RADAR POLÍTICO (19/04) – Lula impõe medo aos candidatos majoritários da Direita no Nordeste

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Imagem: Ricardo Stuckert

Escrito por Wellington Ribeiro

Quando o assunto é liderança política nos estados do Nordeste, nenhum atual pré-candidato a presidente supera a força do ex-presidente Lula (PT) na região. Em pesquisa recente do DataPoder  Lula é o que obtém melhor desempenho neste pedaço do país. Em uma simulação de 2º turno contra o presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, o petista aparece com expressivos 60% das intenções de votos no Nordeste.

Não é de agora que o ex-presidente exibe a sua liderança no eleitorado na região. Na eleição de 2010, no auge da sua popularidade, Lula lançou Dilma Roussef como candidata à presidência. Naquela ocasião Lula não só transferiu todo o seu prestígio à sua escolhida, como também foi um verdadeiro algoz da grande maioria dos candidatos a governador e senador de direita, que na época estavam associados a partidos como o DEM e PSDB.

Para caciques ligados ao espectro político de direita que insistiram com candidaturas majoritárias no Nordeste em 2010 o resultado em sua grande maioria foi devastador, a exemplo dos senadores que buscaram à reeleição como Tasso Jereissati (PSDB-CE), Efrain Morais (DEM-RN), Marco Maciel (DEM-PE), César Borges (DEM-BA) e Heráclito Fortes (DEM-PI), todos derrotados nas urnas. Prevendo o que poderia acontecer, o então presidente nacional do PSDB e senador pernambucano Sérgio Guerra (in memorian) sequer disputou a reeleição, preferindo concorrer à Câmara Federal. Na época poucos candidatos majoritários ligados à direita escaparam na região.

Em 2014 a esquerda repetiu a dose e se consagrou como a grande vitoriosa no NE. Por sua vez, em 2018, embora alguns poucos candidatos de direita tenham avançado na região, isso se deu mais pela impopularidade do então presidente Temer, que transferiu rejeição a candidatos a governador e senador ligados ao seu governo, que propriamente a força do bolsonarismo na região. Embora alguns bolsonaristas tenham sido eleitos senadores, nenhum obteve resultado positivo para governos estaduais no Nordeste.

Para 2022, com um sentimento pró-Lula crescente, o cenário não é nada animador para candidatos majoritários da direita. Depois que o ex-presidente voltou a ficar elegível não é difícil encontrar políticos que suavizaram o discurso ou até mesmo alteraram a rota, tudo porque sabem que Lula continua sendo o maior eleitor por aqui.

CARIMBADO – Pré-candidato a governador, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho não tem como se desvencilhar da imagem do bolsonarismo no seu palanque, tudo porque o seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), é líder do Governo no Senado.

SINTONIA – A sensibilidade e capacidade feminina tem mostrado bons resultados quando o assunto é administração pública. Com um secretariado composto em sua maioria por mulheres, a prefeita Ridete Pellegrino (PSD) tem imprimido um ritmo de trabalho que tem dado conta do recado e agradado a população.

PERSPECTIVA – O Podemos, partido comandado no estado pelo deputado federal Ricardo Teobaldo, deve apresentar uma chapa proporcional para deputado estadual bastante atraente para a próxima eleição. São esperados os ingressos dos deputados Wanderson Florêncio e Clarissa Tércio, ambos atualmente no PSC, além de Gustavo Gouveia que está no DEM.

EXEMPLO A SER SEGUIDO – O deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) tem realizado uma ação que serve de exemplo não apenas para políticos, mas também para a sociedade em geral. Neste período de pandemia Cleiton Collins tem sido visto com regularidade nas ruas do Recife e em outros municípios da Região Metropolitana liderando uma ação de entrega de marmitas para moradores de rua. O parlamentar também segue ajudando Casas de Recuperação de dependentes químicos doando parte de seu salário. 

RESERVA – Em entrevista ao Blog, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) exaltou a atenção que os deputados federais Felipe Carreras e Gonzaga Patriota, ambos do PSB, têm dado ao município com a destinação de recursos. Para 22 Sivaldo já reservou o espaço de federal para um candidato do seu partido. Já o estadual, o candidato será um nome de Garanhuns que será escolhido em conjunto com o seu grupo.

REPRESENTANTE – Em passagem por Brasília na última semana, o deputado estadual Guilherme Uchôa Júnior conseguiu destravar em Ministérios recursos que irão beneficiar em breve municípios do Litoral Norte do estado. Uchôa, que vai disputar uma cadeira na Câmara Federal no próximo ano, possui forte atuação na região.

UVP – A chapa de Léo do Ar e Zé de Benga venceu a eleição da União dos Vereadores de Pernambuco neste domingo (18/04). O deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) se empenhou de forma considerável na campanha da dupla.

ALGUÉM PODERIA RESPONDER? – A prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) já jogou a toalha em relação a disputar o Governo do Estado?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

COMENTÁRIOS