Nunca em Pernambuco uma eleição estadual foi tão antecipada. Estamos ainda em 2024, faltando cinco meses para as eleições municipais, porém os possíveis cenários da eleição de 2026 dividem a pauta de discursões com as eleições deste ano. Quando o assunto é a disputa pelo comando do Palácio do Campo das Princesas, um cenário de enfrentamento entre Raquel Lyra e João Campos é visto como o mais provável. Por sua vez, quando o assunto é a disputa pelas duas vagas para o Senado Federal, neste caso o campo das especulações é bem mais amplo e concorrido. Além dos dois senadores, Humberto Costa e Fernando Dueire (MDB), que devem concorrer à reeleição, nomes como o do ministro Silvio Costa Filho (Republicanos); do deputado Eduardo da Fonte; da ex-deputada Marília Arraes; e dos ex-prefeitos Miguel Coelho (Petrolina) e Anderson Ferreira (Jaboatão) surgem como opções. É verdade que para algumas dessas figuras a pavimentação de uma candidatura à Casa Alta dependerá muito do resultado das urnas em 2024. O peso que as urnas apontarem nas eleições municipais será crucial para conferir a alguns deles competitividade, mas isto não é um fato decisivo. A disputa pelo Senado transcende a lógica eleitoral comum e Pernambuco tem exemplo recente que corrobora com tal argumento, como foi o caso da indicação e eleição de Teresa Leitão em 2022. A construção de uma candidatura ao Senado depende de um conjunto de fatores que somados garantem ao postulante uma preferência na fila. Com um horizonte de tamanha concorrência, fazer o dever de casa em 2024, garantindo o crescimento do partido ou grupo político, é um imperativo e bom começo para aqueles que sonham dia e noite em conquista posto de tamanho prestígio em 2026.
CONCORRÊNCIA – Em conversa com este blogueiro um observador atento da política alegou que o horizonte para a disputa por uma cadeira na Câmara Federal em 2024 deve ganhar concorrentes de peso. Nomes como o do ex-governador e presidente do Banco do Nordeste Paulo Câmara; o superintendente da Sudene Danilo Cabral; o ex-prefeito do Recife Geraldo Júlio; o ex-ministro Gilson Machado Neto; o prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia; o ex-senador Armando Monteiro e o ministro André de Paula são lembrados como opções.
A LISTA SÓ CRESCE – Os prefeitos Raimundo Pimentel , Josafá Almeida e Edilson Tavares, além de Carlos Costa, Wolney Queiroz e Gabriel Porto também são visto como potenciais candidatos. Vale lembrar que em 2026 Pernambuco só terá direito a 24 cadeiras.
ANIMADO – Nilson Pereira, pré-candidato a vereador do Recife pelo PL, tem gostado da receptividade que anda recebendo nas ruas. Articulado e conhecedor do xadrez político recifense, Nilson tem conseguido ampliar o número de aliado e desponta com franco favoritismo a figurar com um dos eleitos pelo PL. Por conta disso tem vereador do partido que anda preocupado.
DE OLHO NO RECORDE – Por falar em animação, o prefeito de Paulista Yves Ribeiro (PT) apresenta um entusiasmo visto em poucos. Em busca da reeleição no município que comanda pela terceira vez, Yves tem trabalhado para garantir a oitava vitória na disputa por uma Prefeitura. Marca jamais alcançada em Pernambuco. Ele também já foi prefeito de Itapissuma e Igarassu, por duas vezes em cada um desses municípios.
CONCORRÊNCIA ABERTA – Com a aposentadoria do desembargador Itabira de Brito Filho abre uma vaga pelo quinto constitucional no TJPE. O espaço é destinado a OAB. Quais advogados(as) conseguirão os votos necessários para entrar na lista na lista sêxtupla?
LOBBY EM ALTA – Os seis advogados(as) mais votados pela OAB serão submetidos ao Pleno do TJPE. Os nomes dos três mais votados pelo Colegiado será encaminhado para a governadora Raquel Lyra, responsável pela escolha final.
PONTE AÉREA – Já estamos em Brasília para acompanhar a XXV Marcha dos Prefeitos, evento que terá abertura nesta segunda (20) e vai até a próxima quinta. Na oportunidade também faremos um giro no Congresso Nacional e Ministérios em busca de notícias quentes da capital federal. De acordo com a AMUPE, a expectativa é de que Pernambuco participe com uma delegação de mais de 600 integrantes, dentre os quais mais de 100 prefeitos.
CONTAGEM REGRESSIVA– No próximo dia 27 o Blog Ponto de Vista reúne os principais nomes da política pernambucana na casa de eventos Fiordes, no Recife, para comemorar os 10 anos deste veículo de comunicação.