
O anúncio da construção de 528 moradias populares no Conjunto Aeronáutica I e II, em Boa Viagem, pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, dentro do programa Minha Casa Minha Vida, deveria ser motivo de celebração. O projeto vai garantir um lar digno para 2,6 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas acabou esbarrando em uma polêmica que expõe muito mais do que uma disputa ambiental: revela uma postura elitista e segregatória.
Pegou mal para o secretário estadual de Meio Ambiente e ex-candidato derrotado à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho, agir para interromper o andamento das obras. Ele foi acionado por um grupo de moradores do bairro, que colocaram um verniz ambiental ao fato. No entanto, o que se poder avaliar é que a mobilização, na prática, soou como uma rejeição social à presença de famílias de baixa renda na região.
Os argumentos usados para barrar o habitacional giraram em torno da supressão de árvores e do suposto impacto sobre animais “silvestres” — entre eles os saguis, que, na verdade, são espécie invasora e prejudicial ao ecossistema local. Em resposta à questão ambiental, a Prefeitura do Recife, responsável pelo projeto, já apresentou um plano de compensação ambiental, com o compromisso de plantar em dobro as árvores que precisarem ser retiradas.
A reação contrária ao habitacional acabou passando a imagem de que na verdade não se tratava de uma luta ambiental, mas sim de uma tentativa de segregar. Afinal, muitos dos que hoje se colocam contra a obra jamais questionaram a supressão ambiental ocorrida quando compraram seus próprios apartamentos de alto padrão em Boa Viagem.
O episódio expôs um incômodo social: parte da elite recifense aceita a construção de grandes empreendimentos privados, mas rejeita a chegada de habitações populares que garantiriam direito à moradia digna. Uma contradição que fere o espírito de solidariedade e escancara a dificuldade de amar, de fato, o “próximo”. Entre os reles mortais é muito comum encontrar aqueles que querem bem ao outro, mas esse “bem” é o bem longe deles.
Amar quem está distante é fácil, o desafio é acolher quem está ao lado. O que se viu, no entanto, foi a defesa de um “sim, mas não aqui”, revelando que a luta de alguns não é pelo meio ambiente, mas pela manutenção de barreiras sociais.
QUERER X RESISTÊNCIA – O vereador recifense Thiago Medina (PL) não descarta encarar as urnas em 2026. “A minha vontade é ser deputado federal”, revelou ele em entrevista ao jornalista Jamildo Melo. O grande problema em questão é a resistência entre algumas figuras do partido sobre esse projeto. Os deputados federais Coronel Meira, Pastor Eurico e Fernando Rodolfo não querem nem ouvir falar sobre essa possibilidade.
COTAÇÃO EM ALTA – Sem desmerecer a importância dos demais aliados que a governadora Raquel Lyra possui na Região Metropolitana do Recife, a verdade é que o prefeito Mano Medeiros e a pré-candidata a deputada estadual Andrea Medeiros são o maior ativo político que ela tem na região.
BEM NA FITA – A frente do seu terceiro mandato a frente da Prefeitura de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (Podemos) tem transformado o município em um verdadeiro canteiro de obras e promovido um movimento de resgate do sentimento de pertencimento por parte da população. A gestão 3.0 de Zeca faz Arcoverde voltar ao lugar de destaque de onde nunca deveria ter saído.
AMPLIANDO – O senador Fernando Dueire (MDB) deve anunciar, ainda nesta semana, o apoio declarado de 20 prefeitos à sua reeleição. Os gestores estão distribuídos por diferentes regiões do Estado, reforçando a capilaridade política do emedebista. A expectativa é que, ao longo deste mês, esse número ultrapasse a marca de 30 prefeitos aliados.
EXPECTATIVA – Termina hoje o prazo para que os deputados estaduais da oposição e governistas apresentem os nomes que irão compor a CPI. Entre os governistas são dados como certos Antônio Moraes, Débora Almeida, Nino de Enoque, Wanderson Florêncio e João Paulo Lima e Silva. Da oposição o nome de Dani Portela é o primeiro da lista. Antônio Coelho, Waldemar Borges e Sileno Guedes também são lembrados para compor o Colegiado.
ALGUÉM RESPONDE ? – Qual o deputado estadual que está prestes a perder mais um prefeito ?






















