Radar Político (18/02) – Gleide Ângelo e o desafio do PSB de convecê-la a disputar a Prefeitura de Jaboatão

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Apontada no meio político como única candidata capaz de desbancar nas urnas o prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira (PL), a deputada estadual Delegada Gleide Ângelo (PSB) não tem demonstrado entusiasmo para encara a eleição majoritária.

Fenômeno nas eleições em 2018, quando recebeu em todo o estado mais de 412 mil votos, a delegada é vista pelo PSB, seu partido, como peça importante no xadrez eleitoral na Região Metropolitana, sobretudo em Jaboatão, onde obteve mais de 66 mil votos.

Esperança socialista para arrancar os Ferreiras do comando do segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, Gleide já externou por diversas vezes ao partido o seu desinteresse na disputa, no entanto a cúpula socialista ainda não se deu por vencida e acredita que até o dia 4 de abril a delegada deve transferir o domicílio eleitoral para Jaboatão.

Para um cardeal socialista que conversou com o BLOG, a entrada de Gleide na eleição de Jaboatão seria uma espécie de passeio, referindo-se a possibilidade de que ela venceria Anderson com facilidade. No entanto, dada a forma profissional com que realiza campanha e a vantagem de estar no comando da “máquina”, faz de Anderson Ferreira, no mínimo, um candidato que deve ser respeitado. O PSB, antes de tudo, precisa convencer Gleide a entrar no jogo. Artilheiro que não entra em campo não faz gol.

ARTILHARIA PESADA – Começou cedo no Recife a guerra nas redes sociais entre os apoiadores da delegada Patrícia Domingos (Podemos) contra Marília Arraes (PT). Simpatizantes da candidatura da delegada andam espalhando memes lembrando da investigação que Patrícia realizou sobre um suposto esquema da prática da chamada “rachadinha” no gabinete da então vereadora Marília Arraes. Na época Patrícia comandava a Decasp.

PRECAUÇÃO  Com uma forte tendência de judicialização nas disputas eleitorais deste ano, pré-candidatos já estão recorrendo a escritórios de advocacia para apoio jurídico. No Direito Eleitoral um advogado que se destaca é Dr. Emílio Duarte, profissional que tem sido bastante demandado graças a sua larga experiência e vitórias expressivas na área.

CIUMADA EM QUIPAPÁ – Genro da candidata a prefeita Lucemar Dias e irmão do candidato a vice Gedeão Siqueira, o vereador Eugênio Siqueira tem causado ciúmes em pré-candidatos a vereador e vereadores que pretendem apoiar a chapa. Dizem por lá que ele seria o candidato preferencial de Lucemar e Gedeão, situação que tem gerado insatisfação e turbulência na base.

ESCOLHA – O deputado estadual Clóvis Paiva (PP) já definiu Karina Paiva como a sua candidata a prefeita de Ribeirão. Ex-secretária de Ação Social durante a época que Clóvis, o seu esposo, comandou a Prefeitura, Karina é um nome bastante leve para enfrentar o prefeito Marcello Maranhão (PSB). A disputa por lá será um verdadeiro clássico.

AMPLIANDO O ESPAÇO – Por falar em Clóvis Paiva, o deputado deve anuncia pelos próximos dias o ingresso de um prefeito do Agreste à sua base. Eleito em 2018 sem o apoio de nenhum gestor, Paiva prepara o terreno para o lançamento de ao menos 12 candidatos a prefeito espalhados em municípios do Agreste e Zonas da Mata Sul e Norte.

ROMPIMENTO – O ex-prefeito de Palmares, Enoelino Magalhães, tem trabalhado para lançar o filho Noé Buarque na disputa pela prefeitura. Inclusive já acertou com Mendonça Filho, presidente estadual do DEM, o ingresso do herdeiro na sigla. A movimentação de Enoelino não está sendo bem recebida pelo prefeito Altair Júnior (MDB) que esperava manter os Magalhães na sua base de apoio.

ROMPIMENTO 2 – Eleitor do deputado Clodoaldo Magalhães em 2018, Altair Júnior já dá indícios de que já estaria a procura de outro deputado estadual por conta da movimentação de Enoelino. Ele inclusive tem sido visto com frequência na ALEPE visitando gabinetes.

SÃO LOURENÇO DA MATA  – A aliança entre o vice-prefeito Dr. Gabriel Neto e o pré-candidato a prefeito Vinícius Labanca (PP) foi selada em reunião na presidência da ALEPE com garantia de apoio do deputado estadual Eriberto Medeiros (PP). A dupla tem pela frente uma disputa contra o prefeito Bruno Pereira (PTB).

ANIMADO – O ex-deputado e pré-candidato a prefeito de Camaragibe, Beto Accioly, anda animado com a receptividade ao seu nome nas ruas. No último final de semana ele gastou a sola do sapato visitando blocos carnavalescos pelo município.

SE EU PERGUNTAR ALGUÉM RESPONDE? – A prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), conseguirá chegar competitiva em outubro na disputa contra o ex-prefeito Carlos Santana (PSB) ?

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS