conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU
Blog Ponto de Vista
Coluna Radar Politico

por Wellington Ribeiro

Informações atualizadas, destaques e análises do que acontece nos bastidores da política

Governadora Raquel Lyra
Governadora Raquel Lyra

Coluna Radar Político

RADAR POLÍTICO (15/01) – Classe política na expectativa de uma minirreforma no secretariado de Raquel Lyra

Governadora Raquel Lyra
Embora a governadora Raquel Lyra não tenha sinalizado abertamente para a realização de uma minirreforma no secretariado que contemple, sobretudo, a classe política, entre deputados e presidentes de partido existe um sentimento de otimismo no sentido de um movimento nesta direção. Com um 2023 marcado pela entrega do comando de secretarias a quadros técnicos que em grande maioria não conseguem aproveitar o potencial que a pasta oferece e com isto deixam de fortalecer uma imagem positiva do governo, surge entre aliados a expectativa de que a governadora mude de estratégia e passe a substituir parte do primeiro escalão por quadros políticos. Neste contexto estaria não apenas a contemplação de partidos aliados, mas também movimentos para a atração de outras siglas para a base, a exemplo do PDT. No caso do PDT o nome da vice-prefeita do Isabella de Roldão está em alta na “bolsa de apostas’.

Com uma relação entre o Palácio do Campo das Princesas e ALEPE marcada por conflitos durante o ano de 2023, existe os que acreditem que a governadora possa nesta eventual minirreforma chamar deputados para compor o secretariado, o que serviria como uma sinalização positiva em direção à Casa de Joaquim Nabuco. Os olhos agora se voltam para as nomeações que a governadora irá fazer para as novas secretarias de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas, porém outras pastas e órgãos podem entrar no jogo para contemplar a classe política.

Uma coisa é certa: a governadora Raquel Lyra vai começar a segunda quinzena de janeiro recebendo cardeais partidários no Palácio do Campo das Princesas.

ENGROSSANDO O CALDO – Se depender da oposição o prefeito de Itamaracá Paulo Batista não terá vida fácil na eleição deste ano. No evento que marcou os 80 anos de Lia de Itamaracá nomes como os ex-prefeitos Tato e Paulo Galvão, o presidente da Câmara Ailton Aguiar, os vereadores Manoel do Gás e Zé Elias, o ex-prefeito de Itapissuma Cal Volia, além dos ex-vereadores Chicão e Sargento Edson, e lideranças com Thyago Moura e Bruno Reis fizeram questão de posar juntos para foto e sinalizar a união da oposição em torno de um único projeto.

TÁ NO DNA – As movimentações que o advogado João Guilherme anda realizando em Limoeiro alimenta especulações de que ele estaria preparando o terreno para ingressar na política. João Guilherme é filho do ex-deputado José Humberto Cavalcanti e sobrinho dos ex-prefeitos Zé Arthur e Ricardo Teobaldo. A família Cavalcanti/Teobaldo é aliada do prefeito Orlando Jorge.

BEM NA FITA – Depois de fechar o seu terceiro ano de mandato com uma série de inaugurações, o prefeito de Petrolândia Fabiano Marques (Republicanos) segue sem dar chance para que a oposição cresça. Para este ano o gestor promete seguir no mesmo ritmo. Da forma como está conduzindo o município a sua reeleição é líquida e certa.

BEM NA FITA 2 – Outro prefeito que também criou um ambiente desfavorável para a oposição foi Zé Martins, em João Alfredo. Conhecido pela capacidade de articulação para atrair recursos, Zé Martins transformou o município em um verdadeiro canteiro de obras. Além disso, segue desidratando a oposição com um grande número de adesões ao seu grupo.

MAIS QUE UM REPRESENTANTE – O deputado estadual Eriberto Medeiros Filho (PSB) sempre que tem oportunidade faz questão de visitar o município de São José da Coroa Grande onde se sagrou como o parlamentar mais votados de toda história por lá. Com uma atuação destacada no Legislativo Estadual em defesa ‘Terra das Piscinas Naturais’ no Legislativo Estadual, Eriberto Filho se porta não apenas como representante do município, mas como um verdadeiro entusiasta ao fazer questão de sempre utilizar as suas redes sociais para divulgar os potenciais turísticos do local e convidar os turistas para visitá-lo.

REPETIR A DOSE – Depois do grande evento que promoveu em Ipojuca e que serviu para fortalecer a pré-candidatura de Adilma Lacerda à Prefeitura, o Progressistas fará movimento semelhante nos municípios do Cabo de Santo Agostinho com Keko do Armazém e em Moreno com Edmilson Cupertino. O partido tem como prioridade a reeleição dos dois gestores.

ALGUÉM RESPONDE? Quais partidos serão contemplados com a minirreforma no secretariado de Raquel Lyra?

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.