Radar Político (15/01) – As razões que devem levar Bivar a apoiar João Campos

Saiba mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link


Sem espaço algum na estrutura do Governo Federal depois de sua briga com o presidente Jair Bolsonaro, o deputado e presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, parece começar a avaliar a possibilidade de ser acomodado pelos guarda-chuvas do Governo do Estado e Prefeitura do Recife. Para isto, um canal de diálogo já teria sido aberto pelos socialistas no sentido de atrair o PSL para a base.

Com um robusto tempo de televisão, porém sem candidato competitivo a prefeito do Recife, o PSL há muito tem percebido que caminhar na oposição na condição de coadjuvante seria uma espécie de desperdício de capital político, sobretudo porque o grupo oposicionista anda sem rumo e perspectiva de poder. Por esta razão, a possibilidade de união com o PSB passou a ser considerada uma realidade factível.

Na hipótese de junção à Frente Popular, e, consequentemente, apoio à eleição de João Campos no Recife, o PSL ofereceria aos socialistas o seu tempo de televisão, o maior entre as siglas; neutralizaria um possível prejuízo neste âmbito com saída do PT da coalizão; e fragilizaria ainda mais a oposição. Em contrapartida seria contemplado com espaços nas estruturas da Prefeitura do Recife e Governo do Estado. É Bivar dando a volta por cima!

SERÁ? – Ganhou força nesta semana a possibilidade do MDB ampliar o seu espaço no Governo Estadual como forma de compensação à retirada da pré-candidatura de Raul Henry na disputa pela Prefeitura do Recife.  A secretaria supostamente negociada neste processo seria a de Educação. Caso este fato se concretize ele será um indicativo de que a pré-candidatura de Raul não teria passado de chantagem e barganha.

IMBRÓGLIO – Em Água Preta é grande a expectativa sobre qual será o resultado da reunião do próximo dia 27 entre a cúpula estadual do PSB.  Na pauta, a discussão sobre como ficará o diretório municipal de Água Preta, hoje nas mãos do prefeito Eduardo Coutinho, rompido com o Palácio. Socialista histórico, Coutinho é um dos representantes do PSB de Pernambuco no Diretório Nacional da Sigla.

IMBRÓGLIO 2 – Pré-candidato a prefeito de Água Preta, o empresário Noé Magalhães tem externado impaciência quanto à demora na resolução do problema relacionado ao diretório municipal do PSB. Ele, que apoiou o governador nas eleições de 2018, é adversário de Eduardo Coutinho e espera que o partido fique sob o seu comando. Vale destacar que Noé é irmão do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB).

ANIMADO – Prefeito de Ipojuca por quatro ocasiões, Carlos Santana segue pavimentando o caminho para voltar ao comando do município. Conversas ao pé do ouvido e reuniões com lideranças têm preenchido a sua agenda diariamente. No meio político a sua candidatura é tida como demasiadamente competitiva. A prefeita Célia Sales que se cuide!

PÉ NA ESTRADA – O deputado estadual Henrique Filho e o ex-deputado Henrique Queiroz estiveram no município de Exu, no Sertão do Araripe, para reforçar a pré-candidatura de João Victor que terá Dr. Ulisses como vice. A candidatura ainda conta com o apoio do ex-prefeito Jailson Bento, dos vereadores Irãley, Fernando, Roberto e Arnaldo, além do empresário Wanderley.

GLÓRIA DO GOITÁ – Enquanto a prefeita Adriana Paes (PSD) caminha para disputar a reeleição com o apoio de 5 dos 11 vereadores, a oposição bate cabeça desunida. O ex-prefeito Dr. Miranda, detentor de forte liderança, porém inelegível por ter contas rejeitadas na Câmara, pretende lançar a sobrinha Winny Miranda. Vale ressaltar que outros nomes no bloco oposicionista também têm surgido, como é o caso de Germano Barros, Melquezedeque da Farmácia e Jaime Lima, popularmente conhecido por Jaiminho de Judas. Caso haja a união da oposição a briga promete ser boa por lá.

REFORÇO – Além de nomes já tarimbados na política, o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP, também tem arregimentado nomes bem conhecidos dos recifenses que não têm ligação com a política para concorrerem à Câmara de Vereadores do Recife. O mais recente anunciado foi Carlinhos Bala, ex-jogador do Sport, Santa Cruz e Náutico.

REFORÇO 2 – Por sua vez, o presidente estadual do PSC, o deputado André Ferreira, também tem dedicado boa parte do seu tempo na formulação da chapinha proporcional do partido no Recife. Quem deve sair candidato a vereador pelo PSC é o conhecido apresentador Hugo Esteves.

SE EU PERGUNTAR ALGUÉM RESPONDE ? Na tão falada reforma do secretariado o PP, AVANTE e Solidariedade terão seus espaços ampliados ou apenas o MDB e PSL abocanharão cargos no Governo do Estado?

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS