Radar Político (29/04) – Presidência estadual do PSDB pode ficar com Alessandra Vieira

Radar Político (29/04) – Presidência estadual do PSDB pode ficar com Alessandra Vieira

Confira mais informações sobre a política pernambucana clicando no link

O PSDB, partido que no tempo de Sérgio Guerra despontou como uma das siglas de maior força e expressão política no estado, vivência na atualidade um momento de baixa. Nas eleições de 2018 o partido experimentou a perda de espaços com a não eleição de deputados federais, a derrota de Bruno Araújo para o Senado e a redução de sua bancada na Assembleia Legislativa, quanto elegeu apenas uma deputada.

Com as eleições municipais à porta, o PSDB terá pela frente o desafio de ao menos manter o espaço que conquistou em 2016, quando elegeu 12 prefeitos e figurou como o sexto partido que conquistou mais prefeituras naquele pleito, missão que deverá ser conduzida pelo próximo presidente estadual. O encontro que definirá a escolha do próximo dirigente deverá ser no final do mês de maio.

Com Bruno Araújo sondado para presidir nacionalmente o PSDB, o nome que aparece com mais força para comandar o partido no estado é o da deputada estadual Alessandra Vieira.

Entre membros do sigla o nome de Alessandra já é recebido com simpatia, pois pesa a favor dela o fator “disponibilidade” para trabalhar em benefício do crescimento do PSDB no Estado, algo que não se encontra nos prefeitos que buscarão a reeleição ou se empenharão na eleição de sucessores em seus municípios. Neste universo podemos citar os prefeitos Joaquim Neto, que buscará pela reeleição em Gravatá; Judite Botafogo, que tentará a sua recondução em Lagoa do Carro; Joãozinho Tenório, que estará dedicado na eleição de um aliado em São Joaquim do Monte; e Raquel Lyra, que deverá travar uma disputa duríssima pela reeleição em Caruaru. Com exceção de Alessandra, o único nome dentro do PSDB que poderia ter a disponibilidade necessária para a restruturação do partido no estado seria o do ex-governador Joaquim Francisco, no entanto a necessidade de renovação política é um fator que pesa para ele.

Caso não haja nenhum atrapalho até o encontro que deverá escolher o novo presidente estadual do PSDB, o nome de Alessandra Vieira segue a passos largos para conquistar o posto.

Stand – by– Membro do PSDB e também lembrado por alguns como possível candidato à presidência estadual do partido, o ex-prefeito Elias Gomes anda afastado da vida pública, dedicando-se exclusivamente à vida privada. Para 2020 ele anda indeciso quanto ao rumo que irá tomar: se disputa a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes ou a de Cabo de Santo Agostinho. “Estou esperando a massaranduba do tempo”, disse Elias usando a expressão comumente utilizada pelo ex-governador Joaquim Francisco quando queria explicar que estava aguardando o comportamento do ambiente para só assim tomar uma decisão.

Meu pirão primeiro – Vereadores do Cabo de Santo Agostinho aprovaram uma emenda à Lei Orgânica que aumenta de 17 para 21 o número de vereadores para a próxima Legislatura em 2021. Embora tenha sido oficializada, a emenda não foi amplamente divulgada à população cabense. A atitude, que vale ressaltar foi dentro da legalidade, amplia as chances para que os atuais vereadores possam se reeleger.

Rumores– Atualmente com 12 vereadores, o município do Ipojuca pode, de acordo com o art. 29 da Constituição Federal, juntamente com a Emenda nº 58, de 2009, ampliar até 17 o número de vagas no Legislativo Municipal. Apesar dos atuais vereadores não admitirem oficialmente, rumores já apontam que eles podem alterar a Lei Orgânica para aumentar o número de vagas para ao menos 15 cadeiras.

Belo Jardim– O ex-prefeito João Mendonça (PSB) está preparando a sua esposa Isabele Mendonça para disputar a prefeitura em 2020. Com a força de João, que ainda exerce forte influência no município, e com prefeito Hélio dos Terrenos (PTB) fazendo uma gestão que deixa muito a desejar, Isabele tem tudo para entrar com competitividade na disputa do próximo ano. Ela conta com o apoio do deputado federal João Campos e do governador Paulo Câmara.

