conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU
Blog Ponto de Vista
Coluna Radar Politico

por Wellington Ribeiro

Informações atualizadas, destaques e análises do que acontece nos bastidores da política

André de Paula Raquel Lyra
André de Paula Raquel Lyra

Coluna Radar Político

RADAR POLÍTICO (25/09) – PSDB de Raquel Lyra caminha para ser coadjuvante na disputa eleitoral na Região Metropolitana

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

André de Paula Raquel Lyra
ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
A pouco mais de um ano da eleições municipais chama a atenção a inércia por parte da governadora Raquel Lyra no incentivo de candidaturas majoritárias do PSDB na Região Metropolitana do Recife. Nos 14 municípios que compõem a região que concentrar mais de 40% do eleitorado pernambucano, o que se tem percebido é  é o afunilamento do processo sem que lideranças optem pelo PSDB como sigla para concorrer às prefeituras. Do campo governista apenas o PL e PP andam ganhando terreno. PP tem nomes em Olinda, Moreno, Jaboatão, Cabo e Ipojuca, enquanto que o PL conta com pré-candidaturas em Jaboatão, Recife, Abreu e Lima e Olinda. Embora o PSDB tenha alguns balões de ensaio em Olinda e Paulista, dificilmente os nomes hoje postos pela sigla nestes municípios irão adiante com o projeto. Na região a única alternativa crível recai sobre Igarassu com a prefeita Professora Elcione, no entanto até agora a gestora não confirmou o seu destino politico. Nem no Recife, maior Colégio Eleitoral de Pernambuco, o PSDB tem candidatura majoritária. Por lá o que se percebe é uma aposta da governadora Raquel Lyra em uma eventual candidatura do deputado federal Túlio Gadelha (Rede), liderança que por sua vez encontra dificuldades de viabilizar o projeto porque o seu partido compõe uma federação com o PSOL, sigla que tem Dani Portela como líder da oposição ao Governo Raquel Lyra na ALEPE.

Tradicionalmente o partido que detém o poder do Governo do Estado acaba por atrair um número significativo de lideranças que desejam disputar prefeituras, no entanto isto não tem sido percebido no atual momento. A ausência de política por parte do PSDB tem aberto a oportunidade para que outros partidos ganhem terreno, sejam eles da própria base governista a exemplo do PL e PP, como também da oposição, neste caso destacam-se o PSB e Republicanos.

Quanto ao PSD, partido de André de Paula,  recém-aliado da governadora, existe a expectativa de que esta seja a sigla em que a governadora irá direcionar as lideranças para concorrem aos projetos majoritários, porém a demora neste tipo de movimento acaba por criar a oportunidade para que outros partidos garantam os nomes mais competitivos nas disputas. Caso não reaja, a governadora Raquel Lyra levará o seu partido a um papel de coadjuvante nas eleições nos municípios da Região Metropolitana do Recife.

Gustavo Gouveia Mata NorteFRUSTRAÇÃO – Apesar de ser o anfitrião da agenda que a governadora Raquel Lyra cumpriu no último sábado (23) em Carpina, o prefeito Manuel Botafogo foi ofuscado pela presença do deputado estadual Gustavo Gouveia, político que lidera o grupo de oposição no município. A força de Gouveia em Carpina tem tirado o sono de Botafogo.

BIPOLARIDADE – Apesar do PL e PP serem adversários ferrenhos em Jaboatão, onde o primeiro tem no prefeito Mano Medeiros a sua principal aposta e o segundo lançou Clarissa Tércio para a prefeitura, as duas siglas andam conversando em Olinda. Por lá o vice-prefeito Márcio Botelho (PP) e Isabel Urquiza (PL) ensaiam uma aliança.

NA UTI – A situação dos hospitais estaduais da Restauração e Getúlio Vargas será tema de Audiência Publica no Auditório Sérgio Guerra, na ALEPE. nesta terça (26). O encontro, que foi sugerido pelo deputado Gilmar Júnior (PV), presidente da Comissão Especial em Defesa dos Profissionais da Saúde e Assistência Social, deve pressionar o Governo do Estado por melhorias nestas importantes emergências.

CORRENDO SOLTO – Filho do prefeito prefeito de Petrolândia Fabiano Marques (Republicanos), Dr. Bruno Marques já caiu em campo para pavimentar a sua pré-candidatura de deputado estadual. Tem partido dele o estímulo à uma série de pré-candidaturas a prefeituras não apenas no Sertão do Itaparica, mas também até mesmo em municípios do Agreste e Litoral Sul.

O MUNDO NÃO GIRA, ELE CAPOTA – Rompido com a prefeita Márcia Conrado (PT), o deputado Luciano Duque (SD) anda tecendo elogios a Sebastião Oliveira, a quem creditou investimentos para o Aeroporto de Serra Talhada e a construção do Hospital do Sertão Eduardo Campos. Uma aliança entre Duque e Sebá para as eleições de 2024 em Serra Talhada não está descartada.

RECADO – A ausência de lideranças do PSB no evento que marcou o ingresso do pré-candidato a prefeito de Jaboatão Elias Gomes ao PT acabou chamando a atenção. Ao Blog uma fonte afirmou que o PSB sequer chegou a ser convidado. Enquanto isto lideranças do PC do B, PV e PP marcaram presença.

DEDOS CRUZADOS – A ida do deputado estadual Antônio Coelho para Secretaria de Turismo do Recife não só garante o retorno de Edson Vieira para a ALEPE, mas também deixa a vereadora petrolinense Maria Elena, que obteve 18.922 votos na disputa por uma cadeira para a ALEPE no ano passado, na expectativa de assumir. Ela passa a ser a 1ª suplente do União Brasil. Está de dedos cruzados para uma eventual candidatura e vitória do deputado  Cléber Chaparral à prefeitura de Surubim.

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.