Radar Político (16/01) – A quem interessa tirar Marília Arraes da disputa pela prefeitura do Recife?

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


Apesar de ser novata no Partido dos Trabalhadores, com apenas 3 anos e 10 meses de filiada, a deputada Federal Marília Arraes conquistou neste curto espaço de tempo um protagonismo 
surpreendente dentro da sigla. Em 2016 se reelegeu como a sexta vereadora mais votada do Recife, inclusive com votação bem superior a outros filiados históricos do PT. Já no ano de 2017 e 2018 percorreu todo o estado e consegui tornar competitiva a sua pré-candidatura à governadora do Estado. Porém, na a véspera da eleição, em agosto de 2018, a Executiva Nacional do Partido, contrariando o desejo majoritário da militância petista no estado e atendendo a um desejo do senador Humberto Costa, decidiu retirar a candidatura dela para se unir ao PSB. Na época, no meio político pernambucano não se falava em outra coisa senão na grande possibilidade de Marília ter ganho a disputa. Preterida de concorrer ao Governo do Estado Marília disputou um mandato de deputada federal e saiu das urnas com 193 mil votos, figurando na segunda colocação entre os 25 federais eleitos no estado.

Agora, em 2020, o nome da neta de Arraes é novamente visto como alternativa em uma disputa majoritária, desta vez para concorrer à Prefeitura do Recife. Porém, assim como foi em 2018, cardeais do PT de Pernambuco torcem o nariz quanto a esta possibilidade e preferem manter a aliança com o PSB que rendeu ao partido os comandos da Secretaria Estadual de Agricultura, além da secretaria de Saneamento na Prefeitura do Recife.

É sabido que para o PSB a manutenção da aliança com o PT é interessante, principalmente porque tira do páreo uma candidata em potencial como é o caso de Marília, que pontua bem em pesquisas. Porém, para setores do PT, digo Humberto Costa e companhia, conter Marília é garantia de continuar mantendo a hegemonia dentro do partido e acomodar aliados na máquina estadual e da capital.

OLINDA – O empresário Celso Muniz, do Shopping Patteo, segue decidido a disputar a prefeitura de Olinda. Inclusive surge rumores de que ele já teria aberto diálogo com o vereador Mizael Prestanista, o mais votado na última eleição, convidando-o para ser o seu companheiro de chapa. Responsável pela geração de quase 5 mil empregos em Olinda com a construção do Shopping, Celso Muniz se credencia como o candidato que acredita no potencial do município e investe nele. Isso pode pesar muito na decisão do eleitor olindense.

PREPARANDO TERRENO – O ex-deputado federal João Fernando Coutinho e o suplente de deputado estadual Manoel Jerônimo têm gastado a sola do sapato percorrendo o estado no intuito de fortalecer o PROS. O mais novo anúncio realizado pela dupla foi a filiação do ex-vice-prefeito de Nazaré da Mata, Maurício Andrade, que disputará o Poder Executivo do município em outubro.  Outro anúncio foi o apoio da sigla à pré-candidatura a prefeito de Marcelo Motta em Limoeiro.

PREPARANDO TERRENO 2 – Conhecido por sua militância de origem Metropolitana, o deputado federal Daniel Coelho também está focado no crescimento do Cidadania em outras regiões do estado. Em Salgueiro, no Sertão, ele apoia a pré-candidatura do vereador e seu correligionário George Arraes, atual presidente da Câmara.

NO PÁREO – O comerciante Ivan Queiroz, filiado ao MDB, decidiu encara a disputa pela prefeitura de Amaraji. Ele, que enfrentará o prefeito Rildo Reis, já caiu em campo dialogado com lideranças e população em geral. A sua pré-candidatura conta com o incentivo e apoio dos deputados Raul Henry (federal) e Aglailson Victor (estadual).

O BALÃO NÃO SOBEHá pouco mais de 9 meses para a eleição, o prefeito de Escada, Lucrécio Gomes (PSB), tem um grande desafio pela frente: Encontrar dentro do seu grupo um nome capaz de enfrentar a sua adversária Mary Gouveia com competitividade. Todos que até agora ensaiaram uma pré-candidatura no grupo de Lucrécio não conseguiram convencer que têm viabilidade eleitoral.

SEU PERGUNTAR ALGUÉM RESPONDE? A delegada Patrícia Domingos estaria de malas prontas para o Podemos ou para o Aliança Pelo Brasil?

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS