Radar Político (21/01) – João Paulo é a arma do PC do B para enfrentar Lupércio em Olinda

Radar Político (21/01) – João Paulo é a arma do PC do B para enfrentar Lupércio em Olinda

Coluna do Blog Ponto de Vista - Wellington Ribeiro

Terceiro maior colégio eleitoral do estado, o município de Olinda é alvo de cobiça do PC do B, partido que comandou o município por 16 anos (2001 a 2016).

Com a ex-prefeita Luciana Santos agora na vice-governadoria e o ex-prefeito Renildo Carneiros considerado carta fora do baralho depois que terminou o mandato com um alto índice de rejeição, os olhos do PC do B se voltam para o recém-eleito deputado estadual João Paulo.

A escolha de João Paulo pelo PC do B para disputar a prefeitura em 2020 se dar por ele ser o melhor e mais competitivo quadro do partido na atualidade. Conta a favor dele o fato de ter como cartão de visita duas gestões bem avaliadas a frente da Prefeitura do Recife e possui uma forte ligação com os movimentos sociais e grande identificação com a camada mais pobre da população.

Atualmente morando no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, João Paulo dá indicativos de que está se preparando para uma disputa majoritária no município onde nasceu.

Caso decida entrar na disputa, João Paulo deverá ter pela frente como principais adversários o prefeito Lupércio, que trabalha para garantir a reeleição; o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Federal (PSL); e Antônio Campos (Podemos), este último chegou a ir para o segundo turno na eleição passada. Pelo PSOL os nomes de Dani Portela e Eugénia são lembrados. Por sua vez, Tereza Leitão (PT), Ricardo Costa (PP) e Izabel Urquisa (PSC), candidatos a prefeito em 2016, são incógnitas para 2020. Izabel, por exemplo, já é vista como possibilidade de substituir o vice-prefeito Márcio Botelho na chapa que será encabeçado por Lupércio.

Quanto ao PSB, o partido deverá acompanhar a candidatura do PC do B por não esquecer o apoio “meia-embreagem” que Lupércio deu na campanha à reeleição do governador Paulo Câmara no ano passado.

Imune – No segundo turno das eleições de 2016 o então candidato Professor Lupércio se gabava por residi e ter nascido em Olinda, ao contrário do seu então adversário Antônio Campos, a quem chamava de forasteiro. Já em uma disputar contra João Paulo esse tipo de ataque será neutralizado, pois o neo comunista também nasceu em Olinda e reside no município há alguns anos.

Cidade problema – 7º PIB de Pernambuco, apontada como um dos municípios com maior densidade demográfica do país (número de habitantes por quilômetro quadrado) e com uma arrecadação aquém de seus desafios, Olinda é um verdadeiro bolsão de problemas do pronto de vista estrutural e um verdadeiro desafio do ponto de vista social.

O preferido – Se depender do deputado estadual Romário Dias (PSD), o ex-vereador e atual presidente do Procon Recife, José Neves, deverá ser o novo Diretor-presidente da Empetur. O espaço, que está ligado à Secretaria estadual de Turismo, chegou a ser oferecido para que o presidente do PSD, André de Paula, indicasse um nome, porém ele preferiu se abster e deixou a tarefa  a bancada do partido na ALEPE.

Conquista 1 – Deputado estadual mais votado no Agreste Meridional, Claudiano Martins Filho (PP) tem feito jus aos votos que recebeu na região. Na última semana, mesmo no período de recesso, o parlamentar liderou uma comitiva de produtores de leite e queijo em visita à Secretaria de Desenvolvimento Agrário. É dele o projeto de Lei que viabilizou a legalização das pequenas fábricas de queijo desburocratizando as normas e permitindo que elas entrassem no mercado.

Conquista 2 – Está marcado para este mês a entrega de vários tratores para municípios do Agreste Meridional e Sertão, os equipamentos foram viabilizados pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP). Itaíba, Calçado e Caetés estão entre as cidades contempladas. Nelas Eduardo da Fonte e Claudiano Martins Filho realizaram dobradinha na última eleição. 

Sem essa bola toda – Presidente nacional do PSL, partido do presidente Bolsonaro, Luciano Bivar tem tudo para ocupar um papel de protagonismo na política estadual como o principal interlocutor de Pernambuco junto ao Governo Federal, no entanto, o que se comenta no meio político é que o prestígio de Bivar junto ao Palácio da Alvorada não é lá essas coisas.

Bolas da vez – Conhecido por ter um perfil que pouco valoriza as articulações políticas, Bivar deixa passar pelas mãos uma grande oportunidade. Por sua vez, nomes como os de Sílvio Nascimento e Gilson Machado, ambos do PSL, além de Ednázio Silva, presidente estadual do PRTB, vão aos poucos se destacando na relação Pernambuco/Governo Federal.

Na ativa – Se despedindo do Senado Federal com uma passagem honrosa e produtiva, Armando Monteiro (PTB) dá sinais de que não abandonará a vida pública. Uma fonte próxima ao senador afirma que ele participará ativamente das costuras políticas no estado. A reconstrução do partido e fortalecimento da Oposição está entre as prioridades de Armando para 2019/2020.

Fortalecido – Com uma passagem pela Câmara dos Deputados que ficou marcada pela forma com que conseguiu alcançar rapidamente e de maneira sólida o protagonismo em meio a uma Casa com 512 membros,  Sílvio Costa (Avante) se despede do Congresso Nacional por cima. Elegeu um filho deputado federal e outro estadual, obteve uma expressiva votação na disputa pelo Senado e conquistou no meio político e na imprensa nacional um espaço alcançado por poucos pernambucanos. 

Liderança – Desde que assumiu a prefeitura de Paudalho em 2017, o prefeito Marcelo Gouveia (PSD) conseguiu articular para o município mais de R$ 80 milhões em convênios junto ao Governo Federal. Com uma gestão bem superior à do seu antecessor Pereira, Marcelo Gouveia tem tudo para emplacar a reeleição e se manter em uma posição de liderança na Mata Norte.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS