conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU
Blog Ponto de Vista
Coluna Radar Politico

por Wellington Ribeiro

Informações atualizadas, destaques e análises do que acontece nos bastidores da política

Fred Loyo PSDB Álvaro Porto
Fred Loyo PSDB Álvaro Porto

Coluna Radar Político

RADAR POLÍTICO (27/11) – Os desafios de Fred Loyo ao assumir o PSDB

Fred Loyo PSDB Álvaro Porto
O PSDB pernambucano, sigla que tem como principal expoente no estado a governadora Raquel Lyra, vai mudar de comando. Na próxima quarta (29) será realizada a Convenção estadual que alçará o empresário Fred Loyo como o mais novo dirigente do partido. Sob sua direção, Loyo terá pela frente ao menos dois desafios. O primeiro será o de arregimentar prefeitos e prefeituráveis para concorrer pela sigla em meio a um ambiente de grande concorrência com outros partidos; já o segundo é o de conter a crise interna cujo principal protagonista é nada menos que Álvaro Porto, presidente da ALEPE e segundo maior expoente da sigla no estado.

Apesar de vir a comandar o partido que está a frente do Governo do Estado, o que já confere uma boa vantagem na atração de lideranças, Loyo não terá vida fácil para montar a sigla. Pesa contra ele não apenas a inexperiência, mas a forma tardia com que chega à função, uma vez que grande parte dos prefeitos e prefeituráveis já foram atraídos por outras siglas. Políticos como Eduardo da Fonte (PP), Sílvio Costa Filho (Republicanos), Sebastião Oliveira (Avante), Fernando Dueire/Paulo Roberto (MDB), André de Paula (PSD), Anderson Ferreira (PL), Marcelo Gouveia (Podemos), Humberto Costa/Teresa Leitão (PT) e Clodoaldo Magalhães(PV), partiram na frente e já abocanharam a grande maioria dos quadros competitivos que irão disputar prefeituras em 2024. Não que esses quadros não possam mudar de ideia, mas tentar cooptar os que já se declararam para o PP/PL/Podemos e PSD, pode causar grandes problemas na base. Mirar os que estão em partidos de oposição será a principal alternativa, para isto precisará bater bola com o Palácio do Campo das Princesas, sem isto a taxa de sucesso será mínima.

Já em relação à crise interna no PSDB, causada sobretudo por sua indicação ao posto de presidente estadual do partido, Loyo já assume na certeza de que não contará com um só esforço de Álvaro Porto para fortalecer as fileiras tucanas. Quando comunicado pela governadora da escolha de Loyo para comandar o PSDB, Porto adiantou que não levará um só prefeito ou candidato a prefeito da sua base para o partido. Entre os deputados do PSDB Loyo não pode contar muito com a ajudar de Izaías Régis, uma vez que este deve concentrar suas energias na disputa eleitoral de Garanhuns. Já Débora Almeida deve ajudar no processo de levar lideranças para a sigla. Não bastassem todos esses desafios, Fred Loyo também terá que trabalhar duro para tentar manter o prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro na sigla. Os rumores de sua ida para o Republicanos de Silvio Costa Filho só crescem e perder este quadro não é nada bom.

EXPECTATIVA – A governadora Raquel Lyra apresenta nesta segunda o Programa Juntos Pela Segurança. Em meio ao pacote de anúncios para a área, policiais militares e bombeiros militares esperam o fim das faixas salariais.

COALIZÃO – O prefeito de Olinda Professor Lupércio (PSD) tem garantido um palanque robusto para apoiar a sua candidata Mirella Almeida. Entre as siglas que já confirmaram apoio estão o PSD, MDB, PMN, Avante, Podemos, Agir, PMB e União Brasil.

EM ALTA – O pré-candidato a prefeito de Pesqueira Delegado Rossine (SD) anda animado com a disputa. Levantamento do Instituto Opinião o coloca a frente dos adversários em todos os cenários. A adesão ao nome de Rossine não é de agora. Na eleição para deputado estadual ele foi majoritário no município com mais de 6 mil votos.

PÉ NA ESTRADA – Durante o fim de semana o deputado Álvaro Porto cumpriu agenda extensa no Agreste Meridional. Por lá prestigiou eventos ao lado do prefeito de Lajedo Erivaldo Chagas e do pré-candidato a prefeito de São João Genaldi Zumba.

ALGUÉM RESPONDE? – Para qual partido Álvaro Porto irá levar o seu grupo político?

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.