RADAR POLÍTICO (16/03) – Federação pode ser desvantagem para o PT na disputa por vagas na ALEPE

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Doriel Barros PT João Paulo Lima e Silva Dulcicleide Amorim

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Atendo para não ser prejudicado na Federação com o PC do B e PV na disputa por vagas na ALEPE, o PT se antecipou e começou a criar dificuldades. A sigla, que já conta com os deputados Doriel Barros, Dulcicleide Amorim e João Paulo Lima e Silva, além dos pré-candidatos Luciano Duque e Victor Fialho, entre outros, terá direito a indicar o maior número das 50 vagas da chapa proporcional. O que se comenta é que o PV, que agora passou a ser comandado por Clodoaldo Magalhães no estado, poderá indicar entre 3 e 5 desses espaços. O problema em questão é que o PT teme que nesses espaços destinados ao PV ingressem nomes muito competitivos. Além de Jorge Carreiro, já confirmado para disputar uma vaga na ALEPE pelo PV, são esperados os ingressos de Franz Hacker e Joaquim Lira pela sigla, algo que tem causado uma verdadeira chiadeira entre caciques e candidatos petistas. Por sua vez, ganha força os rumores de que o deputado estadual Waldemar Borges (PSB) esposo da vice-governadora Luciana Santos, que aliás é presidente nacional dos comunistas, estaria de malas prontas para ingressar no PC do B e concorrer à reeleição pela Federação.

O que poderia ser uma oportunidade para que o  PT ampliasse a sua bancada na ALEPE, passou a ser uma verdadeira dor de cabeça. Uma vez que o partido, embora deva ser o responsável por contribuir com o maior números de votos na Federação, pode perder vagas para quadros do PV e PC do B.

NÃO! – Atualmente no PSC, o deputado estadual Antônio Fernando andou procurando o PT na tentativa de ingressar no partido. O que se comenta é que por lá ele encontrou as portas fechadas. Agora terá que procurar por outra sigla para disputar a reeleição.

ALTERNATIVA – Pré-candidatos e deputados estaduais da Frente Popular com potencial entre 25/30 mil votos se reuniram na última segunda em busca de um entendimento para marcharem juntos no Republicanos. As conversas andam bem avançadas. Confirmando-se os nomes que constatei em uma lista a que tive acesso na ALEPE, as chances do grupo são grandes para conquistar entre 6 e 7 cadeiras. Em reserva ao Blog, um dos integrantes afirmou que o grupo está se unindo porque teme servir de calda no PSB e PP.

FILIAÇÃO – O deputado estadual Henrique Queiroz Filho se filia na próxima quinta (17) ao Progresssitas em evento a ser realizado na sede do partido, no Recife. Com uma ampla base de apoio Henrique Filho segue para a disputa pelo segundo mandato  com grande competitividade, o que deve garantir que a cadeira na ALEPE permaneça por 16 mandatos na sua família. 4 deles com o seu tio Dr. Ivo Queiroz e 10 do seu pai Henrique Queiroz.

REFORÇO – Depois de apresentar Ademar de Barros como candidato a deputado estadual, o Progressistas deve apresentar Toinho do União como o mais novo reforço à chapa proporcional do partido. Em 2020 Toinho foi candidato a vereador do Recife, ocasião em que recebeu 6.500 votos em uma candidatura coletiva.

RECEPÇÃO – Deputados da Frente Popular recebem  o pré-candidato a governador pelo PSB, Danilo Cabral, com almoço no Buraco Frio, na ALEPE. Para quem não sabe o que é o “Buraco Frio”, trata-se do local onde os deputados se reúnem comumente antes e depois das reuniões no Plenário.

UNIDOS – Ganha força a informação de que o Progressitas irão federar com o PROS. A sigla comandada nacionalmente por Ciro Nogueira serviria de tábua de salvação para o PROS, partido que sem federação corre sério risco de desaparecer.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS