Radar Político (13/01) – Sílvio Costa Filho rumo ao protagonismo em 2022

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


Eleito em 2018 com o apoio de 5 prefeitos, o deputado federal Sílvio Costa Filho ampliou de forma significativa a sua base que hoje conta com expressivos 19 prefeitos distribuídos entre os eleitos pelo Republicanos, partido que comanda no estado, e outras siglas. Vale lembrar que Costa fez o seu partido saltar de 0 prefeitos em 2016 para 14 na eleição do ano passado.

De volta à Frente Popular, de onde ficou afastado desde o ano de 2013, Sílvio retorna por cima, com musculatura e prestígio. Caso mantenha essa crescente até 2022, não seria muito dizer que ele poderá ser lembrado para figurar na chapa majoritária como companheiro de chapa de Geraldo Júlio na vice ou candidato ao Senado.

SINTONIA – A frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio (imagem), deve realizar uma série de  mudanças na pasta para acomodar a sua equipe. Com quadros remanescentes da PCR Geraldo tem a intenção de tornar a gestão mais arrojada e dinâmica. A sintonia dos profissionais que estiveram com ele nos oitos anos na sua passagem pelo comando do Recife só tem a acrescentar neste processo.

ABRINDO AS PORTAS -Com forte ligação com o município do Cabo de Santo Agostinho, onde possui uma indústria que emprega milhares de pessoas, o deputado Clóvis Paiva (PP) foi responsável por  articular uma audiência entre o governador Paulo Câmara e o prefeito Keko do Armazém (PL), seu aliado. Ainda ontem, Paiva também acompanhou o prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, em encontro com o governador.

ELEIÇÃO – No próximo dia 28 de janeiro a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) realiza Assembleia para definir a Comissão Eleitoral que será responsável pela formulação do calendário eleitoral sobre a sucessão do Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da entidade. Em setembro do ano passado o Estatuto da AMUPE sofreu alteração e agora permite que Associados Honorários (ex-presidentes ou pessoas que lhe prestarem relevantes serviços, indicadas por no mínimo de 20 associado) possam concorrer.

GRANDE QUADRO – A frente da AMUPE há 8 anos, o agora ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (imagem), é lembrado por colegas para concorrer novamente à presidência. Conhecido por sua paixão pela causa municipalista, Patriota colocou a entidade em um novo patamar.

AVISO PRÉVIOPetistas acomodados na estrutura da robusta Secretaria de Desenvolvimento Agrário já estão com os dias contados. A expectativa é que já nas próximas semanas a pasta seja entregue para o PP. Antecipar a entrega dos cargos para deixar o governador à vontade seria a saída mais honrosa.

NA MIRAO poderoso DETRAN ja entrou no radar de alguns partidos que desejam a ampliação do espaço no Governo do Estado. O que resta saber é se terão força o suficiente para arrancá-lo das mãos do MDB.

EM ALTA – Candidatíssimo a uma vaga na ALEPE, o ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, segue ampliando de forma significativa a sua base de apoio, sobretudo no Sertão do Pajeú, Central e Moxotó.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS