RADAR POLÍTICO (21/04) – Gilson Machado Neto, o candidato a governador do coração dos bolsonaristas

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Escrito por Wellington Ribeiro

Dos nomes disponíveis na oposição para disputar o Palácio do Campo das Princesas, nenhum representa tão bem o bolsonarismo que o ministro do Turismo Gilson Machado Neto. Ele é visto pelos simpatizantes do presidente como o candidato a governador capaz de herdar o máximo de votos que o prestígio do presidente possa oferecer. O grande problema em questão é que Machado não tem demonstrado nenhum interesse em concorrer ao cargo de governador.

Na Explanada dos Ministérios, embora tenha ofertado a melhor das atenções aos prefeitos e deputados que buscam recursos para o Turismo e até aberto os caminhos em outros ministérios, Machado não tem realizado nenhuma movimentação mais ofensiva ou ao menos próxima do esperado de alguém que deseja encarar uma disputa majoritária, ainda que seja para o Senado. No meio político há quem acredite que Gilson possa disputar uma vaga na Câmara Federal.

Caso decida por não entrar em uma briga majoritária, Gilson deixa passar pelas mãos uma oportunidade que talvez jamais se repita.

TÁ LIBERADO! – O secretário Estadual de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins Filho (imagem), anunciou a liberação da realização de feiras agropecuárias e vaquejadas em todo o estado. Essas atividades são responsáveis por movimentar de forma significativa a economia nas cidades do interior, resultando em emprego e renda. Os organizadores dos eventos terão que enviar requerimento com antecedência mínima de 30 dias para qualquer unidade da Adagro e se comprometerem cumprir os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

EXCELENTE ATITUDE – Apesar do aumento do gás natural fornecido pela Petrobras, a Copergás, empresa de economia mista e que tem como um dos sócios o Governo de Pernambuco, decidiu abrir mão do reajuste que incidiria sobre a sua margem no preço do combustível. Essa margem varia de setor para setor. No industrial, por exemplo, essa margem é de 24 centavos na composição do valor total de R$ 2,7988. O preço do gás natural é composto por custo do gás (maior parcela), tributos e a margem da Copergás (menor parcela). A empresa tem como diretor-presidente André Campos.

DISPUTADA – Não foi só o prefeito de Petrolina e pré-candidato a governador Miguel Coelho (MDB) que andou procurando a deputada estadual Delegada Gleide Ângelo para convencê-la a sair do PSB. O Progressistas, sigla que faz parte da Frente Popular, segue realizando investidas neste sentido. Na eleição de 2018 a delegada foi votada por nada menos que 412.636 pernambucanos. É a puxadora de votos que todo partido gostaria de ter em seus quadros.

IPOJUCA – Para 2022 o município do Ipojuca pode ter ao menos 5 candidatos proporcionais. Além dos deputados estaduais Romero Sales Filho (PTB) e Simone (PSB) que concorrem à reeleição, lideranças como o ex-vereador Albérico da Cobal já anunciou que irá disputar uma vaga na Câmara Federal, Débora Serafim à ALEPE e o Presbítero Eduardo Silva está sendo incentivado pelo PT para concorrer a um posto ainda a ser definido pelo partido.

IPOJUCA 2 – Por falar em Ipojuca, a prefeita Célia Sales recebeu a visita da prefeita de Caruaru Raquel Lyra e do ex-senador Armando Monteiro Neto, ambos do PSDB. O encontro foi acompanhado pelo secretário de Governo Romero Sales e o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB).

ALGÚEM RESPONDE? – Algum prefeito do Agreste será afastado pela Justiça Eleitoral nos próximos dias?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

COMENTÁRIOS