Radar Político (14/05) – Apresentadores de TV são cotados para disputar eleições de 2020

Radar Político (14/05) – Apresentadores de TV são cotados para disputar eleições de 2020

Saiba mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

A descrença da população com a classe política nas eleições de 2018 fez surgir um fenômeno que valorizou a ascensão dos chamados “outsiders”, figuras que diante do momento crítico da conjuntura política acabam se tornando alternativa ao político tradicional. Em Pernambuco este fenômeno fez despontar nomes como a delegada Gleide Ângelo, o então apresentador de TV Fernando Rodolfo, o delegado Lessa e o jovem Túlio Gadêlha, este último, embora já tivesse se aventurado em outras disputas eleitorais, acabou sendo impulsionado pelo relacionamento com a apresentadora global Fátima Bernardes, ganhou projeção na mídia e desbancou dois deputados experientes em sua coligação.

Agora, para as eleições de 2020, com a classe política ainda em baixa, não há dúvidas de que o campo continua aberto para o surgimento de novos nomes. Neste quesito, digitais influencers e apresentadores de televisão levam vantagem.

Embora até o presente momento apresentadores de telejornais das principais emissoras do estado não tenham externado oficialmente a intenção de entrar na disputa eleitoral do próximo ano, o que sem dúvida é normal, já que é comum os interessados esticarem a corda ao máximo para garantir que a exposição permaneça pelo maior tempo possível nos meios de comunicação, o Blog Ponto de Vista já recebeu informações de que alguns deles já estão sendo procurados por partidos. Há inclusive um caso em que o interesse pela política partiu do próprio apresentador que recentemente se reuniu com um dirigente partidário.

À frente de programas de TV com grande audiência por abordarem temas policialescos; voltados à prestação de serviços; e até de entretenimento, todos de significativo apelo popular, nomes como o de Hugo Esteves (Balanço Geral – TV Clube/Bandeirantes); Ciro Bezerra (O Povo na TV – TV Jornal/SBT); Aderbal Barros (Jogo Aberto – TV Tribuna/Band); Sérgio Dionísio (Nova Geral – TV Nova/Cultura); e Cardinot (Por Dentro – TV Jornal/SBT), são os que possuem maior potencial eleitoral para disputar vagas nas câmaras de vereadores servindo como puxadores de voto, ou até mesmo encarar a disputa por prefeituras de municípios da Região Metropolitana. Alguns desses nomes comandam inclusive programas de rádio com grande audiência, o que amplia ainda mais o seu raio de alcance na população.

Embora poucos estejam dispostos a abdicar de suas carreiras para entrar na política, não resta dúvida de que caso desejem entrar na política eles podem se tornar em uma dor de cabeça para muitos políticos tarimbados e surpreender nas urnas.

Potencial desperdiçadoTambém apontada como outsider graças a sua forte atuação contra a corrupção na extinta Decasp, a delegada Patrícia Domingues tem o nome lembrado para encarar uma disputar pela Prefeitura do Recife no próximo ano. Caso profissionalizasse a sua comunicação, a delegada poderia está com a imagem ainda melhor posicionada na mídia em geral.

Confiante– Apesar de ter dormido no ponto ao ter permitido a eleição do seu adversário André Empreiteiro para a presidência da Câmara de Vereadores, o prefeito Xisto Freitas tem se mostrado muito confiante na reeleição, tudo porque a sua gestão é aprovada por mais de 70% da população.

Desembarque– Um importante quadro do PTB de Armando Monteiro está em conversas avançadas com Eduardo da Fonte. Caso a ida deste quadro para o PP se concretize, a situação representará sem dúvida uma grande baixa para o grupo do ex-senador.

Transferência– A migração de quadros da oposição para partidos da base é um movimento muito comum em períodos que antecedem as eleições municipais. Neste ponto o PP se apresenta como o partido governista com maior poder de atração. Em alguns casos a migração para o PP representa na política local um processo menos traumático para uma liderança que tempos atrás estava no palanque de Armando Monteiro.

Pauta conservadora– A Assembleia Legislativa de Pernambuco instala nesta quarta-feira (15) a Frente Parlamentar em Defesa da Vida, Família e Políticas Sobre Drogas. O Colegiado, que será coordenado pelo Pastor Cleiton Collins (PP), contará com uma equipe de especialistas contrários ao aborto, ideologia de gênero e liberação do uso de drogas, além de psicólogo e terapeuta familiar. Todos voluntários. Conservador, Cleiton Collins é uma das principais vozes do seguimento evangélico em Pernambuco.

Saravida– Por falar em Collins, no último domingo ele comemorou o Dia das Mães em um Centro de Recuperação no município de Vitória de Santo Antão. A instituição atua na recuperação de dependentes químicos. O evento reuniu internos e familiares.

Brasília – O prefeito de Limoeiro, Joãozinho (PSB), embarcou no início desta semana para a capital federal no objetivo de destravar recursos. A promessa é de que ele volte com a bagagem repleta de novidades que devem garantir a ampliação das obras que já estão sendo tocadas no município.

Cortando fitas – O governador Paulo Câmara desembarca nesta terça-feira (14) no município de Abreu e Lima para cumprir agenda ao lado do prefeito Pr. José Marcos (PSB). A inauguração da reforma de postos de saúde e a assinatura da regularização fundiária de 5.848 unidades habitacionais estão entre os compromissos.

Um olho no padre, outro na missa– Apesar da tarefa de primeiro-secretário da ALEPE exigir muito do seu tempo, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) não tem negligenciado na atividade legislativa. Só neste ano ele foi o autor de vários projetos, entre eles dois que amplia a participação popular na formulação de Projetos de Leis; outro que dispõe sobre a obrigatoriedade do teste do bracinho nas unidades de Saúde; e um que amplia a exigência da Ficha Limpa para cargos comissionados em Pernambuco.

Atropelando– Em entrevista concedida à Rádio Pajeú FM, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares (PSB), se antecipou e já declarou que é pré-candidato em 2020. Ele disputa com o atual vice-prefeito Alessandro Palmeira o apoio do prefeito José Patriota (PSB). Em reserva, uma liderança próxima a Patriota afirmou que Tontonho colocou o carro na frente dos bois. “A atitude dele de se antecipar e quase querer impor o nome como candidato do grupo é um desrespeito à liderança do prefeito Patriota, que é o principal condutor do processo”, disparou.

Racha– Em contato com o Blog, outra fonte afirmou que o a preferência de Patriota seria pelo vice Sandrinho. O distanciamento entre Tontonho Valadares e José Patriota só aumenta a cada dia. Nas eleições de 2018 cada um apoiou deputados diferentes.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Nos siga também no Instagram @blogpontodevistape

Escrito por Wellington Ribeiro 

COMENTÁRIOS