RADAR POLÍTICO (21/07) – A importância do PDT para o PSB

Saiba estas e outras informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
A manutenção da hegemonia estadual que já dura 14 anos exige do PSB a missão de garantir o máximo de forças possíveis em torno deste projeto. Os socialistas, que são detentores do maior período continuo no comando do Governo do Estado, sabem que a cada eleição que se passa o desafio fica cada vez maior de se manter no poder por conta de um sentimento natural de renovação. Por  conta disto, garantir o máximo de apoio ao projeto é importante, sobretudo agora em que há grande possibilidade de se replicar a nível estadual o debate nacional, o que inexoravelmente exige a conservação de uma aliança forte de forças progressistas para fazer um contraponto ao bolsonarismo.

Apesar do PSB ter conseguido a adesão à Frente Popular do Republicanos, um partido historicamente conservador e nacionalmente ligado a Bolsonaro, a saída da base uma importante sigla com espectro centro-esquerda como é o caso do PDT apresenta um potencial muito danoso ao projeto socialista.

O grande imbróglio em questão entre socialistas e pedetistas para que se entendam em Pernambuco se dar em relação à sucessão presidencial, onde o PDT espera do PSB o apoio à candidatura de Ciro Gomes. A proximidade entre socialistas e petistas quanto ao projeto de Lula tem causado grande desconfiança por parte dos pedetistas, o que pode resultar em um rompimento aqui no estado.

Embora o PDT não tenha participado formalmente do palanque da Frente Popular nas eleições de 2014 e 2018, seus dois principais expoentes aqui no estado, Zé Queiroz e Wolney Queiroz, estiveram informalmente ao lado do PSB nessas duas eleições. Mas foi em 2006, quando Zé Queiroz, na condição de aliado de primeira hora, foi o responsável por garantir o lastro político necessário para que Eduardo Campos viabilizasse a sua candidatura ao Governo do Estado em uma aliança em que o PDT indicou o vice.

Para 2022 o PDT segue mantendo a sua relevância neste conjunto de forças por sua história e, sobretudo, importância política/eleitoral das suas principais lideranças Zé Queiroz e Wolney Queiroz. O que até agora não se sabe é qual equação será utilizada pelo PSB para garantir o PDT no seu palanque.

FIADOR – Corre solta a informação de que Fernando Dueire, primeiro-suplente do Senador Jarbas Vasconcelos, caiu em campo articulando junto a prefeitos e outras lideranças o apoio à candidatura de Jarbas Filho a deputado estadual. Com a estrutura de senador que tem à disposição, aliado ao conhecimento político que possui, Dueire não tem o direito de errar. Caso Jarbas Filho não se eleja a culpa recairá sob as suas costas. O projeto dando certo, o mérito será todo seu.

NO PALÁCIO – O deputado estadual Henrique Queiroz Filho bateu ponto nesta semana no Palácio do Campo das Princesas. O parlamentar foi responsável por articular agendas com os prefeitos Irmão Aluízio (Tracunhaém), Adriana Paes (Glória do Goitá) e Dr. Leandro (Gameleira) junto ao governador. Henrique Filho também apresentou demandas de Vitória de Santo Antão ao lado do vereador Carlos Henrique, seu irmão. De mala pronta para o PP, O herdeiro do ex-deputado Henrique Queiroz ingressará na sigla sentando na janela.

CORDIALIDADE – As comemorações do aniversário de 161 anos de emancipação do município de Barreiros, ocorrida na última segunda, foi responsável por evidenciar o clima de cordialidade entre o deputado federal Eriberto Medeiros e o pré-candidato a deputado federal Lula da Fonte. Ao lado do prefeito Carlinhos da Pedreira, ambos pousaram para fotos.

EXPOSIÇÃO – Com a grande repercussão de casos de violência contra a mulher em Pernambuco e no Brasil emissoras de televisão e rádio têm recorrido constantemente à deputada estadual Delegada Gleide Ângelo (PSB) para conceder entrevistas no intuito de falar sobre o assunto, já que ela tem um mandato focado no enfrentamento a este tipo de violência. A intensa exposição de Gleide Ângelo nos meios de comunicação em massa devem garantir novamente que ela exploda de votos na urna. Quem aposta contra vai quebrar a cara.

REDE DE PROTEÇÃO – Por falar em agressão contra mulheres, a Prefeitura de Camaragibe está de parabéns por ter montado toda uma rede de acolhimento na cidade para beneficiar essas mulheres. A Brigada Maria da Penha e a Coordenadoria da Mulher têm feito todo o trabalho de acompanhamento das vítimas com auxílio psicológico e tudo mais. A mulher de 35 anos, agredida pelo marido com uma barra de ferro, tem recebido todo o apoio necessário.

EM PERNAMBUCO – A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, desembarca comanda nesta quarta-feira (21), às 10h30, na sede do partido, no Recife, ao lado do presidente estadual Ricardo Teobaldo, um encontro onde serão tratadas questões relativas a PEC da reforma política, que tem a deputada como relatora. A preparação do Podemos para as eleições 2022 também será pauta.

GANHANDO TERRENO – Com um trabalho voltado em defesa dos interesses do  Agreste, o deputado estadual Delegado Erick Lessa ganhou o apoio de lideranças de Taquaritinga do Norte. Aderiram à sua base os conselheiros tutelares Felipe Martinho e Ivanildo Inácio, e o suplente de vereador Eduardo José da Silva, mais conhecido como Baiano.

AGENDA – A prefeita de Sirinhaém, Camila Machado (PP), recebe nesta quinta-feira (22/07) a visita do senador Humberto Costa.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

COMENTÁRIOS