RADAR POLÍTICO (13/02) – A força da Federação PP/União Brasil

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Luciano Bivar Deputado Eduardo da Fonte

Escrito por Wellington Ribeiro 

Não é segredo para quem acompanha a política de que está em processo de gestação a Federação entre o PP e União Brasil. A oficialização deste projeto criará um bloco partidário de grande dimensão do ponto de vista político/eleitoral que reunirá 106 deputados federais. 47 do PP e 59 do União Brasil.

O poder bélico desta Federação não apenas se resumirá na força política na Câmara Federal, onde possui mais de 1/5 do parlamento, mas também se refletirá no tempo de rádio e tv, sendo o bloco partidário que deterá o maior tempo de propaganda eleitoral, superando partidos como o PL e a Federação PT/PV/PCdoB.

No que se refere a Pernambuco, as duas principais lideranças da Federação PP/União Brasil são os deputados federais Luciano Bivar e Eduardo da Fonte, políticos que já emitem sinais de alinhamento. Bem verdade que os dois, além do deputado federal Lula da Fonte, filho de Eduardo, fizeram questão de chegar e sair juntos do encontro com a governadora Raquel Lyra na última sexta (10).

Em Pernambuco Eduardo da Fonte/Lula da Fonte e Luciano Bivar possuem juntos mais de 30 prefeitos e na ALEPE o PP/União Brasil têm 13 deputados estaduais, o que faz do bloco o maior no Legislativo Estadual empatando com o PSB que também tem 13 parlamentares.

Concretizando esta Federação, PP e União Brasil reunirão uma força política de grande proporção com poder suficiente para pautar boa parte da política pernambucana, sobretudo nas eleições municipais de 2024.

NA OPOSIÇÃO – É voz corrente entre lideranças políticas próximas ao prefeito João Campos que o clima entre o gestor e o PP é de afastamento. Políticos do PP também confirmam a informação e acreditam que a situação é irreconciliável. Na eleição de 2024 no Recife o PSB e o PP estarão em lados opostos.

SUCESSO – O Baile Municipal do Recife, ocorrido no último sábado (11) atraiu um grande público de foliões. Por lá não faltou frevo, maracatu e outros ritmos tradicionais, além de uma excelente organização.

CONCORRIDO – Prefeitos, ex-prefeitos, deputados e vereadores também marcaram presença no Baile Municipal. Foram recebidos no camarote oficial da Prefeitura pelo anfitrião João Campos.

MUDANÇAS – Em breve o prefeito do Recife vai anunciar mudanças nos comandos das secretarias de Habitação e Meio Ambiente. As pastas serão entregues a nomes indicados pelo PT. Corre a informação de que Habitação será comandada por Oscar Barreto. Vale lembrar que no último sábado (11) o  Diretório Municipal do PT aprovou por unanimidade a participação da sigla na gestão do prefeito do Recife João Campos (PSB).

BUSCA PELO CONSENSO – Na próxima sexta (17) termina o prazo para a inscrição das chapas que concorrerão a eleição da nova diretoria da AMUPE. O atual presidente José Patriota anda trabalhando para que haja uma chapa única. A prefeita Márcia Conrado (Serra Talhada) e os prefeitos Rodrigo Pinheiro (Caruaru) e Marcelo Gouveia (Paudalho) têm interesse em disputar a presidência.

ALGUÉM RESPONDE? – Qual será o próximo partido que João Campos irá contemplar na sua gestão?

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS