RADAR POLÍTICO (28/01) – Wolney volta a defender PDT na chapa majoritária da Frente Popular

Saiba mais informações sobre os bastidores da política clicando no link

Wolney Queiroz PDT Paulo Câmara

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Presidente do PDT em Pernambuco, o deputado federal Wolney Queiroz ofereceu ontem (27) um almoço para governador Paulo Câmara em sua casa de praia, no município de Tamandaré, ocasião em que também esteve o deputado estadual Zé Queiroz, seu pai, e Zé Neto, secretário da Casa Civil, além de Sileno Guedes, presidente estadual do PSB. No cardápio, além da tradicional gastronomia litorânea, o processo sucessório estadual também foi apreciado. Na ocasião Wolney reafirmou o interesse do PDT participar da chapa majoritária disputando o Senado. O governador ficou de conversar novamente com o pedetista na próxima terça-feira (1) no Palácio do Campo das Princesas. O encontro será mais um da rodada que o socialista está fazendo com lideranças do bloco para tratar da formação da chapa.

Wolney, que está no sexto mandato de deputado federal, comanda um partido representativo, cuja presença na Frente Popular é importante, até pela questão do seu simbolismo no campo de esquerda. Seu pai, o deputado estadual Zé Queiroz, que também já sonhou em ser senador, é uma liderança respeitada, tendo sido prefeito de Caruaru por quatro vezes.

Ter o Wolney na majoritária da Frente Popular poderia ser estratégico para o PSB fazer em Caruaru e no Agreste um contraponto à prefeita Raquel Lyra, que ensaia sair à governadora pela oposição. Com Wolney na majoritária, o debate poderia ser regionalizado, impedindo Raquel de correr solta naquela parte do estado.

Mas a questão é que a eleição não é só no “país” Caruaru e no Agreste. É preciso potencializar a candidatura a senador da Frente Popular no estado como um todo. E ainda tem a questão do PDT, que, apesar de ser um aliado do PSB em Pernambuco, ficará em palanque distinto dos socialistas no plano nacional.

Como os socialistas devem apoiar Lula e o PT, fica complicado ter um pedetista na majoritária aqui, já que a legenda vai de Ciro Gomes para presidente. Isso vai ser dito a Wolney e Zé Queiroz em um próximo encontro com Paulo, na semana que vem.

Por sua vez, não falta gente na Frente Popular dizendo que esse pedido de Wolney pelo Senado é na verdade um movimento para justificar sua saída do bloco após ter seu “desejo” contrário. Segundo esses bastidores, o deputado federal quer mesmo é marchar com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, para governador. Portanto, essa questão do Senado seria apenas um álibi. A conferir!

HISTÓRICO– Não custa lembrar que desde 2006 o PDT tem participação ativa nas chapas majoritárias em disputas pelo Governo do Estado. Em 2006 e 2010 o então pedetista João Lyra foi o vice de Eduardo Campos. Em 2014 Paulo Rubens foi vice de Armando Monteiro. Em 2018 o PDT teve Isabella de Roldão como vice de Maurício Rands.

AUSÊNCIA – O prefeito do Recife, João Campos (PSB), também participaria do almoço. No entanto acabou cancelando em cima da hora porque apareceu alguns imprevistos na PCR. No Recife o PDT ocupa a vice-prefeitura com Isabella de Roldão. Wolney inclusive tem sido um grande parceiro da gestão de João Campos, sendo responsável por destinar um volume significado de emenda para a realização de obras e ações no município.

FORTALECENDO – Pré-candidato a deputado estadual, Rodrigo Farias PSB) anda intensificando a sua agenda no Recife. Nesta quinta foi a vez dele participar de compromisso ao lado do suplente de vereador Vânio Silva, no bairro da Várzea. Na capital Rodrigo Farias montou um time de peso composto por vereadores, suplentes, conselheiros tutelares e líderes comunitários, o que deve lhe garantir uma expressiva votação.

VISTORIA – Claudiano Martins Filho, secretário de Desenvolvimento Agrário e deputado estadual licenciado, fez questão de vistoriar a obra da Escola Técnica Estadual Maria Ferreira Martins, em Itaíba, ao lado do deputado federal Eduardo da Fonte, com quem dobra no município. A unidade de ensino é fruto de uma articulação de Claudiano junto ao Governo do Estado.

SÓ PRA CONTRARIAR – A vice-governadora Luciana Santos confirmou que o PC do B, diga-se: ela própria, colocou o seu nome para avaliação do governador Paulo Câmara para ser candidata ao Senado.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS