RADAR POLÍTICO (17/05) – André Ferreira e o trabalho para fortalecer o PSC em Pernambuco

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


Escrito por Wellington Ribeiro

Quando o assunto é a montagem de chapa proporcional o deputado federal e presidente estadual do PSC, André Ferreira, tem se mostrado bastante competente. Na eleição estadual de 2018 André organizou o partido para disputar vagas na ALEPE e conquistou 5 cadeiras na época, inclusive possibilitando a um dos candidatos se eleger com pouco mais de 24 mil votos. Em 2020, na disputa proporcional no Recife, André também cuidou pessoalmente da montagem da chapa que conquistou 3 vagas no Legislativo da capital.

Para 2022 o presidente estadual do PSC já caiu em campo de olho em ampliar a participação do partido não apenas na ALEPE, mas também na Câmara Federal estimulando a candidatura de ex-prefeitos, vereadores, lideranças que ficaram em 2º lugar na disputa por prefeituras, além de parentes de prefeitos. Embora a tarefa de montar duas chapa proporcionais não seja fácil, conta a favor de André o fato de que para a ALEPE 4 dos 5 eleitos pelo partido não deverão disputar pela sigla. Guilherme Uchôa Júnior vai concorrer à Câmara Federal, Antônio Fernando sinaliza uma aproximação com o PSB, Wanderson Florêncio e Clarissa Tércio estão a caminho do Podemos, Coronel Feitosa, que ingressou na sigla depois, pode se filiar ao partido a ser escolhido por Bolsonaro, restando apenas Manoel Ferreira, o que abre caminho para que novas lideranças se interessem em ingressar na legenda.

Por sua vez, para a chapa de deputado federal, conta a favor de André o fato dele ter sido bem votado na última eleição ao alcançar 175.834 votos, desempenho acima do quociente eleitoral, e apresentar para 2022 uma perspectiva de ampliação dessa votação, já que aumentou de maneira significativa a sua base de apoio que atualmente conta com 15 prefeitos, o que ajuda na atração daqueles que buscam em um só partido uma menor concorrência e um puxador de votos.

PÉ NA ESTRADA – Em passagem pelo Sertão do Pajeú neste final de semana, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães visitou os municípios de Betânia, Tuparetama, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Solidão e Carnaíba, onde conversou com prefeitos aliados, ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças da sua base de apoio. Para 2022 Clodoaldo não só deve se reeleger para o seu 5º mandato, como também superar os 65.750 votos que recebeu em 2018.

JOAQUIM NABUCO 1 – O Presidente da Câmara de Vereadores de Joaquim Nabuco, o vereador Charles Batista (Solidariedade), deve tomar posse hoje, de forma provisória, no comando do Poder Executivo Municipal.

JOAQUIM NABUCO 2 –  A duração de Charles a frente da prefeitura irá durar até que o Tribunal Superior Eleitoral decida sobre os recursos do prefeito Neto Barreto que busca reverter a decisão do TRE-PE que cassou o registro da sua candidatura e do seu vice condenados por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico. Caso Neto Barreto não reverta a decisão, a Justiça Eleitoral anunciará a data de uma eleição suplementar.

COLADO – Tamanho o alinhamento que possui com o bolsonarismo, há quem acredite que o deputado estadual Joel da Harpa possa disputar a reeleição na sigla que o presidente Jair Bolsonaro se filiar. Concorrer à Câmara Federal também estaria nos planos dele que possui forte ligação com os policiais militares e segmento evangélico, é o que revelou ao Blog uma pessoa próxima ao parlamentar. Ontem, data que se comemorou o Dia da Família, Joel participou de uma marcha organizada por Bolsonaristas no Recife.

IN LOCO – O município de Barreiros deu exemplo de apoio e assistência às famílias que foram prejudicadas pelas fortes chuvas da semana passada. O prefeito Carlinhos da Pedreira (PP) não só liderou pessoalmente a entrega de cestas básicas, como também acompanhou de perto os trabalhos da Defesa Civil no socorro à população.

NO AR – O presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), e Eriberto Rafael, 1º secretário, participam nesta segunda-feira, às 15 horas, de um Debate na Rádio CBN Recife 105,7.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

COMENTÁRIOS