Ampliando o espaço– Visando o fortalecimento do Cidadania no interior, o deputado federal Daniel Coelho já iniciou um trabalho para estimular candidaturas pela sigla. No Sertão Central o parlamentar já deu o aval para que o presidente da Câmara de Vereadores de Salgueiro, Dr. George Arraes, entre na disputa pela Prefeitura. Já em Parnamirim,  a secretaria-adjunta municipal de Saúde, Sylvia Cabral, é o nome forte do partido para disputar uma vaga no Legislativo Municipal.

De olho na Educação– Apesar de não ser membro da Comissão de Educação e Cultura da ALEPE, o deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PR) sugeriu na última reunião do Colegiado que os parlamentares se reunissem para visitar as escolas estaduais com o objetivo de realizar um levantamento junto a professores e alunos sobre as reais necessidades das unidades de ensino. No final desta maratona de visitas Henrique Filho propõe entregar o relatório do que foi diagnosticado ao secretário Estadual de Educação.

Orobó– O prefeito Chaparral realizou a entrega de 41 casas populares construídas através do Programa Minha Casa, Minha Vida, na Vila Caraúbas, neste domingo (28). A Prefeitura entrou com o terreno e o Governo Federal financiou a obra. A pavimentação das ruas será realizada devido a uma emenda no valor de R$ 600 mil do deputado federal Fernando Filho (DEM).

Juntas A pré-candidata a prefeita de Abreu e Lima, Katiana Gadelha (PDT), que segue mantendo uma agenda intensa de visitas pelas comunidades e bairros do município, contou em um desses compromissos com a presença da suplente de deputada estadual Rebeca Lucena (PP). A aliança entre as duas para a formação da chapa que irá disputar contra o candidato do prefeito José Marcos já está firmada. O que se fala em Abreu e Lima é que a dupla tem tudo para ser imbatível nas urnas.

Correndo solto – Lembrado como candidato preferencial do PSB para a sucessão do prefeito Geraldo Júlio, o deputado federal João Campos (PSB) segue com tudo realizando agendas em comunidades do Recife. Nesta semana ele esteve no Pina ao lado do vereador Eduardo Chera (PSC). Enquanto João Campos corre solto no Recife em uma agenda com cara de pré-campanha, a oposição dorme no ponto e não prepara nomes para chegar na disputa com competitividade.

Poço de mágoa – Não é de hoje que o Blog registra a insatisfação de depurados estaduais com o Governo do Estado. Entre as principais reclamações dos parlamentares está a desatenção de alguns secretários estaduais e a falta de indicação de aliados na estrutura do Governo. Neste último quesito existem deputados que sequer conseguem indicar terceirizados em escolas estaduais. Há também um caso em que um deputado está há três meses a espera da nomeação do filho em um cargo comissionado. Até deputado do PSB está reclamando.

Articulado– O município de São Joaquim do Monte anda colhendo os resultados da boa articulação do prefeito Joãozinho Tenório (PSDB) no meio político. No bairro de Canaã várias ruas estão sendo pavimentadas graças à emendas conquistadas junto ao ex-deputado João Fernando Coutinho e o senador Humberto Costa. A expectativa é que em breve outras ruas também sejam contempladas com recursos que o prefeito garantiu com emendas do ex-deputado federal Bruno Araújo (PSDB).

Bloco na rua – A pré-candidata a prefeita de Feira Nova, Juliana Chaves, promete arrastar uma multidão na próxima quarta-feira 1º de Maio, Dia do Trabalhador, com o bloco O Cuscuz. Em 2016 Juliana foi derrotada para Danilson Gonzaga (PSD) por apenas 767 votos e agora, embalada pelo bom desempenho dos seus candidato a deputado no município em 2018, ela promete encarar novamente a disputa.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Nos siga também no Instagram @blogpontodevistape

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS