conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU
Blog Ponto de Vista
Coluna Radar Politico

por Wellington Ribeiro

Informações atualizadas, destaques e análises do que acontece nos bastidores da política

Túlio Gadelha Recife Raquel Lyra
Túlio Gadelha Recife Raquel Lyra

Coluna Radar Político

RADAR POLÍTICO (28/09) – Túlio Gadelha, o candidato de Raquel no Recife

Saiba mais informações sobre os bastidores da política clicando no link

Túlio Gadelha Recife Raquel Lyra
ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

O deputado federal Túlio Gadelha (Rede) não esconde de ninguém o desejo de concorrer à Prefeitura do Recife. Em 2020 ele até que tentou ser candidato pelo PDT, seu antigo partido, mas acabou tendo os planos frustrados. Na época a sigla decidiu por firmar uma aliança com João Campos (PSB) indicando o nome de Isabella de Roldão para a vice. Agora, de olho na eleição de 2024, Túlio também anda enfrentando uma resistência, mas desta vez não vem do seu partido, mas sim do PSOL, sigla integrante da Federação com o Rede e que possui maior força de decisão. No PSOL o entendimento é de ter candidatura própria do partido, inclusive os nomes  estadual Dani Portela e do vereador Ivan Moraes já são discutidos como opções. Para tentar reverter este processo Túlio estaria apostando em uma intervenção por cima, foi o que disse ao blog uma fonte próxima ao parlamentar. Outra aposta de Túlio é no apoio da governadora Raquel Lyra ao projeto.

No campo político do entorno da governadora, Túlio não seria a opção mais competitiva e preparada para a disputa, este posto é claramente ocupado pela vice-governadora Priscila Krause, política que possui forte identidade com a cidade onde inclusive já foi vereadora, no entanto uma coisa não se pode negar: Túlio é o mais disposto para encarar o desafio.

Caso consiga viabilizar a sua candidatura junto a Federação Rede/PSOL, Túlio tem tudo para ser o candidato de Raquel à Prefeitura do Recife, a quem tem feito questão de não só acompanhar nas mais diversas agendas, mas a ser quase que uma espécie de sombra tamanha a questão que tem feito de ficar bem próximo da governadora nas coletivas e caminhadas. A possibilidade do deputado ser o candidato do Palácio no Recife não deve ser muito bem recebido pelo aliado PL, sobretudo pelo bolsonarista e pré-candidato a prefeito Gilson Machado Neto, que verá a governadora apoiar um palanque de esquerda na capital.

HOMENAGEM – A empresária Roberta Claro, sócia-fundadora e diretora da Clínica Route – Centro de Terapia e Apoio Infantil, recebe o Título de Cidadã do Recife, nesta quinta (28). Os vereadores Rinaldo Júnior (PSB) e Samuel Salazar (MDB), são os autores da homenagem. A noite deve ser muito prestigiada. Já confirmaram presença os deputados, Kaio Maniçoba (PP), João de Nadegi (PV) e Guilherme Uchôa (PSB).

PASSAPORTE – O deputado estadual Romero Sales Filho disse ao blog que o nome a ser escolhido pela prefeita de Ipojuca Célia Sales para disputar a sucessão sairá do PP, sigla em que a prefeita se filiou recentemente. A revelação é um recado mais que direto para quem pensa que terá a benção de Célia estando filiado ou filiada em outra sigla.

OLINDA  – Decidido a emplacar Mirella Almeida como sua sucessora, o prefeito Professor Lupércio já caiu em campo para formar uma grande coalizão partidária em torno do projeto. O gestor da Marin dos Caetés já contabiliza ao menos 10 partidos, foi o que adiantou ao Blog Ponto de Vista.

LEVANDO … – Apesar de ser a principal liderança do PT em Pernambuco, o que por tabela deveria lhe conferir o posto de grande interlocutor junto ao presidente Lula, o Senador Humberto Costa, ao que parece, tem sido atropelado por Raquel Lyra e João Campos. Tanto a governadora quanto o prefeito recifense andam dispensando a ‘interlocução’ de Humberto quando precisam falar com o presidente da República.

… BANHO – Lançado recentemente como pré-candidato a governador pelo deputado e presidente estadual Doriel Barros, Humberto Costa ver o seu prestígio junto a Lula escorrer pelas mãos toda vez que alguma liderança pernambucana entra no Planalto sem precisar da sua ajuda. Isso é um mal sinal.

ALAVANCA NO CANTO 1 – O prefeito João Campos (PSB) apresenta nesta quinta (28) os detalhes do Projeto Orla Parque que trata da requalificação de 11 km que vai integrar os bairros de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa. A ideia do projeto é transformar este espaço em um grande parque linear.

ALAVANCA NO CANTO 2 – Por falar em obras no Recife, nas próximas semanas o gestor da capital irá fazer um grande ato para marcar o início da construção da ponte que irá ligar os bairros de Areias e Imbiribeira, obra que tem um valor aproximado de R$ 100 milhões. Quem anda pulando de alegria é o vereador Chico Kiko, parlamentar com forte atuação nos dois bairros e entusiasta da obra.

CÉU DE BRIGADEIRO – O prefeito de Barreiros Carlinhos da Pedreira (PP) caminha para uma reeleição sem obstáculos. Por lá a oposição está desmobilizada e sem perspectiva de levantar um nome competitivo para bater de frente com o prefeito que reúne uma base bastante ampla e sólida, além de uma boa aprovação entre a população.

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Destaque

O município de Serra Talhada foi classificado como uma das 10 cidades mais competitivas do Nordeste, segundo avaliação do Centro de Liderança Pública (CLP),...

FESTA DO MOMO

Já escutamos os sinais do Carnaval! A Prefeitura do Recife anunciou diversos serviços e novidades para o Carnaval 2024. Em coletiva realizada na manhã...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.