RADAR POLÍTICO (18/05) – Raquel Lyra é alternativa para quebrar polarização entre Esquerda e Direita

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Escrito por Wellington Ribeiro

Com uma eleição presidencial caminhando para uma polarização entre os campos ideológicos de Direita e Esquerda, a expectativa é de que este movimento também seja reproduzido na eleição para o Governo do Estado aqui em Pernambuco. Em um cenário tendencioso à disputa entre esses dois campos, há quem acredite que uma candidatura a governador de Centro não teria condições de prosperar. No entanto, há também aqueles que defendem um postulante com tais características como forma de quebrar esta polarização atraindo eleitores dos dois espectros. Para estes, o nome que mais identificado é o da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra .

Filiada ao PSDB, sigla que tem se mantido distante do bolsonarismo e lulismo, Raquel teria um discurso alinhado aos eleitores que buscam por um candidato que se apresente distante dos discursos radicais da Esquerda e Direita, apresentando-se como uma legítima alternativa do Centro.

Embora a tendência de polarização entre Esquerda e Direita se apresente como tendência, há de se considerar que tal radicalismo já tem cansado uma parcela da população que pode acabar optando por alternativas fora deste contexto. E é aí que aparece Raquel Lyra.

ABRINDO PORTAS – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Eriberto Medeiros, tem se destacado como um importante interlocutor entre as prefeituras e o Governo do Estado. Ontem o parlamentar intermediou conversas entre o prefeito Marinaldo Rosendo (Timbaúba, imagem) com a presidente da Compesa, além de ter articulado reuniões entre o prefeito Irlando Parabólicas (Santa Cruz da Baixa Verde) com a secretária Fernandha Batista (Infraestrutura) e Clóves Benevides (Prevenção à violência). Quem também passou no gabinete de Eriberto foi o prefeito Carlinhos da Pedreira para discutir ações e projetos para Barreiros.

DINHEIRAMA – Paulo Farias, ex-secretário de Governo da gestão de Lula Cabral, cobrou mais transparência da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho em relação aos gastos com pessoal e manutenção do Poder. Vale lembrar que por mês o Legislativo cabense consome quase R$ 3 milhões. Com a palavra, o vereador Ricardinho, presidente da Casa Vicente Mendes.

CAVADOR – Em apenas pouco mais de 4 meses a frente da prefeitura de João Alfredo, Zé Martins (PSB) já conseguiu destravar em Brasília cerca de R$ 10 milhões em equipamentos e ações para o município. Fazem parte deste pacote retroescavadeiras, ônibus escolar, escavadeira PC, recursos para a reforma do hospital, asfalto, 25 poços artesianos, 2 tratores agrícolas e recuperação de estradas vicinais. Poucos prefeitos conseguem algo assim em tão pouco tempo.

CORRENDO SOLTO – Para fazer um contraponto à família Bezerra Coelho, em Petrolina, o PSB precisa urgentemente fortalecer os deputados estaduais Lucas Ramos e Dulcicleide Amorim, além do deputado federal Gonzaga Patriota, os seus três principais aliados no município. Caso não reaja, o PSB corre o risco de levar um verdadeiro banho de votos por lá dada a força de Miguel Coelho na capital do sertão.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

COMENTÁRIOS