – Outro prefeito que também é conhecido como bom pagador é Franz Hacker (PSB), de Sirinhaém. Enquanto alguns municípios penam para pagar o 13º, Franz já pagou o abono natalino no mês de novembro. Não bastasse manter os salários em dia, ele transformou o município em um verdadeiro canteiro de obras.

Feira Nova – O prefeito Danilson Gonzaga (psd) , aos poucos tem conseguido dar uma nova cara ao município de Feira Nova, no Agreste Setentrional. Neste mês ele realiza a entrega de um veículo e outros equipamentos para o Conselho Tutelar, inaugura a reforma e modernização da sede da prefeitura, além de um posto de saúde no loteamento Ana Barbosa Chaves. Para o próximo ano já são esperados a obra de asfaltamento do centro, algo conseguido pelo gestor na semana passada em passagem por Brasília, e a construção do Portal da Cidade, que contará com recursos de uma emenda do deputado estadual Joaquim Lyra (PSD).

Companheirismo – O pré-candidato a vereador de Jaboatão, Edclecio Bocão, reuniu amigos no dia de ontem, na padaria Del Rei, em Piedade, para confraternizar. Conhecido por sua espontaneidade e facilidade de construir amizades, Bocão se apresenta como opção para aqueles eleitores que esperam um vereador atuante e combativo.

Machados – Nesta semana o prefeito Argemiro Pimentel (PSB) sofreu uma indigesta derrota na Câmara de Vereadores. Com o placar de 5×3 o Legislativo Municipal não autorizou o parcelamento da dívida que a Prefeitura tem com o Regime Próprio de Previdência. O resultado expôs a fragilidade do gestor na área de articulação e liderança.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS