Radar Político (20/04) – Zona da Mata, um desafio para Armando, Fernando e companhia

Radar Político (20/04) – Zona da Mata, um desafio para Armando, Fernando e companhia

Vencer em uma região onde Paulo Câmara conta com amplo apoio de prefeitos e o arraessismo predomina é uma tarefa difícil

Composta por 42 municípios que juntos concentram mais de 872 mil eleitores, o que representa pouco mais de 13% do eleitorado do estado, a Zona da Mata é a região onde os candidatos do bloco oposicionista “Pernambuco Quer Mudar” apresentam os menores percentuais de intenção de voto segundo as últimas pesquisas divulgadas. É também nela onde 9 dos 10 principais colégios eleitorais estão sob o comando do PSB e de aliados da Frente Popular.

Para ter ideia do desafio a ser enfrentado pela oposição nesta região, vale lembrar que na eleição de 2014 o único município onde o governador Paulo Câmara perdeu para Armando Monteiro foi Maraial. Nos demais, o PSB venceu com folga.

No momento atual a oposição conta apenas com os prefeitos de Paudalho, Condado, Maraial, Joaquim Nabuco e Belém de Maria, contingente muito pequeno se comparado à coalizão de prefeitos apoiadores da reeleição do governador. A saída neste caso será partir para o chamado “outro lado do município”, porém a região tem uma peculiaridade que foge a regra. O fator “Arraes”!

Com uma relação histórica com o ex-governador Miguel Arraes, a Zona da Mata é uma trincheira do PSB difícil de ser penetrada por algum nome que não seja ligado ao arraessismo. Ciente disso, para obter êxito na disputa, a oposição não apenas precisará trabalhar para maximizar os votos em regiões onde apresenta boa aceitação, a exemplo do Sertão, Agreste e Metropolitana, mas também dedicar-se a diminuir a diferença na Zona da Mata com a conquista de apoios e torcer pela candidatura de Marília Arraes ao Governo do Estado, uma vez que ela é a única capaz de causar um verdadeiro estrago neste reduto da Frente Popular, algo que inclusive já foi identificado pelo Palácio.

Pé na estrada – Cumprindo agenda no sertão do Pajeú desde ontem, quando visitou os municípios de Serra Talhada e Flores, a pré-candidata a governadora pelo PT, Marília Arraes desembarca nesta sexta-feira no município de Afogados da Ingazeira onde concederá entrevistas a emissoras de rádio e participará de reuniões com associações e apoiadores de sua candidatura. No sábado, a petista segue para o sertão do Moxotó para cumprir compromissos em Arcoverde e Sertânia. Desde que decidiu se colocar como opção para o Governo do Estado Marília já visitou mais de 80 municípios distribuídos em todas as regiões do estado.

Em evidência – O município de Cabo de Santo Agostinho, cujo gestor é Lula Cabral (PSB), sedia esta semana o Fórum Empresarial. Criado pelo empresário João Dória, o evento era realizado há 16 anos na ilha de Comandatuba – Bahia, este ano mudou de sede e acontece pela primeira em solo pernambucano. O encontro reúne grandes nomes da área empresarial do país. A programação começou na última quarta-feira (18/04) e segue até sábado (21/04).

Jogo pesado 1 – Nos bastidores comenta-se que o fim da dobradinha em Pesqueira entre o deputado estadual João Eudes e o candidato a federal Fernando Monteiro, ambos do PP, teria o dedo de Eduardo da Fonte. João Eudes, cuja esposa Maria José é prefeita do município, agora dobrará com Marinaldo Rosendo (PP). Esta aliança deve garantir a Rosendo no mínimo 3 mil votos.

Jogo pesado 2 – Eduardo da Fonte e Fernando Monteiro não se bicam. Por conta deste clima Monteiro chegou a cogitar trocar o PP pelo PMDB ou PSB, porém, ao perceber que a sua ida para um destes partidos exigiria dele mais votos para ser eleito, optou por permanecer onde está mesmo a contragosto do presidente estadual da sigla. Uma fonte ligada ao PP afirma que a briga entre Da Fonte e Monteiro ainda renderá novos capítulos.

O desejado – Com um trabalho alvo de elogios na presidência AMUPE e uma gestão exitosa a frente da prefeitura de Afogados da Ingazeira, o prefeito José Patriota (PSB) ainda não definiu qual nome apoiará para deputado estadual. Quem sonha acordada com o seu apoio é a vereadora recifense e pré-candidata Aline Mariano (PP), sua conterrânea. Com uma liderança inconteste no município, Patriota não repassa menos de 5 mil votos para qualquer candidato que decidir apoiar. Deputados estaduais do PSB também estão de olho nesta importante base do Pajeú.

Entrave – A pré-candidatura do coronel Meira ao Governo do Estado pelo PRP não tem sido bem recebida por pré-candidatos a deputado estadual e federal da sigla. A insistência de Meira em concorrer afasta a possibilidade de aliança entre o PRP e outras siglas na proporcional.

Prego batido, ponta virada – O ex-vereador e segundo colocado a prefeito de Tamandaré nas eleições de 2016, Carrapicho, bateu o martelo e escolheu os nomes de Sílvio Costa Filho para federal e Romero Sales para estadual. Por sua vez, o prefeito Sérgio Hacker (PSB) caminhará com Clodoaldo Magalhães (estadual) e Danilo Cabral (federal), deputados mais votados no município em 2014.

Na conta – Está difícil de encontrar uma prefeitura que antecipe o salário dos funcionários como a de Joaquim Nabuco. O prefeito Neto Barreto (PTB) mandou depositar ontem (19/04) o salário de todo o funcionalismo público municipal referente ao mês de abril.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS