RADAR POLÍTICO (26/10) – Ida de Bolsonaro para o PL fortalece Anderson Ferreira

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
A briga pela filiação do presidente Bolsonaro ganhou mais um concorrente, trata-se de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, que divulgou nesta segunda-feira (25/10) um vídeo convida Bolsonaro para ingressar na sua sigla. “Estamos reiterando o convite de filiação partidária dirigido ao presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e fiéis seguidores da causa brasileira sob sua liderança”, disse Valdemar. Além do PL, também estão na disputa pelo passe do presidente o PTB e Progressistas.

Embora não tenha nada certo sobe o destino partidário de Bolsonaro, um provável ingresso dele no PL traria implicações na política pernambucana, sobretudo no campo de oposição. Aqui no estado o partido está sob o comando de Anderson Ferreira, político que colocou o seu projeto atrelado ao de Raquel Lyra. Na possibilidade de Bolsonaro ir para o PL, uma candidatura de Anderson ao Palácio do Campo das Princesas, embora possa ser vista como um imperativo para abrir palanque para o presidente no estado, pode não ocorrer. O caminho mais natural seria uma candidatura sua ao Senado. Caminho mais convergente caso queira manter esta aliança com Raquel Lyra.

NA TORCIDA – Quem deve está na torcida pela ida de Bolsonaro para o PL é o deputado federal André Ferreira, irmão de Anderson e um dos líderes do Governo na Câmara Federal. André, que não esconde de ninguém a sua ligação com Bolsonaro, anda bastante empenhado na montagem da chapa proporcional do PL.

POTENCIAL – É consenso no meio político o crescimento que Bolsonaro pode garantir a qualquer sigla que ingressar. Assim que o presidente escolher o seu destino partidário, o ingresso de candidatos bolsonaristas garantem a eleição de uma expressiva bancada.

FORTALECIDO – O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, declarou apoio à pré-candidatura de Tiago Pontes a deputado estadual. O anúncio fortalece sobremaneira a base de Tiago que já conta com o apoio de outros quatro prefeitos, além de lideranças políticas espalhadas por todo o estado e um vereador recifense.

NA VANTAGEM – Entre as opções disponíveis por Bolsonaro para se filiar, o Progressistas continua se apresentando como a sigla com maior capilaridade política e tempo de televisão. O PP possui o terceiro maior tempo, enquanto o PL o sexto e o PTB o décimo quinto.

AGENDA POSITIVA – Ainda repercute bastante a passagem do governador pelos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso e São José da Coroa Grande. Por lá Paulo Câmara anunciou investimentos de R$ 51 milhões para a requalificação de rodovias, abastecimento de água e para a área de assistência social. A expectativa é que no mês de novembro ele retorne para a região em visita aos municípios de Rio Formoso, Gameleira e Tamandaré para mais anúncios que fazem parte do Plano de Retomada Econômica.

BATENDO PESADO – “O presidente Bolsonaro tá dando vergonha ao povo brasileiro”, frase do deputado federal Sílvio Costa Filho em passagem por municípios dos litoral ao lado do governador Paulo Câmara. Em Pernambuco Sílvio tem sido uma das vozes mais críticas ao presidente da República.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS