RADAR POLÍTICO (28/04) – Paulo e Danilo vão à mesa com Lula para reforçar aliança e definir o Senado

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Lula Daniel Cabral Paulo Câmara

Imagem/arquivo

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

As cúpulas do PSB e do PT estão em Brasília para o congresso dos socialistas que vão eleger o novo comando nacional do partido – o atual presidente, Carlos Siqueira, deve ser reeleito. O ato que sacramentará a recondução de Siqueira será na noite desta quinta-feira (28).

Antes, à tarde, o governador Paulo Câmara, o deputado federal Danilo Cabral, pré-candidato a governador, e o prefeito João Campos vão à mesa com o ex-presidente Lula e a presidente nacional petista, Gleisi Hoffmann. Em pauta, a definição da chapa da Frente Popular.

No encontro, deve ficar sacramentada a indicação do deputado federal André de Paula para o Senado. A escolha foi fruto de uma articulação entre Lula, Paulo e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. A vaga para o PSD pernambucano é uma das prerrogativas para que a legenda fique neutra na disputa presidencial, beneficiando Lula.

O encontro também servirá para reforçar a aliança entre as duas siglas em Pernambuco; afastando de vez as notícias falsas de que Lula apoiaria a deputada federal Marília Arraes para governadora. O petista quer, ao posar para nova foto com Danilo, deixar claro que está só com o socialista no estado.

VICE – Caberá a Lula convencer a deputada estadual Teresa Leitão de que o caminho natural dela é a vice de Danilo Cabral. A petista já figura como a única alternativa do PT, já que o deputado federal Carlos Veras, que também pleiteava vaga na majoritária, abriu mão de disputar em prol dela.

INSISTÊNCIA – Apesar de saber que o PSB tem a preferência por um nome do PT na vice e André de Paula no Senado, a Vice-governadora Luciana Santos (PC do B) não se deu por vencida na disputa por um espaço na majoritária. Fontes consultadas por este blogueiro afirmam que a comunista segue obstinada a conquistar um lugar ao sol.

ESPÓLIO – Com uma base composta pelos prefeitos de Aliança, Buenos Aires, Custódia, Glória do Goitá, Itapissuma, Itaquitinga, Jaqueira, Passira, Tracunhaém, além de ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças, André de Paula coloca à disposição este espólio para ser dividida entre deputados e pré-candidatos da Frente Popular. Algumas dessas bases inclusive já foram distribuídas. Custódia ficou com Sebastião Oliveira. Já Passira teria sido entregue a Wolney Queiroz.

GANHANDO ESPAÇO – Nos corredores da ALEPE ganhou força a informação de que o PT deverá ser contemplado com duas secretarias na estrutura do Governo do Estado. Uma delas é a de Desenvolvimento Social.

ATUAÇÃO – O vereador Felipe Francismar (PSB) vem sendo bastante elogiado pela sua atuação à frente da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife. Atuando em seu 3º mandato, o parlamentar está dando celeridade à apreciação dos pareceres dos projetos que tramitam na Casa José Mariano. Somente no ano de 2021, 328 projetos foram analisados e votados. Além disso, Felipe Francismar dialoga de forma republicana tanto com os vereadores da base do governo, quanto com os líderes da oposição.

ALGUÉM RESPONDE? – Luciana Santos ficará de fora da chapa majoritária?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS