RADAR POLÍTICO (27/01) – Cúpula do PT se reúne com Paulo sinalizando aliança estadual

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Humberto Costa Paulo Câmara Nilton Mota Zé Neto Teresa Leitão Oscar Barreto Nilton Mota Paulo Câmara

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Apesar de ter apresentado o nome do senador Humberto Costa para concorrer ao Governo do Estado pela Frente Popular, o PT vai mesmo aliar-se ao PSB na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. Como os socialistas indicarão o cabeça de chapa, os petistas devem ficar com uma das duas vagas restantes na chapa.

Esse e outros assuntos foram debatidos na reunião que a cúpula do PT local teve com o governador Paulo Câmara, nessa quarta-feira (26). O encontro contou com as presenças do senador Humberto Costa, da deputada estadual Teresa Leitão, lembrada para a vice, caso os petistas fiquem com a vaga, de Oscar Barreto e o deputado estadual Doriel Barros, presidente estadual do PT. Além de Sileno Guedes, dirigente estadual do PSB, Nilton Mota e o secretário da Casa Civil, José Neto, que segue no páreo para ser o indicado do PSB.

Oficialmente, interlocutores da reunião informaram que entre as pautas tratadas estiveram a definição de tática eleitoral, discussão da conjuntura nacional e local.

No encontro, o governador também confirmou que ficará até o final do mandato, apresentou as justificativas para o PSB encabeçar a chapa e colocou a semana que vem como prazo para apresentar o nome do PSB. Os presentes conversaram também sobre a construção da Federação entre PT PSB, PCdoB e PV.

MELHOR ALTERNATIVA – Por falar em Federação, caso ela se concretize, não resta dúvida de que as chapas proporcionais deste grupo de partidos será a mais atrativa e com potencial de eleger o maior número de deputados.

DEU A SENHA – “O PT de Pernambuco não vai fazer nenhum movimento que não tenha o diálogo com a direção nacional e a liderança do presidente Lula. Qualquer decisão de Pernambuco será tomada dentro da estratégia nacional, dentro do comando do presidente Lula, dentro do que ele determinar”, apontou o petista Oscar Barreto.

OS PRÓXIMOS – Neste processo de ausculta que o governador Paulo Câmara está fazendo junto às lideranças partidárias, ainda falta encontro com os deputados Sebastião Oliveira (AVANTE) e Wolney Queiroz (PDT).

INDECISÃO – Apesar de ser entusiasta da candidatura de Raquel Lyra ao Governo do Estado, o deputado estadual Álvaro Porto não definiu o PSDB como destino para disputar a reeleição. O parlamentar, que vai disputar o terceiro mandato, deve aguardar a montagem das chapas proporcionais do grupo de oposição.

NO SERTÃO – Após cumprir agendas no Sertão do Araripe no início da semana, o presidente nacional do Progressistas e deputado federal Eduardo da Fonte seguiu para Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, onde conta com o apoio do prefeito George Duarte (PP).

NO SERTÃO 2 – Acompanhado de uma comitiva composta por vários deputados estaduais e pré-candidatos, Eduardo sinaliza para uma agenda de quem segue disposto a brigar pela vaga de Senador na Frente Popular.

ALGUÉM RESPONDE? – O PT vai indicar o vice ou o senador da chapa da Frente Popular?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS