RADAR POLÍTICO (23/01) – Eduardo da Fonte inicia trabalho para montagem de chapas proporcionais para 2022

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


Quando o assunto é formar chapa proporcional o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do Progressistas, é apontado como um dos que sabem conduzir bem esta questão. Na eleição de 2018 ele foi responsável por coordenar a montagem de uma chapa para estadual que conquistou 13 cadeiras, das quais 10 ficaram com o PP. Para 2022, ao que parece, Da Fonte já caiu em campo não apenas na construção da chapa estadual do Progressistas, mas também para a chapa federal do seu partido. Ele trabalha com o cenário de que a atual legislação eleitoral, que impede a coligação de partidos na proporcional, será mantido.

Informações apuradas por este Blog dão conta de que o PP, hoje com 11 deputados estaduais, deve ampliar a sua bancada para 14 ou 15 parlamentares assim que a janela partidária for aberta. As conversas com os deputados que querem mudar de partido já estariam avançadas.

Por sua vez, quando o assunto é a chapa para deputado federal, o presidente do Progressistas teria em sua lista ex-candidatos a prefeito que querem esquentar o nome para 2024, além de nomes tarimbados que já concorreram à Câmara Federal em outras ocasiões. Para 2022 o PP deve ser o destino de muitos que busca o caminho mais curto para conquistar um mandato de deputado estadual ou federal.

NO TOPO – Eleito em 2018 com mais 175 mil votos, sendo naquela ocasião o 3º mais votado em Pernambuco para a Câmara Federal, André Ferreira (PSC) possui grandes chances de ampliar de forma significativa a sua votação em 2022 já que se saiu muito bem na eleição municipal ao expandir a sua base pelo estado.

BALANÇOEm apenas dois anos de mandato o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB) já apresentou 28 Projetos de Lei, 145 indicações, 55 requerimentos  e 34 pedidos de informação. No campo político ampliou a sua base para 3 prefeitos, 1 vice-prefeito, além de vereadores distribuídos em quase todas as regiões do estado.

ASFALTO – A deputada estadual Alessandra Vieira decidiu concentrar os quase R$ 3 milhões em emenda deste ano para investimento em asfalto. Os municípios que serão contemplados são Jataúba, São Joaquim do Monte, Vertentes e Altinho, no Agreste, além de Catende e Joaquim Nabuco, na Mata Sul.

PUXADORA DE VOTOSA Delegada Gleide Ângelo segue empreendendo uma extensa agenda por municípios da Região Metropolitana e interior com o propósito de prestar contas do mandato e fortalecer a sua luta em defesa das mulheres. Fenômeno nas urnas em 2018 ainda não se sabe se a Delegada continuará no ninho socialista para disputar a reeleição. Não faltam partidos interessados no seu passe.

DOIS CAMINHOSVotada por 112 mil recifenses na disputa pela prefeitura no ano passado, a Delegada Patrícia Domingos (Podemos) ainda não revelou se concorrerá à uma vaga na Câmara Federal ou para a Assembleia Legislativa. No meio político há quem acredite que ela optará pela ALEPE, o que pode ser um caminho menos arriscado.

MUDANÇADepois de incluir “Coronel” em seu nome político quando disputou o comando da Prefeitura do Recife no ano passado, o deputado estadual Alberto Feitosa decidiu que não vai explorar tanto a patente na disputa pela reeleição. No interior o deputado é mais conhecido por Alberto Feitosa, por isso a mudança.

PASSARINHEIRO – Depois deste Blog revelar que o prefeito de João Alfredo, Zé Martins (Avante) estaria na lista de ao menos 4 deputados estaduais e um candidato à estadual. Uma fonte nos revelou que o gestor estaria fazendo jogo duplo em relação ao apoio para federal. Quem Zé Martins apoiará? Sebastião Oliveira ou Fernando Filho?

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS