RADAR POLÍTICO (23/01) – Eduardo da Fonte inicia trabalho para montagem de chapas proporcionais para 2022

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Feitosa recebe denúncia que ostomizados estão usando preservativos femininos, sacolas plásticas e outros materiais no lugar das bolsas de colostomia
Alberto Feitosa destaca crescimento econômico em Pernambuco
Pastor Eurico anuncia apoio a pré-candidatura de Alberto Feitosa no Recife


Quando o assunto é formar chapa proporcional o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do Progressistas, é apontado como um dos que sabem conduzir bem esta questão. Na eleição de 2018 ele foi responsável por coordenar a montagem de uma chapa para estadual que conquistou 13 cadeiras, das quais 10 ficaram com o PP. Para 2022, ao que parece, Da Fonte já caiu em campo não apenas na construção da chapa estadual do Progressistas, mas também para a chapa federal do seu partido. Ele trabalha com o cenário de que a atual legislação eleitoral, que impede a coligação de partidos na proporcional, será mantido.

Informações apuradas por este Blog dão conta de que o PP, hoje com 11 deputados estaduais, deve ampliar a sua bancada para 14 ou 15 parlamentares assim que a janela partidária for aberta. As conversas com os deputados que querem mudar de partido já estariam avançadas.

Por sua vez, quando o assunto é a chapa para deputado federal, o presidente do Progressistas teria em sua lista ex-candidatos a prefeito que querem esquentar o nome para 2024, além de nomes tarimbados que já concorreram à Câmara Federal em outras ocasiões. Para 2022 o PP deve ser o destino de muitos que busca o caminho mais curto para conquistar um mandato de deputado estadual ou federal.

NO TOPO – Eleito em 2018 com mais 175 mil votos, sendo naquela ocasião o 3º mais votado em Pernambuco para a Câmara Federal, André Ferreira (PSC) possui grandes chances de ampliar de forma significativa a sua votação em 2022 já que se saiu muito bem na eleição municipal ao expandir a sua base pelo estado.

BALANÇOEm apenas dois anos de mandato o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB) já apresentou 28 Projetos de Lei, 145 indicações, 55 requerimentos  e 34 pedidos de informação. No campo político ampliou a sua base para 3 prefeitos, 1 vice-prefeito, além de vereadores distribuídos em quase todas as regiões do estado.

ASFALTO – A deputada estadual Alessandra Vieira decidiu concentrar os quase R$ 3 milhões em emenda deste ano para investimento em asfalto. Os municípios que serão contemplados são Jataúba, São Joaquim do Monte, Vertentes e Altinho, no Agreste, além de Catende e Joaquim Nabuco, na Mata Sul.

PUXADORA DE VOTOSA Delegada Gleide Ângelo segue empreendendo uma extensa agenda por municípios da Região Metropolitana e interior com o propósito de prestar contas do mandato e fortalecer a sua luta em defesa das mulheres. Fenômeno nas urnas em 2018 ainda não se sabe se a Delegada continuará no ninho socialista para disputar a reeleição. Não faltam partidos interessados no seu passe.

DOIS CAMINHOSVotada por 112 mil recifenses na disputa pela prefeitura no ano passado, a Delegada Patrícia Domingos (Podemos) ainda não revelou se concorrerá à uma vaga na Câmara Federal ou para a Assembleia Legislativa. No meio político há quem acredite que ela optará pela ALEPE, o que pode ser um caminho menos arriscado.

MUDANÇADepois de incluir “Coronel” em seu nome político quando disputou o comando da Prefeitura do Recife no ano passado, o deputado estadual Alberto Feitosa decidiu que não vai explorar tanto a patente na disputa pela reeleição. No interior o deputado é mais conhecido por Alberto Feitosa, por isso a mudança.

PASSARINHEIRO – Depois deste Blog revelar que o prefeito de João Alfredo, Zé Martins (Avante) estaria na lista de ao menos 4 deputados estaduais e um candidato à estadual. Uma fonte nos revelou que o gestor estaria fazendo jogo duplo em relação ao apoio para federal. Quem Zé Martins apoiará? Sebastião Oliveira ou Fernando Filho?

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMMENTS