Radar Político (15/02)- Indefinição do MDB gera ambiente de instabilidade para aliados de FBC e Jarbas

Radar Político (15/02)- Indefinição do MDB gera ambiente de instabilidade para aliados de FBC e Jarbas

Faltando apenas vinte e um dias para a  janela partidária que neste ano ficará aberta entre os dias 7 de março até 7 de abril, período em que deputado

Radar Político (25/09) – O “Chapão da Morte” na ALEPE e suas consequências
Coluna Ponto a Ponto (09/07) – As saídas para o país não podem esperar só por 2018.
RADAR POLÍTICO (19/04) – Lula impõe medo aos candidatos majoritários da Direita no Nordeste

Faltando apenas vinte e um dias para a  janela partidária que neste ano ficará aberta entre os dias 7 de março até 7 de abril, período em que deputados estaduais e federais podem migrar para outro partido sem prejuízo da perda do mandato, a indefinição quanto em que mãos ficará o comando do MDB em Pernambuco tem criado um clima de instabilidade para aqueles que pretendem concorrer pela sigla.

Alinhados com o projeto de reeleição do governador Paulo Câmara, os deputados estaduais Ricardo Costa, Tony Gel e Gustavo Negromonte, além do deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Habitação Kaio Maniçoba, se veem diante de uma situação difícil por conta da disputa travada entre o senador Fernando Bezerra Coelho e o vice-governador Raul Henry. Apesar de expressarem publicamente confiança quanto ao comando do partido permanecer sob o domínio de Raul, a dúvida acerca do desfecho devera leva-los a escolher outra sigla para se abrigar, uma vez que esta disputa deverá ultrapassará o limite da janela partidária.

Por sua vez, a incerteza sobre o resultado desta disputa também tem levado aliados do senador Fernando Bezerra a reavaliarem a filiação ao MDB, mesmo FBC garantindo-lhes que ficará com o comando da sigla. Um pré-candidato a deputado estadual ligado a Fernando que já expressou preocupação em relação a este imbróglio foi o ex-prefeito de Belém do São Francisco Gustavo Caribé, que já antecipou que escolherá outra sigla para concorrer em 2018.

Devido a grande instabilidade quanto ao resultado final desta disputa, entre as certezas que existem até então é que o senador Fernando Bezerra está decidido a ultrapassar o período da janela partidária para brigar pelo comando da sigla, pois ele é o único que pode se dar ao luxo de não concorrer às eleições deste ano caso perca a parada, uma vez tem mais quatro anos no Senado pela frente.

No entanto, Jarbas e Raul parece estarem dispostos a ir adiante com a briga. Caso isto se configure, estaremos perto de testemunhar um confronto que abaterá ao menos uma liderança de grande expressão no Estado antes mesmo da eleição acontecer. Fernando Bezerra ou Jarbas e Raul? Façam suas apostas!

Exemplo a ser seguido – O trabalho desenvolvido pelo Tenente-coronel Souza Filho à frente do 10•BPM, sediado em Palmares, é alvo de elogio por parte da população dos municípios de sua abrangência. Com muito diálogo com a sociedade civil organizada e com uma participação direta nas ações de rua o oficial tem animado a tropa e conseguido impedir o avanço da criminalidade na região.

Glória do Goitá – O ex-prefeito Dr.Miranda (PTB) mostrou força e prestígio político ao arrastar uma verdadeira multidão pelas ruas da cidade com o seu Bloco Poeira. Quem também participou do evento foram o deputado estadual José Humberto e o pré-candidato a federal Júnior Uchôa. Ambos serão apoiados por Miranda na eleição de outubro.

Rio Formoso – A prefeita Isabel Hacker (PSB) assina nesta quinta-feira (15) a Ordem de Serviço para a reforma do Ginásio Municipal Roberto Mota de Lima. As obras serão realizadas com recursos provenientes de um emenda da deputada estadual Simone Santana (PSB) e do tesouro municipal.

São José da Coroa Grande 1 – Mesmo sem ser apoiada pelo prefeito Pel Lages (PEN) a deputada estadual Simone Santana (imagem) destinou uma emenda parlamentar para a aquisição de uma ambulância para o município. Lá, Simone conta com o apoio dos ex-prefeitos Barbosa e João Baleia.

São José da Coroa Grande 2 – Outro deputado que não conta com o apoio do prefeito, mas que mandou emenda para o município foi Zé Maurício (PP). Os recursos destinados por ele foram responsáveis pela aquisição de outras duas ambulâncias. Os veículos foram entregues recentemente. Vale lembrar que Pel votará em Davi Muniz para estadual.

Fora da Zona – Devido às movimentações que tem feito no sentido de ampliar as suas bases de apoio, o deputado federal Marinaldo Rosendo (imagem) já não mais aparece na lista daqueles que dificilmente se reelegeriam. A recuperação de Rosendo ante os ataques que sofreu por parte do Palácio às suas bases está surpreendendo. De ida para o PP de Eduardo da Fonte, Marinaldo tem conseguido uma sobrevida e pode surpreender nas eleições deste ano ao se reeleger.

Vale registrar – Desde que a gestão do Prefeito Geraldo Júlio (PSB) tirou a confecção do Galo das mãos do artista plástico Sávio Araújo que o maior símbolo do Carnaval em Pernambuco é motivo de piadas.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMMENTS