Radar Político (13/01) – Raul Henry constrange o PSB

Radar Político (13/01) – Raul Henry constrange o PSB

Saiba mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

As movimentações do deputado federal e presidente estadual do MDB, Raul Henry, em torno de disputar a Prefeitura do Recife, é, no mínimo, uma estratégia formada para chantagear o PSB. Foi o que afirmou um cardeal de um partido que compõe a Frente Popular. Para esta fonte, o posicionamento de Raul constrange o PSB, serve de mal exemplo para os demais partidos e estimula as siglas aliadas a fazerem o mesmo. Vale destacar que o MDB de Raul concentra significativo espaço no Governo do Estado e Prefeitura do Recife.

Com declarações de que pode disputar a Prefeitura, Raul vai de encontro aos planos do PSB que está empenhado no fortalecimento do nome do deputado federal João Campos na disputa pela sucessão na capital. Faz-se também necessário o registro de que o governador esteve em Serrambi na casa de Raul. Seria um movimento para demover a pré-candidatura do emedebista?

Não há dúvida de que ao ponto que chegou, Raul mais que esticou a corda. Caso recue, vai confirmar o que alguns imaginam. Está chantageando o PSB. Qualquer que seja a decisão de Henry, ela vai no sentido de emparedar ou constranger os socialistas. O que o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Júlio estão esperando em relação ao MDB? Vão deixar que essa situação contamine toda a Frente ou irão tomar algum posicionamento no sentido de enquadrar o MDB?

ACERTOU NA VEIA – Candidatíssimo à reeleição, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB), deu um verdadeiro xeque-mate na Oposição ao convidar o cantor Rogério Som para compor a sua chapa como vice. A estratégia, que foi publicada em primeirão pelo Blog Ponto de Vista, fortalece o nome de Lula entre a juventude e também neutraliza o avanço dos adversários em Ponte dos Carvalhos, distrito onde Rogério nasceu e é muito querido. Por essa Elias Gomes, Keko do Armazém e Delegado Rezende não esperavam. Uma verdadeira jogada de mestre.

ALTERNATIVA – Vozes influentes da sociedade civil organizada de Goiana começam a defender o nome do ex-deputado Harlan Gadêlha para disputar a prefeitura. Advogado tributário e com larga experiência na área pública, Harlan se apresenta como uma excelente opção à gestão medíocre do prefeito Osvaldinho (MDB).

UMA PENA – Outro prefeito que tem realizado uma gestão medíocre é Manuel Botafogo em Carpina. A “capital da Mata Norte” há muito deixou de se destacar pelo seu potencial econômico na região. Ultimamente Carpina só tem ocupado o noticiário com informações que dizem respeito a forma arrogante e prepotente com que Botafogo tem agido no município. Ele é o tipo de prefeito dispensável. Não deixará saudades quando deixar a prefeitura.

NEM UM PIU – Ainda rende no meio político e jurídico as declarações do vereador recifense Jayme Asfora (Sem partido) que acusou a cúpula do Ministério Público de Pernambuco de servir ao PSB.“ O procurador-geral e seu entorno são capturados (pelo PSB)”, afirmou Asfora. A expectativa agora gira em torno do posicionamento do procurador-geral do MPPE, Francisco Dirceu Barros (imagem), que até agora não se pronunciou. O único que defendeu a Instituição foi o procurador Cristiano Pimentel, do MPCO, que participou do debate com os vereadores Jayme Asfora e Samuel Salazar na CBN e repudiou as declarações de Asfora.

VIRALIZOU – O pré-candidato a vereador do Recife, Igor Alves, tem protagonizado inúmeras entrevistas a emissoras de TV em pautas defendendo os interesses da população da periferia. Uma entrevista sua a Globo Nordeste na semana passada viralizou depois que ele ironizou uma resposta da EMLURB em relação à coleta de lixo no bairro do Coqueiral.

ARTICULADA – A deputada estadual e vice-presidente da ALEPE, Simone Santana (PSB), ofereceu no último sábado, em Ipojuca, um almoço para seus colegas de Plenário. Registraram presença as deputadas Fabíola Cabral e Roberta Arraes, além dos deputados Sivaldo Albino, Wanderson Florêncio, Álvaro Porto e Antônio Coelho. Na ALEPE Simone não só se destaca pelo trabalho parlamentar de alto nível, como também pelo seu poder de articulação e estreita relação com os colegas. Caso ela decida disputar a reeleição para a Mesa, não há concorrente à altura.

PRIORIDADES – Presidente estadual do PP, o deputado federal Eduardo da Fonte reforçou neste domingo as pré-candidaturas à prefeito de Zé Maurício e Miguel Barbosa em João Alfredo e Bom Jardim, respectivamente. Além deles, o PP tem como prioridade no Agreste Setentrional a reeleição das prefeitas Mariana Medeiros (Cumaru) e Rênya Carla (Passira), além da eleição de Fernando Aragão (Santa Cruz do Capibaribe), Rosineide Barbosa (Casinhas), Professor Jurandir (Taquaritinga do Norte) e Zé Nilton (Limoeiro). Tamanha competitividade dos candidatos pode fazer do PP o grande vencedor das eleições no Agreste Setentrional.

PRIORIDADES 2 – Por sua vez, na Mata Norte, Eduardo da Fonte priorizou a eleição de Paquinha (Macaparana), Marcone (São Vicente Férrer), Marinaldo Rosendo (Timbaúba) e Dr. Fernando Augusto (Araçoiaba). No estado o PP se prepara para disputar 100 prefeituras.

REPÚDIO – No município de Gameleira, na Mata Sul, o comunicador Rodrigo, da TV Gameleira, denunciou nas redes sociais que foi agredido fisicamente pelo coronel da reserva Ramos, ex-prefeito e esposo da prefeita Verônica Souza (PSB). Independente da motivação que levou a agressão denunciada por Rodrigo, o Blog Ponto de Vista repudia todo ato de violência. Aquele ou aquela que se sentir ofendido por publicações deve procurar a Justiça, jamais partir para a agressão física.

SE EU PERGUNTAR ALGUÉM RESPONDE? Raul Henry e André de Paula vão romper com a Frente Popular ou é fogo de palha?

SE LIGA: A coluna Radar Político do Blog Ponto de Vista agora será de segunda à sexta. Você pode conferir nesses dias a partir da 0 hora.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS