RADAR POLÍTICO (18/05) – Se engana quem pensa que o PSB está morto

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Danilo Cabral PSB

Danilo Cabral (PSB) – Foto: Marcus Mendes

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Estamos há quatro meses e meio das eleições. A disputa eleitoral só está cabeça dos políticos ou de quem trabalha com os políticos. O povo não está ligado nisso ainda, segundo todas as pesquisas de opinião. Portanto, cravar o resultado das urnas em outubro ainda é muito cedo.

Esse preâmbulo todo foi para que o nobre leitor possa constatar que o PSB não está morto, conforme querem passar a ideia os oposicionistas. Aliás, do final de semana para hoje o que se vê nos bastidores são os socialistas se organizando para ir para a guerra.

O argumento é simples: em nenhuma das eleições majoritárias no estado e no Recife que venceu desde 2006 – ganhou todas que concorreu -, o PSB largou na frente. A única exceção foi em 2010, quando o ex-governador Eduardo Campos foi para a reeleição já com mais de 60% na largada.

Naquele ano, o socialista terminou o pleito com inimagináveis 82,84%; abrindo uma frente de mais de três milhões de votos sobre seu adversário, Jarbas Vasconcelos, que dali a dois anos viria a formar uma aliança.

Em 2006, com Eduardo; 2012, com Geraldo Júlio; 2014, com Paulo Câmara e em 2022, com Danilo Cabral, o PSB largou muito atrás, com cerca de 4%, em média. O final de cada uma dessa eleição terminou com o socialista da vez eleito. Na reeleição de Paulo, em 2018, o governador largou mal das pernas mas recuperou-se e liquidou a fatura ainda no primeiro turno.

Embora o atual cenário seja singular, já que nesta eleição existem quatro nomes competitivos na oposição, não se pode subestimar a máquina política do PSB. Ainda há muita água para passar por debaixo da ponte.

Romero Albuquerque esposa Andreza RomeroDOSE DUPLA – Romero Albuquerque e Andreza de Romero promovem nesta quinta (19) um grande ato de lançamento das suas candidaturas. Romero concorre à reeleição para deputado estadual enquanto que Andreza vai disputar uma vaga para a Câmara Federal. O pré-candidato a governador Miguel Coelho já confirmou presença no evento que ocorrerá às 19 hs na Villa Ponte D’Uchoa, na Zona Norte do Recife.

MUDANÇA DE RUMO – Apesar do prefeito de Aliança, Xisto Freitas (PSD), ter declarado apoio a Felipe Carreras (PSB) para deputado federal, a saída de André de Paula da Frente Popular deve fazer com que Carreras não mantenha o espaço. Xisto, que é muito ligado a André de Paula, pode apoiar outro federal.

FIRME E FORTE – Apesar de ter surgido a informação de que Edson Vieira poderia desistir da candidatura a deputado federal, em contato com o Blog o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe não só reafirmou a sua disposição para continuar na disputa, como também disse estar bastante confiante na vitória. “O união Brasil vai eleger três deputados federais e um deles será eu”, afirmou.

DIVISÃO – Enquanto o prefeito de Ibimirim, Welliton Siqueira, vai votar em Rodrigo Novaes para deputado estadual, o seu irmão Edeson Siqueira decidiu apoiar Waldemar Borges. Por sua vez, o principal líder da oposição, o ex-prefeito Adauto Bodegão, vai de Fabrizio Ferraz para estadual.

ALTA QUILOMETRAGEM– Por falar em Rodrigo Novaes, o deputado cumpriu uma extensa agenda nos últimos dias. Ele passou por Tupanatinga, Manari e Sertânia onde conta com o apoio de lideranças.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS