conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU
Blog Ponto de Vista
Coluna Radar Politico

por Wellington Ribeiro

Informações atualizadas, destaques e análises do que acontece nos bastidores da política

Deputado André de Paula (PSD)
Deputado André de Paula (PSD)

Coluna Radar Político

RADAR POLÍTICO (21/08) – André de Paula optou pelo pragmatismo político

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Deputado André de Paula (PSD)

Deputado André de Paula (PSD) – Imagem obtida no site do partido

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Conhecido na política pela postura firme em defender as suas convicções e aluno aplicado da escola macielista que tem o respeito, ética e grande espírito público entre as suas bandeiras, André de Paula, presidente estadual do PSD e ministro da Pesca e Aquicultura, antes unanimidade na política, agora passou a ser alvo de críticas após decidir pela aliança com a governadora Raquel Lyra (PSDB). A parceria política entre André e Raquel não tem sido questionada do ponto de vista ideológico, uma vez que ambos possuem um perfil congruente, mas sim pela forma como se deu essa união.

Aliado do prefeito do Recife João Campos (PSB) até o início da última semana, onde participava da gestão tendo a sua filha Cacau de Paula como secretária municipal de Turismo, André de Paula abriu diálogo com a governadora e emplacou a mesma filha na Secretaria Estadual de Cultura. O caminho percorrido por André não foi os 1.500 metros que passam pela ponte Buarque de Macedo e separam o Palácio do Capibaribe, sede da Prefeitura do Recife, e Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, mas o do puro pragmatismo político. Dias antes de anunciar oficialmente a sua adesão à base de Raquel o presidente do PSD já havia antecipado em entrevista a este blog como se daria seu comportamento em relação ao próximos passos na política. “Eu vou estar no caminho que mais fortaleça o partido”.

Ao se render ao pragmatismo político André de Paula não decide ir por um caminho incomum, já que o pragmatismo é quase unanimidade na classe política, no entanto esta nova postura expõe a opção por uma mudança radical e vai de encontro ao que sempre defendeu ao longo da sua trajetória política. A sobrevivência política falou mais alto.

SENTOU NA JANELA – Deputados do PL e PP com o qual o Blog teve contato não veem com bons olhos o tamanho com que foi PSD foi contemplado no Governo. Acham desproporcional. Ao contrário do PSD, que não possui deputado estadual, PP e PL oferecem a Raquel Lyra uma base de apoio significativa na ALEPE. Quanto ao tempo de TV/rádio para o período eleitoral, PP e PL também superam o que o PSD tem a oferecer.

TAMANHO – Embora tenha quem não reconheça uma possível nomeação de Alex Campos para a Compesa como sendo parte do acordo que culminou no ingresso do PSD no Governo, existem aqueles que acreditam que isto faz parte do pacote já que Campos possui fortes ligações com André. Enquanto a Secretaria de Cultura tem 22 cargos comissionados, a Compesa possui 488, sem contabilizar os espaços terceirizados de ambos os espaços.

DOMINÓ – Não há como negar que o ingresso do PSD na base da governadora foi uma baixa na oposição. O prefeito João Campos perdeu um partido na sua coalizão no Recife e o plano do grupo dos Coelhos de ingressarem na sigla foi frustrado. Raquel Lyra bateu de carroça!

OLINDA – Apesar de filiado ao Solidariedade, o prefeito Professor Lupércio não deve lançar sua candidata à sucessão pela sigla, mas sim pelo PSD. Presidente estadual do partido, Marília Arraes não gostou nada da ideia e já mandou um recado direto para o prefeito de Olinda ao posar em foto ao lado do vice-prefeito Márcio Botelho. Lupércio e Botelho estão rompidos e o vice já colocou o bloco na rua para pavimentar uma candidatura à prefeitura das Marins dos Caetés pelo PP de Eduardo da Fonte.

CORRENDO SOLTO – Sem adversário para fazer um contraponto, o prefeito de João Alfredo, Zé Martins, anda nadando de braçada rumo à reeleição. Não bastasse a agenda positiva que a sua gestão tem promovido com inaugurações e uma enxurrada de assinaturas de ordens de serviço, Zé também neutralizou a oposição trazendo várias lideranças para a sua base. No Agreste Setentrional não tem prefeito com tamanha facilidade de reeleição como ele.

CAMINHO LIVRE – Por falar em quem anda fazendo o dever de casa e caminha para uma reeleição sem percalços, a prefeita de Jaqueira, Ridete Pellegrino (PSD) tem realizado um mandato com muitas entregas e contempla a sua oposição cada vez mais esfacelada.

ALGUÉM RESPONDE? – A governadora Raquel Lyra vai contemplar o Podemos com o Consórcio Grande Recife ou a Perpart?

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.