RADAR POLÍTICO (20/03) – Raquel Lyra prepara investida na ALEPE

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO 
Não é segredo para ninguém que anda acompanhando as últimas semanas da política do Legislativo Estadual que a relação entre este Poder e a governadora Raquel Lyra não tem sido das melhores. Apesar da governadora ter conseguido obter algumas vitórias na Casa, como foi o caso de emplacar aliados nas três principais Comissões, o preço pago por elas foi o de muita exposição e desgaste. Agora, com todas as 17 Comissões temáticas instaladas se inicia o processo de apreciação dos projetos enviados pelo Executivo Estadual e este momento irá exigir muita articulação e diálogo por parte de um Governo que ainda não possui os votos necessários para fazer prosperar com a tranquilidade necessária os seus interesses.

Além do Progressistas, com 8 deputados; o PSDB, com 3; e o Patriota com 1; a governadora Raquel Lyra deve contabilizar na sua base ao menos 4 dos 5 parlamentares do PL após o gesto de garantir à sigla o comando do poderoso DETRAN. Ainda assim esses 16 votos seriam insuficientes para garantir vitórias no parlamento estadual que é composto por 49 deputados. Ciente disto, Raquel Lyra deve concentrar esforços para arregimentar o apoio dos parlamentares hoje considerados da bancada dos ‘independentes’ e socialistas ‘simpáticos’ ao seu governo, mas que estariam decepcionados com a falta de atenção. Para isto, conforme confidenciou a este blogueiro um dos poucos parlamentares com bom trânsito no Palácio, a governadora prepara ainda para esta semana uma série de investidas em direção aos deputados(as). Eles(as) deverão ser chamados(as) ao Palácio do Campo das Princesas para conversar de forma particular com ela, oportunidade que terão para expor suas demandas e, quem sabe, ajustar os ponteiros para votarem com o Governo.

INTERLOCUÇÃO – Na ALEPE é alvo de elogios a atenção com que os deputados são recebidos na Casa Civil pelo secretário Túlio Vilaça e os executivos Artur Neves e Rubens Júnior, no entanto alguns parlamentares acreditam que incluir um(a) ex-deputado(a) na equipe fortaleceria ainda mais a relação.

Anderson Ferreira Jaboatão dos GuararapesPODER BÉLICO – Órgão muito cobiçado pela classe política, o DETRAN ficou com um indicado de Anderson Ferreira. Em mensagem a este blogueiro, um político de alta patente afirmou que Anderson Ferreira tem um “canhão à disposição”, em referência ao potencial que o órgão oferece para fortalecer um grupo político.

REPERCUSSÃO – Os bastidores da política de São José da Coroa Grande fervilhou depois que o Blog cantou a pedra sobre quem o prefeito Pel Lages (Cidadania) deve escolher para disputar a sua sucessão. Embora não admita publicamente, Pel já tem o seu candidato do coração. Trata-se do seu sobrinho Nelsinho.

PEDRA NO SAPATO – Principal representante dos profissionais da enfermagem no Legislativo Estadual, o deputado Gilmar Júnior (PV) tem dado claros sinais de que não abrirá mão de defender melhores condições de trabalho e pagamento do piso da categoria. Caso a governadora Raquel Lyra não sinalize para atender tais reivindicações, Gilmar seguirá cobrando e não poupando críticas à gestão.

CONSTRANGIMENTO – O deputado estadual Luciano Duque (SD) não esconde de ninguém o seu desânimo em relação a  Federação PSB/PDT/SD. Com um histórico de oposição ferrenha ao PSB, Duque está preocupado de como se dará a montagem dos palanques da sua base no interior do estado.

ALGUÉM RESPONDE? – Quando a governadora Raquel Lyra irá anunciar o nome que comandará o Consórcio Grande Recife?

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS