RADAR POLÍTICO (30/01) – Capacidade de dialogo fará Álvaro Porto presidente da ALEPE

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

A última semana foi marcada pela grande adesão de partidos e lideranças à candidatura de Álvaro Porto para a presidência da ALEPE, mas o trabalho realizado por ele no intuito de pavimentar o caminho para o comando do Legislativo Estadual não foi de agora. Porto iniciou este projeto lá atrás, tão logo terminou o primeiro turno, momento em que não só abriu diálogo com os deputados reeleitos e os novatos, mas os convidou a construir uma candidatura a muitas mãos, participativa.

Diferente dos ataques que são muito comum em disputas eleitorais, Álvaro não gastou energia ofendendo o seu adversário Antônio Moraes, mas concentrou esforços construindo pontes, sobretudo por meio de um discurso de que, mesmo aliado da governadora Raquel Lyra, preservará a independência da ALEPE.

Porto soube jogar certo o jogo e por isto terá seu nome aclamado presidente na próxima quarta, dia 1º de fevereiro.

TSUNAMI – Outro que também soube fazer bem o dever de casa foi o deputado Gustavo Gouveia (SD). Fez da sua candidatura à Primeira-secretaria um movimento que começou silencioso, quase imperceptível, e quando seus adversários se deram conta já era tarde demais.

ESPAÇO – Último partido a fechar com Álvaro, o PP, que tinha como candidato à presidência Antônio Moraes, não deixará de participar da Mesa Diretora. Vai indicar a 2ª Secretaria. A sigla também deve ficar com a presidência da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça.

DIVISÃO – Enquanto que o PSDB ficará com a presidência da ALEPE, o PSB terá Simone Santana na 1ª Vice. A federação PT/PV/PC do B vai de Doriel para a 2ª Vice. A 1ª Secretaria terá Gouveia (SD). PP terá a 2ª, enquanto que o União Brasil indicou Socorro Pimentel para a 3ª Secretaria e o PL/Patriota ficará com a 4ª Secretaria.

Mirella Almeida Olinda É ELA! – Embora o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), ainda não tenha anunciado quem apoiará para à sucessão, o nome de Mirella Almeida, secretária da Fazenda, já é apontado como opção. A capacidade de trabalho é uma das principais marcas de Mirella que tem sido vista lado a lado do prefeito nas mais diversas agendas políticas e institucionais.

AGENDA AGITADA – Diferente do que fez na semana passada, quando reservou dois dias para receber os prefeitos da RMR e Zonas da Mata Norte e Sul, a governadora Raquel Lyra concentrou nesta segunda duas agendas para receber prefeitos do Agreste e Sertão. Os compromissos ocorrerão pela manhã, com os prefeitos do Agreste, e a tarde, com os do sertão.

SINTONIA – A grande proximidade entre o Guilherme Uchôa Júnior e Mário Ricardo, eleitos deputado federal e estadual respectivamente, alimenta rumores de que a dupla possa lançar um candidato(a) à Prefeitura de Igarassu para concorrer contra a atual prefeita Professora Elcione (PSDB). Caso decidam por seguir este caminho, Uchôa Júnior e Mário Ricardo possuem juntos potencial de colocar uma candidatura muito competitiva no jogo sucessório de Igarassu.

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS